Os modos de enunciação nos Manuais de Ensino para professores de História

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulilo,André Luiz
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Topoi (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-101X2010000200283
Resumo: Este artigo consiste em um estudo sobre os modos de enunciação dos Manuais de Ensino para professores de História. Tomando como fontes de pesquisa os livros recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático de 2008 (PNLD2008), o texto examina a configuração discursiva desse recurso didático. Os modos de enunciação nos Manuais do Professor são analisados considerando o gênero dos textos, a intenção discursiva dos autores e o modelo de docente; eles também são analisados como práticas de representação do ensino e da aprendizagem.
id UFRJ-19_6d29e00b0de221a44029c68ea0535392
oai_identifier_str oai:scielo:S2237-101X2010000200283
network_acronym_str UFRJ-19
network_name_str Topoi (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling Os modos de enunciação nos Manuais de Ensino para professores de Históriaensino de Históriamanuais do professorprática docenteEste artigo consiste em um estudo sobre os modos de enunciação dos Manuais de Ensino para professores de História. Tomando como fontes de pesquisa os livros recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático de 2008 (PNLD2008), o texto examina a configuração discursiva desse recurso didático. Os modos de enunciação nos Manuais do Professor são analisados considerando o gênero dos textos, a intenção discursiva dos autores e o modelo de docente; eles também são analisados como práticas de representação do ensino e da aprendizagem.Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro2010-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-101X2010000200283Topoi (Rio de Janeiro) v.11 n.21 2010reponame:Topoi (Rio de Janeiro. Online)instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/2237-101X011021015info:eu-repo/semantics/openAccessPaulilo,André Luizpor2015-08-28T00:00:00Zoai:scielo:S2237-101X2010000200283Revistahttp://www.revistatopoi.org/topoi.htmPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptopoi@historia.ufrj.br2237-101X2237-101Xopendoar:2015-08-28T00:00Topoi (Rio de Janeiro. Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Os modos de enunciação nos Manuais de Ensino para professores de História
title Os modos de enunciação nos Manuais de Ensino para professores de História
spellingShingle Os modos de enunciação nos Manuais de Ensino para professores de História
Paulilo,André Luiz
ensino de História
manuais do professor
prática docente
title_short Os modos de enunciação nos Manuais de Ensino para professores de História
title_full Os modos de enunciação nos Manuais de Ensino para professores de História
title_fullStr Os modos de enunciação nos Manuais de Ensino para professores de História
title_full_unstemmed Os modos de enunciação nos Manuais de Ensino para professores de História
title_sort Os modos de enunciação nos Manuais de Ensino para professores de História
author Paulilo,André Luiz
author_facet Paulilo,André Luiz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paulilo,André Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv ensino de História
manuais do professor
prática docente
topic ensino de História
manuais do professor
prática docente
description Este artigo consiste em um estudo sobre os modos de enunciação dos Manuais de Ensino para professores de História. Tomando como fontes de pesquisa os livros recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático de 2008 (PNLD2008), o texto examina a configuração discursiva desse recurso didático. Os modos de enunciação nos Manuais do Professor são analisados considerando o gênero dos textos, a intenção discursiva dos autores e o modelo de docente; eles também são analisados como práticas de representação do ensino e da aprendizagem.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-101X2010000200283
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-101X2010000200283
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2237-101X011021015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Topoi (Rio de Janeiro) v.11 n.21 2010
reponame:Topoi (Rio de Janeiro. Online)
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Topoi (Rio de Janeiro. Online)
collection Topoi (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Topoi (Rio de Janeiro. Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv topoi@historia.ufrj.br
_version_ 1754734774707027968