Os modos de enunciação nos manuais de ensino para professores de História

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PAULILO, André Luiz
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da USCS
Texto Completo: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/194
Resumo: Este artigo consiste em um estudo sobre os modos de enunciação dos Manuais de Ensino para professores de História. Tomando como fontes de pesquisa os livros recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático de 2008 (PNLD-2008), o texto examina a configuração discursiva desse recurso didático. Os modos de enunciação nos Manuais do Professor são analisados considerando o gênero dos textos, a intenção discursiva dos autores e o modelo de docente; eles também são analisados como práticas de representação do ensino e da aprendizagem.
id USCS-1_4c7773cca85ff81a832b4eac0206a60b
oai_identifier_str oai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/194
network_acronym_str USCS-1
network_name_str Repositório Institucional da USCS
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleOs modos de enunciação nos manuais de ensino para professores de História2010-122011-05-09T21:20:48Z2011-05-09T21:20:48ZEste artigo consiste em um estudo sobre os modos de enunciação dos Manuais de Ensino para professores de História. Tomando como fontes de pesquisa os livros recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático de 2008 (PNLD-2008), o texto examina a configuração discursiva desse recurso didático. Os modos de enunciação nos Manuais do Professor são analisados considerando o gênero dos textos, a intenção discursiva dos autores e o modelo de docente; eles também são analisados como práticas de representação do ensino e da aprendizagem.Submitted by André Paulilo (paulilo@uscs.edu.br) on 2011-04-17T18:44:31Z No. of bitstreams: 0Approved for entry into archive by Vander Andrade(vanderandrade@bol.com.br) on 2011-04-17T19:08:25Z (GMT) No. of bitstreams: 0Rejected by Silvia Pegorin Braga(bibliotecacampus2@uscs.edu.br), reason: André, Você poderia anexar um arquivo em PDF? Obrigada on 2011-04-19T23:28:34Z (GMT)Submitted by André Paulilo (paulilo@uscs.edu.br) on 2011-04-27T21:11:21Z No. of bitstreams: 1 Topoi21_15Artigo15.pdf: 148891 bytes, checksum: 6c6d240c4fc5605814a8d8122e9a1be6 (MD5)Approved for entry into archive by Vander Andrade(vanderandrade@bol.com.br) on 2011-04-28T11:43:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Topoi21_15Artigo15.pdf: 148891 bytes, checksum: 6c6d240c4fc5605814a8d8122e9a1be6 (MD5)Approved for entry into archive by Silvia Pegorin Braga(bibliotecacampus2@uscs.edu.br) on 2011-05-09T21:20:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Topoi21_15Artigo15.pdf: 148891 bytes, checksum: 6c6d240c4fc5605814a8d8122e9a1be6 (MD5)Made available in DSpace on 2011-05-09T21:20:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Topoi21_15Artigo15.pdf: 148891 bytes, checksum: 6c6d240c4fc5605814a8d8122e9a1be6 (MD5) Previous issue date: 2010-12Ensino de HistóriaPrática de ensinoManual do professorhttp://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/194DMD_hdl_123456789/194PAULILO, André. Os modos de enunciação nos manuais de ensino para professores de história. Topoi, vol. 11, n. 21, p. 283-302 jul./dez. 2010. Disponível em: http://www.revistatopoi.org/numeros_anteriores/topoi21/Topoi21_15Artigo15.pdfPAULILO, André Luizporreponame:Repositório Institucional da USCSinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessTopoi21_15Artigo15.pdfhttp://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/194/2/Topoi21_15Artigo15.pdfapplication/pdf148891http://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/194/2/Topoi21_15Artigo15.pdf6c6d240c4fc5605814a8d8122e9a1be6MD5123456789_194_22020-07-22T15:44:09Zoai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/194Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.uscs.edu.br/oai/requestopendoar:null2020-07-22 15:44:17.297Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Os modos de enunciação nos manuais de ensino para professores de História
title Os modos de enunciação nos manuais de ensino para professores de História
spellingShingle Os modos de enunciação nos manuais de ensino para professores de História
PAULILO, André Luiz
Ensino de História
Prática de ensino
Manual do professor
title_short Os modos de enunciação nos manuais de ensino para professores de História
title_full Os modos de enunciação nos manuais de ensino para professores de História
title_fullStr Os modos de enunciação nos manuais de ensino para professores de História
title_full_unstemmed Os modos de enunciação nos manuais de ensino para professores de História
title_sort Os modos de enunciação nos manuais de ensino para professores de História
author PAULILO, André Luiz
author_facet PAULILO, André Luiz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv PAULILO, André Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de História
Prática de ensino
Manual do professor
topic Ensino de História
Prática de ensino
Manual do professor
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Este artigo consiste em um estudo sobre os modos de enunciação dos Manuais de Ensino para professores de História. Tomando como fontes de pesquisa os livros recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático de 2008 (PNLD-2008), o texto examina a configuração discursiva desse recurso didático. Os modos de enunciação nos Manuais do Professor são analisados considerando o gênero dos textos, a intenção discursiva dos autores e o modelo de docente; eles também são analisados como práticas de representação do ensino e da aprendizagem.
description Este artigo consiste em um estudo sobre os modos de enunciação dos Manuais de Ensino para professores de História. Tomando como fontes de pesquisa os livros recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático de 2008 (PNLD-2008), o texto examina a configuração discursiva desse recurso didático. Os modos de enunciação nos Manuais do Professor são analisados considerando o gênero dos textos, a intenção discursiva dos autores e o modelo de docente; eles também são analisados como práticas de representação do ensino e da aprendizagem.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-12
dc.date.available.fl_str_mv 2011-05-09T21:20:48Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-05-09T21:20:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/194
DMD_hdl_123456789/194
dc.identifier.citation.fl_str_mv PAULILO, André. Os modos de enunciação nos manuais de ensino para professores de história. Topoi, vol. 11, n. 21, p. 283-302 jul./dez. 2010. Disponível em: http://www.revistatopoi.org/numeros_anteriores/topoi21/Topoi21_15Artigo15.pdf
url http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/194
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/194
PAULILO, André. Os modos de enunciação nos manuais de ensino para professores de história. Topoi, vol. 11, n. 21, p. 283-302 jul./dez. 2010. Disponível em: http://www.revistatopoi.org/numeros_anteriores/topoi21/Topoi21_15Artigo15.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da USCS
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
reponame_str Repositório Institucional da USCS
collection Repositório Institucional da USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1672950119103725568