DANIEL MILLER E OS ESTUDOS DE CONSUMO NO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa,Livia
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sociologia & Antropologia
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-38752020000301071
Resumo: Resumo O texto tem como primeiro objetivo rever as propostas teóricas desenvolvidas por Daniel Miller acerca do significado da cultura material no contexto das produções acadêmicas das ciências sociais em seu hoje clássico Material culture and mass consumption. Nesse livro Miller não só propõe uma teoria geral do consumo como apresenta uma releitura do processo de objetificação, como desenvolvido por Hegel, e a partir desse oferece nova leitura para as contradições da sociedade contemporânea. Em um segundo momento, as ideias desenvolvidas pelo autor naquela oportunidade são examinadas em seu entrelaçamento com suas produções e pesquisas posteriores simultaneamente a sua influência teórica em alguns dos temas dos estudos de antropologia e consumo no Brasil, sobressaindo-se os realizados sobre consumo entre os segmentos na base da pirâmide social e os de antropologia digital.
id UFRJ-18_f031c851e6a323d282514f78c697328e
oai_identifier_str oai:scielo:S2238-38752020000301071
network_acronym_str UFRJ-18
network_name_str Sociologia & Antropologia
repository_id_str
spelling DANIEL MILLER E OS ESTUDOS DE CONSUMO NO BRASILCultura materialnovos estudos de consumosociedade de consumoantropologia do consumoantropologia digitalResumo O texto tem como primeiro objetivo rever as propostas teóricas desenvolvidas por Daniel Miller acerca do significado da cultura material no contexto das produções acadêmicas das ciências sociais em seu hoje clássico Material culture and mass consumption. Nesse livro Miller não só propõe uma teoria geral do consumo como apresenta uma releitura do processo de objetificação, como desenvolvido por Hegel, e a partir desse oferece nova leitura para as contradições da sociedade contemporânea. Em um segundo momento, as ideias desenvolvidas pelo autor naquela oportunidade são examinadas em seu entrelaçamento com suas produções e pesquisas posteriores simultaneamente a sua influência teórica em alguns dos temas dos estudos de antropologia e consumo no Brasil, sobressaindo-se os realizados sobre consumo entre os segmentos na base da pirâmide social e os de antropologia digital.Universidade Federal do Rio de Janeiro2020-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-38752020000301071Sociologia & Antropologia v.10 n.3 2020reponame:Sociologia & Antropologiainstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/2238-38752020v10314info:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa,Liviapor2021-03-22T00:00:00Zoai:scielo:S2238-38752020000301071Revistahttp://www.revistappgsa.ifcs.ufrj.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistappgsa@gmail.com2238-38752236-7527opendoar:2021-03-22T00:00Sociologia & Antropologia - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv DANIEL MILLER E OS ESTUDOS DE CONSUMO NO BRASIL
title DANIEL MILLER E OS ESTUDOS DE CONSUMO NO BRASIL
spellingShingle DANIEL MILLER E OS ESTUDOS DE CONSUMO NO BRASIL
Barbosa,Livia
Cultura material
novos estudos de consumo
sociedade de consumo
antropologia do consumo
antropologia digital
title_short DANIEL MILLER E OS ESTUDOS DE CONSUMO NO BRASIL
title_full DANIEL MILLER E OS ESTUDOS DE CONSUMO NO BRASIL
title_fullStr DANIEL MILLER E OS ESTUDOS DE CONSUMO NO BRASIL
title_full_unstemmed DANIEL MILLER E OS ESTUDOS DE CONSUMO NO BRASIL
title_sort DANIEL MILLER E OS ESTUDOS DE CONSUMO NO BRASIL
author Barbosa,Livia
author_facet Barbosa,Livia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa,Livia
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura material
novos estudos de consumo
sociedade de consumo
antropologia do consumo
antropologia digital
topic Cultura material
novos estudos de consumo
sociedade de consumo
antropologia do consumo
antropologia digital
description Resumo O texto tem como primeiro objetivo rever as propostas teóricas desenvolvidas por Daniel Miller acerca do significado da cultura material no contexto das produções acadêmicas das ciências sociais em seu hoje clássico Material culture and mass consumption. Nesse livro Miller não só propõe uma teoria geral do consumo como apresenta uma releitura do processo de objetificação, como desenvolvido por Hegel, e a partir desse oferece nova leitura para as contradições da sociedade contemporânea. Em um segundo momento, as ideias desenvolvidas pelo autor naquela oportunidade são examinadas em seu entrelaçamento com suas produções e pesquisas posteriores simultaneamente a sua influência teórica em alguns dos temas dos estudos de antropologia e consumo no Brasil, sobressaindo-se os realizados sobre consumo entre os segmentos na base da pirâmide social e os de antropologia digital.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-38752020000301071
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-38752020000301071
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2238-38752020v10314
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Sociologia & Antropologia v.10 n.3 2020
reponame:Sociologia & Antropologia
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Sociologia & Antropologia
collection Sociologia & Antropologia
repository.name.fl_str_mv Sociologia & Antropologia - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv revistappgsa@gmail.com
_version_ 1754734733490651136