O treinamento do olhar etnográfico: relações de gênero entre crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bogossian, Thiago
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento:
Idioma: por
Título da fonte: Desidades
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/11600
Resumo: O trabalho em tela pretende discutir a aproximação entre a Antropologia e a Educação e suascontribuições para o estudo da infância, com base em uma pesquisa realizada a respeito dequestões de gênero na Educação Infantil. Apresento uma breve contextualização sobre osmétodos etnográficos e sua aplicação para o estudo das culturas escolares e infantis. No casoda pesquisa com crianças, evidencia-se a importância do treinamento do olhar etnográficopara a apreensão da linguagem corporal, das mudanças nas feições, dos sorrisos e silêncioselaborados pelas crianças. Em relação às questões de gênero, a pesquisa evidenciou que aseducadoras reforçam os papéis de gênero esperados pela sociedade, por meio da repreensão,da piada e do riso. Dessa forma, deseja-se provocar uma reflexão sobre a Educação Infantil demodo que ela se comprometa com a liberdade e a diversidade acima de tudo.Palavras-chave: relações de gênero, etnografia com crianças, Educação Infantil, gênero na infância
id UFRJ-20_36c402b8c523c9b2bbd2bdaa310f4ad9
oai_identifier_str oai:www.revistas.ufrj.br:article/11600
network_acronym_str UFRJ-20
network_name_str Desidades
repository_id_str
spelling O treinamento do olhar etnográfico: relações de gênero entre criançasO trabalho em tela pretende discutir a aproximação entre a Antropologia e a Educação e suascontribuições para o estudo da infância, com base em uma pesquisa realizada a respeito dequestões de gênero na Educação Infantil. Apresento uma breve contextualização sobre osmétodos etnográficos e sua aplicação para o estudo das culturas escolares e infantis. No casoda pesquisa com crianças, evidencia-se a importância do treinamento do olhar etnográficopara a apreensão da linguagem corporal, das mudanças nas feições, dos sorrisos e silêncioselaborados pelas crianças. Em relação às questões de gênero, a pesquisa evidenciou que aseducadoras reforçam os papéis de gênero esperados pela sociedade, por meio da repreensão,da piada e do riso. Dessa forma, deseja-se provocar uma reflexão sobre a Educação Infantil demodo que ela se comprometa com a liberdade e a diversidade acima de tudo.Palavras-chave: relações de gênero, etnografia com crianças, Educação Infantil, gênero na infânciaDESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e JuventudeDESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y JuventudBogossian, Thiago2017-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/11600DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude; n. 15 (2017): Abril - Junho/JunioDESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud; n. 15 (2017): Abril - Junho/Junio2318-9282reponame:Desidadesinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/11600/8491/*ref*/BARBOSA, M. C. S. Culturas escolares, culturas da infância e culturas familiares: as socializações e a escolarização no entretecer destas culturas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100 (Especial), p. 1059-1083, out. 2007./*ref*/CORSARO, W. Entrada no campo, aceitação e natureza da participação nos estudos etnográficos com crianças pequenas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 26, n. 91, p. 443-464, mai./ago. 2005./*ref*/DELGADO, A.; MÜLLER, F. Em busca de metodologias investigativas com crianças e suas culturas. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 125, p. 161-179, mai./ago. 2005./*ref*/FINCO, D. Encontro com as diferenças na educação infantil: meninos e meninas na fronteira de gênero. Leitura: Teoria & Prática, Campinas, v. 31, p. 169-184, nov. 2013./*ref*/FINCO, D; OLIVEIRA, F. A sociologia da pequena infância e a diversidade de gênero e de raça nas instituições de educação infantil. In: FARIA, A. L. G.; FINCO, D. (Org.). Sociologia da infância no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2011, p. 55-80./*ref*/FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011./*ref*/LOURO, G. L. Gênero e sexualidade: pedagogias contemporâneas. Pro-posições, Campinas, v. 19, n. 2 (56), p. 17-23, mai./ago. 2008./*ref*/PROUT, A. Reconsiderando a nova sociologia da infância. Tradução: Fátima Murad. Cadernos de Pesquisa, v.40, n. 141, p.729-750, set./dez. 2010./*ref*/QVORTRUP, J. A infância enquanto categoria estrutural. Educação e pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 2, p. 631-643, mai./ago. 2010./*ref*/ROSISTOLATO, R.; PIRES DO PRADO, A. Etnografia em pesquisas educacionais: o treinamento do olhar. In: Congreso Latinoamericano de Antropologia, 3., 2012, Santiago de Chile. Actas del Tercer Congreso Latinoamericano de Antropología (ALA). Santiago de Chile, 2012./*ref*/SARMENTO, M. Imaginário e culturas da infância. Minho: CEDIC, 2003. Disponível em: http://cedic.iec.uminho.pt/Textos_de_Trabalho/menu_base_text_trab.htm . Acesso em: 23 fev. 2014./*ref*/SILVA, I.; LUZ, I. Meninos na educação infantil: o olhar das educadoras sobre a diversidade de gênero. Cadernos Pagu, Campinas, n. 34, p. 17-39, jan./jun. 2010./*ref*/VELHO, G. Individualismo e cultura: notas para uma Antropologia da sociedade contemporânea. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1987.Direitos autorais 2017 DESIDADES - Revista Eletrônica de Divulgação Científica da Infância e Juventudehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-11T17:38:15ZRevistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/PUB
