O treinamento do olhar etnográfico: relações de gênero entre crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Desidades |
Texto Completo: | https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/11600 |
Resumo: | O trabalho em tela pretende discutir a aproximação entre a Antropologia e a Educação e suascontribuições para o estudo da infância, com base em uma pesquisa realizada a respeito dequestões de gênero na Educação Infantil. Apresento uma breve contextualização sobre osmétodos etnográficos e sua aplicação para o estudo das culturas escolares e infantis. No casoda pesquisa com crianças, evidencia-se a importância do treinamento do olhar etnográficopara a apreensão da linguagem corporal, das mudanças nas feições, dos sorrisos e silêncioselaborados pelas crianças. Em relação às questões de gênero, a pesquisa evidenciou que aseducadoras reforçam os papéis de gênero esperados pela sociedade, por meio da repreensão,da piada e do riso. Dessa forma, deseja-se provocar uma reflexão sobre a Educação Infantil demodo que ela se comprometa com a liberdade e a diversidade acima de tudo.Palavras-chave: relações de gênero, etnografia com crianças, Educação Infantil, gênero na infância |
id |
UFRJ-20_36c402b8c523c9b2bbd2bdaa310f4ad9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.revistas.ufrj.br:article/11600 |
network_acronym_str |
UFRJ-20 |
network_name_str |
Desidades |
repository_id_str |
|
spelling |
O treinamento do olhar etnográfico: relações de gênero entre criançasO trabalho em tela pretende discutir a aproximação entre a Antropologia e a Educação e suascontribuições para o estudo da infância, com base em uma pesquisa realizada a respeito dequestões de gênero na Educação Infantil. Apresento uma breve contextualização sobre osmétodos etnográficos e sua aplicação para o estudo das culturas escolares e infantis. No casoda pesquisa com crianças, evidencia-se a importância do treinamento do olhar etnográficopara a apreensão da linguagem corporal, das mudanças nas feições, dos sorrisos e silêncioselaborados pelas crianças. Em relação às questões de gênero, a pesquisa evidenciou que aseducadoras reforçam os papéis de gênero esperados pela sociedade, por meio da repreensão,da piada e do riso. Dessa forma, deseja-se provocar uma reflexão sobre a Educação Infantil demodo que ela se comprometa com a liberdade e a diversidade acima de tudo.Palavras-chave: relações de gênero, etnografia com crianças, Educação Infantil, gênero na infânciaDESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e JuventudeDESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y JuventudBogossian, Thiago2017-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/11600DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude; n. 15 (2017): Abril - Junho/JunioDESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud; n. 15 (2017): Abril - Junho/Junio2318-9282reponame:Desidadesinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/11600/8491/*ref*/BARBOSA, M. C. S. Culturas escolares, culturas da infância e culturas familiares: as socializações e a escolarização no entretecer destas culturas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100 (Especial), p. 1059-1083, out. 2007./*ref*/CORSARO, W. Entrada no campo, aceitação e natureza da participação nos estudos etnográficos com crianças pequenas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 26, n. 91, p. 443-464, mai./ago. 2005./*ref*/DELGADO, A.; MÜLLER, F. Em busca de metodologias investigativas com crianças e suas culturas. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 125, p. 161-179, mai./ago. 2005./*ref*/FINCO, D. Encontro com as diferenças na educação infantil: meninos e meninas na fronteira de gênero. Leitura: Teoria & Prática, Campinas, v. 31, p. 169-184, nov. 2013./*ref*/FINCO, D; OLIVEIRA, F. A sociologia da pequena infância e a diversidade de gênero e de raça nas instituições de educação infantil. In: FARIA, A. L. G.; FINCO, D. (Org.). Sociologia da infância no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2011, p. 55-80./*ref*/FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011./*ref*/LOURO, G. L. Gênero e sexualidade: pedagogias contemporâneas. Pro-posições, Campinas, v. 19, n. 2 (56), p. 17-23, mai./ago. 2008./*ref*/PROUT, A. Reconsiderando a nova sociologia da infância. Tradução: Fátima Murad. Cadernos de Pesquisa, v.40, n. 141, p.729-750, set./dez. 2010./*ref*/QVORTRUP, J. A infância enquanto categoria estrutural. Educação e pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 2, p. 631-643, mai./ago. 2010./*ref*/ROSISTOLATO, R.; PIRES DO PRADO, A. Etnografia em pesquisas educacionais: o treinamento do olhar. In: Congreso Latinoamericano de Antropologia, 3., 2012, Santiago de Chile. Actas del Tercer Congreso Latinoamericano de Antropología (ALA). Santiago de Chile, 2012./*ref*/SARMENTO, M. Imaginário e culturas da infância. Minho: CEDIC, 2003. Disponível em: http://cedic.iec.uminho.pt/Textos_de_Trabalho/menu_base_text_trab.htm . Acesso em: 23 fev. 2014./*ref*/SILVA, I.; LUZ, I. Meninos na educação infantil: o olhar das educadoras sobre a diversidade de gênero. Cadernos Pagu, Campinas, n. 34, p. 17-39, jan./jun. 2010./*ref*/VELHO, G. Individualismo e cultura: notas para uma Antropologia da sociedade contemporânea. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1987.Direitos autorais 2017 DESIDADES - Revista Eletrônica de Divulgação Científica da Infância e Juventudehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-11T17:38:15ZRevistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/PUB |
