“Así, quien quiere estar integrado? La cuestión de la inclusión en la escuela argentina”, de Lucía Garay resenha por Margareth Diniz.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz, Margareth
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento:
Idioma: por
Título da fonte: Desidades
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/4359
Resumo: Os desafios da inclusão social na América Latina. O livro ‘Así, quien quiere estar integrado?' nos interroga a partir de uma pergunta provocadora, “quem quer ser integrado?”, abordando em seu conteúdo a questão da inclusão na escola argentina. Sabemos que a desigualdade é uma característica forte da América Latina. As sociedades são altamente desintegradas e fragmentadas devido à persistência da pobreza e à grande desigualdade na distribuição de renda, o que gera altos índices de exclusão. Todos os países vêm realizando importantes esforços para obter o acesso universal à Educação Básica e melhorar sua qualidade e equidade, porém, ainda persistem importantes desigualdades educacionais, o que significa que a educação não está sendo capaz, em muitos casos, de romper o círculo vicioso da pobreza, nem de ser um instrumento de mobilidade social. O maior acesso à educação tem possibilitado uma maior diversidade de alunos na escola, mas os sistemas educacionais seguem oferecendo respostas homogêneas, que não satisfazem às diferentes necessidades e situações do alunado, o que se reflete em altos índices de reprovação e evasão escolar, que afetam em maior medida às populações que estão em situação de vulnerabilidade.
id UFRJ-20_77361fe8528ae751b757ac9cc913421f
oai_identifier_str oai:www.revistas.ufrj.br:article/4359
network_acronym_str UFRJ-20
network_name_str Desidades
repository_id_str
spelling “Así, quien quiere estar integrado? La cuestión de la inclusión en la escuela argentina”, de Lucía Garay resenha por Margareth Diniz.Os desafios da inclusão social na América Latina. O livro ‘Así, quien quiere estar integrado?' nos interroga a partir de uma pergunta provocadora, “quem quer ser integrado?”, abordando em seu conteúdo a questão da inclusão na escola argentina. Sabemos que a desigualdade é uma característica forte da América Latina. As sociedades são altamente desintegradas e fragmentadas devido à persistência da pobreza e à grande desigualdade na distribuição de renda, o que gera altos índices de exclusão. Todos os países vêm realizando importantes esforços para obter o acesso universal à Educação Básica e melhorar sua qualidade e equidade, porém, ainda persistem importantes desigualdades educacionais, o que significa que a educação não está sendo capaz, em muitos casos, de romper o círculo vicioso da pobreza, nem de ser um instrumento de mobilidade social. O maior acesso à educação tem possibilitado uma maior diversidade de alunos na escola, mas os sistemas educacionais seguem oferecendo respostas homogêneas, que não satisfazem às diferentes necessidades e situações do alunado, o que se reflete em altos índices de reprovação e evasão escolar, que afetam em maior medida às populações que estão em situação de vulnerabilidade.DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e JuventudeDESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y JuventudDiniz, Margareth2016-10-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/4359DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude; n. 12 (2016): Julho/Julio - Setembro/SeptiembreDESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud; n. 12 (2016): Julho/Julio - Setembro/Septiembre2318-9282reponame:Desidadesinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/4359/3137/*ref*/GARAY, L. Así, quien quiere estar integrado? La cuestión de la inclusión en la escuela argentina. Buenos Aires: Comunicarte, 2015.Direitos autorais 2016 DESIDADES - Revista Eletrônica de Divulgação Científica da Infância e Juventudehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-11T18:29:03ZRevistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/PUB
dc.title.none.fl_str_mv “Así, quien quiere estar integrado? La cuestión de la inclusión en la escuela argentina”, de Lucía Garay resenha por Margareth Diniz.
title “Así, quien quiere estar integrado? La cuestión de la inclusión en la escuela argentina”, de Lucía Garay resenha por Margareth Diniz.
spellingShingle “Así, quien quiere estar integrado? La cuestión de la inclusión en la escuela argentina”, de Lucía Garay resenha por Margareth Diniz.
Diniz, Margareth
title_short “Así, quien quiere estar integrado? La cuestión de la inclusión en la escuela argentina”, de Lucía Garay resenha por Margareth Diniz.
title_full “Así, quien quiere estar integrado? La cuestión de la inclusión en la escuela argentina”, de Lucía Garay resenha por Margareth Diniz.
title_fullStr “Así, quien quiere estar integrado? La cuestión de la inclusión en la escuela argentina”, de Lucía Garay resenha por Margareth Diniz.
title_full_unstemmed “Así, quien quiere estar integrado? La cuestión de la inclusión en la escuela argentina”, de Lucía Garay resenha por Margareth Diniz.
title_sort “Así, quien quiere estar integrado? La cuestión de la inclusión en la escuela argentina”, de Lucía Garay resenha por Margareth Diniz.
author Diniz, Margareth
author_facet Diniz, Margareth
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Diniz, Margareth
dc.subject.none.fl_str_mv
description Os desafios da inclusão social na América Latina. O livro ‘Así, quien quiere estar integrado?' nos interroga a partir de uma pergunta provocadora, “quem quer ser integrado?”, abordando em seu conteúdo a questão da inclusão na escola argentina. Sabemos que a desigualdade é uma característica forte da América Latina. As sociedades são altamente desintegradas e fragmentadas devido à persistência da pobreza e à grande desigualdade na distribuição de renda, o que gera altos índices de exclusão. Todos os países vêm realizando importantes esforços para obter o acesso universal à Educação Básica e melhorar sua qualidade e equidade, porém, ainda persistem importantes desigualdades educacionais, o que significa que a educação não está sendo capaz, em muitos casos, de romper o círculo vicioso da pobreza, nem de ser um instrumento de mobilidade social. O maior acesso à educação tem possibilitado uma maior diversidade de alunos na escola, mas os sistemas educacionais seguem oferecendo respostas homogêneas, que não satisfazem às diferentes necessidades e situações do alunado, o que se reflete em altos índices de reprovação e evasão escolar, que afetam em maior medida às populações que estão em situação de vulnerabilidade.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-20
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format
status_str
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/4359
url https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/4359
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/4359/3137
/*ref*/GARAY, L. Así, quien quiere estar integrado? La cuestión de la inclusión en la escuela argentina. Buenos Aires: Comunicarte, 2015.
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude
DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud
publisher.none.fl_str_mv DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude
DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud
dc.source.none.fl_str_mv DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude; n. 12 (2016): Julho/Julio - Setembro/Septiembre
DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud; n. 12 (2016): Julho/Julio - Setembro/Septiembre
2318-9282
reponame:Desidades
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Desidades
collection Desidades
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1731820607840976897