dc.title.none.fl_str_mv O treinamento do olhar etnográfico: relações de gênero entre crianças
title O treinamento do olhar etnográfico: relações de gênero entre crianças
spellingShingle O treinamento do olhar etnográfico: relações de gênero entre crianças
Bogossian, Thiago
title_short O treinamento do olhar etnográfico: relações de gênero entre crianças
title_full O treinamento do olhar etnográfico: relações de gênero entre crianças
title_fullStr O treinamento do olhar etnográfico: relações de gênero entre crianças
title_full_unstemmed O treinamento do olhar etnográfico: relações de gênero entre crianças
title_sort O treinamento do olhar etnográfico: relações de gênero entre crianças
author Bogossian, Thiago
author_facet Bogossian, Thiago
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Bogossian, Thiago
dc.subject.none.fl_str_mv
description O trabalho em tela pretende discutir a aproximação entre a Antropologia e a Educação e suascontribuições para o estudo da infância, com base em uma pesquisa realizada a respeito dequestões de gênero na Educação Infantil. Apresento uma breve contextualização sobre osmétodos etnográficos e sua aplicação para o estudo das culturas escolares e infantis. No casoda pesquisa com crianças, evidencia-se a importância do treinamento do olhar etnográficopara a apreensão da linguagem corporal, das mudanças nas feições, dos sorrisos e silêncioselaborados pelas crianças. Em relação às questões de gênero, a pesquisa evidenciou que aseducadoras reforçam os papéis de gênero esperados pela sociedade, por meio da repreensão,da piada e do riso. Dessa forma, deseja-se provocar uma reflexão sobre a Educação Infantil demodo que ela se comprometa com a liberdade e a diversidade acima de tudo.Palavras-chave: relações de gênero, etnografia com crianças, Educação Infantil, gênero na infância
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-14
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format
status_str
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/11600
url https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/11600
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/11600/8491
/*ref*/BARBOSA, M. C. S. Culturas escolares, culturas da infância e culturas familiares: as socializações e a escolarização no entretecer destas culturas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100 (Especial), p. 1059-1083, out. 2007.
/*ref*/CORSARO, W. Entrada no campo, aceitação e natureza da participação nos estudos etnográficos com crianças pequenas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 26, n. 91, p. 443-464, mai./ago. 2005.
/*ref*/DELGADO, A.; MÜLLER, F. Em busca de metodologias investigativas com crianças e suas culturas. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 125, p. 161-179, mai./ago. 2005.
/*ref*/FINCO, D. Encontro com as diferenças na educação infantil: meninos e meninas na fronteira de gênero. Leitura: Teoria & Prática, Campinas, v. 31, p. 169-184, nov. 2013.
/*ref*/FINCO, D; OLIVEIRA, F. A sociologia da pequena infância e a diversidade de gênero e de raça nas instituições de educação infantil. In: FARIA, A. L. G.; FINCO, D. (Org.). Sociologia da infância no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2011, p. 55-80.
/*ref*/FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
/*ref*/LOURO, G. L. Gênero e sexualidade: pedagogias contemporâneas. Pro-posições, Campinas, v. 19, n. 2 (56), p. 17-23, mai./ago. 2008.
/*ref*/PROUT, A. Reconsiderando a nova sociologia da infância. Tradução: Fátima Murad. Cadernos de Pesquisa, v.40, n. 141, p.729-750, set./dez. 2010.
/*ref*/QVORTRUP, J. A infância enquanto categoria estrutural. Educação e pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 2, p. 631-643, mai./ago. 2010.
/*ref*/ROSISTOLATO, R.; PIRES DO PRADO, A. Etnografia em pesquisas educacionais: o treinamento do olhar. In: Congreso Latinoamericano de Antropologia, 3., 2012, Santiago de Chile. Actas del Tercer Congreso Latinoamericano de Antropología (ALA). Santiago de Chile, 2012.
/*ref*/SARMENTO, M. Imaginário e culturas da infância. Minho: CEDIC, 2003. Disponível em: http://cedic.iec.uminho.pt/Textos_de_Trabalho/menu_base_text_trab.htm . Acesso em: 23 fev. 2014.
/*ref*/SILVA, I.; LUZ, I. Meninos na educação infantil: o olhar das educadoras sobre a diversidade de gênero. Cadernos Pagu, Campinas, n. 34, p. 17-39, jan./jun. 2010.
/*ref*/VELHO, G. Individualismo e cultura: notas para uma Antropologia da sociedade contemporânea. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1987.
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude
DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud
publisher.none.fl_str_mv DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude
DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud
dc.source.none.fl_str_mv DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude; n. 15 (2017): Abril - Junho/Junio
DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud; n. 15 (2017): Abril - Junho/Junio
2318-9282
reponame:Desidades
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Desidades
collection Desidades
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1731820607894454272