dc.title.none.fl_str_mv |
O treinamento do olhar etnográfico: relações de gênero entre crianças |
title |
O treinamento do olhar etnográfico: relações de gênero entre crianças |
spellingShingle |
O treinamento do olhar etnográfico: relações de gênero entre crianças Bogossian, Thiago |
title_short |
O treinamento do olhar etnográfico: relações de gênero entre crianças |
title_full |
O treinamento do olhar etnográfico: relações de gênero entre crianças |
title_fullStr |
O treinamento do olhar etnográfico: relações de gênero entre crianças |
title_full_unstemmed |
O treinamento do olhar etnográfico: relações de gênero entre crianças |
title_sort |
O treinamento do olhar etnográfico: relações de gênero entre crianças |
author |
Bogossian, Thiago |
author_facet |
Bogossian, Thiago |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bogossian, Thiago |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
O trabalho em tela pretende discutir a aproximação entre a Antropologia e a Educação e suascontribuições para o estudo da infância, com base em uma pesquisa realizada a respeito dequestões de gênero na Educação Infantil. Apresento uma breve contextualização sobre osmétodos etnográficos e sua aplicação para o estudo das culturas escolares e infantis. No casoda pesquisa com crianças, evidencia-se a importância do treinamento do olhar etnográficopara a apreensão da linguagem corporal, das mudanças nas feições, dos sorrisos e silêncioselaborados pelas crianças. Em relação às questões de gênero, a pesquisa evidenciou que aseducadoras reforçam os papéis de gênero esperados pela sociedade, por meio da repreensão,da piada e do riso. Dessa forma, deseja-se provocar uma reflexão sobre a Educação Infantil demodo que ela se comprometa com a liberdade e a diversidade acima de tudo.Palavras-chave: relações de gênero, etnografia com crianças, Educação Infantil, gênero na infância |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-14 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
|
status_str |
|
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/11600 |
url |
https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/11600 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/11600/8491 /*ref*/BARBOSA, M. C. S. Culturas escolares, culturas da infância e culturas familiares: as socializações e a escolarização no entretecer destas culturas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100 (Especial), p. 1059-1083, out. 2007. /*ref*/CORSARO, W. Entrada no campo, aceitação e natureza da participação nos estudos etnográficos com crianças pequenas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 26, n. 91, p. 443-464, mai./ago. 2005. /*ref*/DELGADO, A.; MÜLLER, F. Em busca de metodologias investigativas com crianças e suas culturas. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 125, p. 161-179, mai./ago. 2005. /*ref*/FINCO, D. Encontro com as diferenças na educação infantil: meninos e meninas na fronteira de gênero. Leitura: Teoria & Prática, Campinas, v. 31, p. 169-184, nov. 2013. /*ref*/FINCO, D; OLIVEIRA, F. A sociologia da pequena infância e a diversidade de gênero e de raça nas instituições de educação infantil. In: FARIA, A. L. G.; FINCO, D. (Org.). Sociologia da infância no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2011, p. 55-80. /*ref*/FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011. /*ref*/LOURO, G. L. Gênero e sexualidade: pedagogias contemporâneas. Pro-posições, Campinas, v. 19, n. 2 (56), p. 17-23, mai./ago. 2008. /*ref*/PROUT, A. Reconsiderando a nova sociologia da infância. Tradução: Fátima Murad. Cadernos de Pesquisa, v.40, n. 141, p.729-750, set./dez. 2010. /*ref*/QVORTRUP, J. A infância enquanto categoria estrutural. Educação e pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 2, p. 631-643, mai./ago. 2010. /*ref*/ROSISTOLATO, R.; PIRES DO PRADO, A. Etnografia em pesquisas educacionais: o treinamento do olhar. In: Congreso Latinoamericano de Antropologia, 3., 2012, Santiago de Chile. Actas del Tercer Congreso Latinoamericano de Antropología (ALA). Santiago de Chile, 2012. /*ref*/SARMENTO, M. Imaginário e culturas da infância. Minho: CEDIC, 2003. Disponível em: http://cedic.iec.uminho.pt/Textos_de_Trabalho/menu_base_text_trab.htm . Acesso em: 23 fev. 2014. /*ref*/SILVA, I.; LUZ, I. Meninos na educação infantil: o olhar das educadoras sobre a diversidade de gênero. Cadernos Pagu, Campinas, n. 34, p. 17-39, jan./jun. 2010. /*ref*/VELHO, G. Individualismo e cultura: notas para uma Antropologia da sociedade contemporânea. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1987. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud |
publisher.none.fl_str_mv |
DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud |
dc.source.none.fl_str_mv |
DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude; n. 15 (2017): Abril - Junho/Junio DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud; n. 15 (2017): Abril - Junho/Junio 2318-9282 reponame:Desidades instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Desidades |
collection |
Desidades |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1731820607894454272 |