Garotas da colônia: aprender e trabalhar na infância rural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Padawer, Ana
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Desidades
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/23495
Resumo: Neste trabalho, analiso, a partir de posições regulacionistas a respeito do trabalho infantil,as participações das meninas nas atividades agrícolas em San Ignacio (Missões, Argentina). Apartir de referências a um trabalho de campo etnográico iniciado em 2009, considero comosua incorporação nos fazeres cotidianos dos sítios pode entender-se como experiênciasformativas, isto é, como parte de um processo de aquisição progressiva de autonomia parao próprio sustento, onde as distinções étnicas, de gênero, de idade e posição social deinemcertas atividades e saberes como próprios das garotas do campo. Esses conhecimentos sobre omundo são os que lhes permitem entender, mas também transformar imperceptivelmente e emseu fazer quotidiano, o mundo que as rodeia.Palavras-chave: identiicações, infância, gênero, aprendizagem, agricultura familiar.
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