“Así, quien quiere estar integrado? La cuestión de la inclusión en la escuela argentina”, de Lucía Garay resenha por Margareth Diniz.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Desidades |
Texto Completo: | https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/4359 |
Resumo: | Os desafios da inclusão social na América Latina. O livro ‘Así, quien quiere estar integrado?' nos interroga a partir de uma pergunta provocadora, “quem quer ser integrado?”, abordando em seu conteúdo a questão da inclusão na escola argentina. Sabemos que a desigualdade é uma característica forte da América Latina. As sociedades são altamente desintegradas e fragmentadas devido à persistência da pobreza e à grande desigualdade na distribuição de renda, o que gera altos índices de exclusão. Todos os países vêm realizando importantes esforços para obter o acesso universal à Educação Básica e melhorar sua qualidade e equidade, porém, ainda persistem importantes desigualdades educacionais, o que significa que a educação não está sendo capaz, em muitos casos, de romper o círculo vicioso da pobreza, nem de ser um instrumento de mobilidade social. O maior acesso à educação tem possibilitado uma maior diversidade de alunos na escola, mas os sistemas educacionais seguem oferecendo respostas homogêneas, que não satisfazem às diferentes necessidades e situações do alunado, o que se reflete em altos índices de reprovação e evasão escolar, que afetam em maior medida às populações que estão em situação de vulnerabilidade. |
id |
UFRJ-20_77361fe8528ae751b757ac9cc913421f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.revistas.ufrj.br:article/4359 |
network_acronym_str |
UFRJ-20 |
network_name_str |
Desidades |
repository_id_str |
|
spelling |
“Así, quien quiere estar integrado? La cuestión de la inclusión en la escuela argentina”, de Lucía Garay resenha por Margareth Diniz.Os desafios da inclusão social na América Latina. O livro ‘Así, quien quiere estar integrado?' nos interroga a partir de uma pergunta provocadora, “quem quer ser integrado?”, abordando em seu conteúdo a questão da inclusão na escola argentina. Sabemos que a desigualdade é uma característica forte da América Latina. As sociedades são altamente desintegradas e fragmentadas devido à persistência da pobreza e à grande desigualdade na distribuição de renda, o que gera altos índices de exclusão. Todos os países vêm realizando importantes esforços para obter o acesso universal à Educação Básica e melhorar sua qualidade e equidade, porém, ainda persistem importantes desigualdades educacionais, o que significa que a educação não está sendo capaz, em muitos casos, de romper o círculo vicioso da pobreza, nem de ser um instrumento de mobilidade social. O maior acesso à educação tem possibilitado uma maior diversidade de alunos na escola, mas os sistemas educacionais seguem oferecendo respostas homogêneas, que não satisfazem às diferentes necessidades e situações do alunado, o que se reflete em altos índices de reprovação e evasão escolar, que afetam em maior medida às populações que estão em situação de vulnerabilidade.DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e JuventudeDESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y JuventudDiniz, Margareth2016-10-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/4359DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude; n. 12 (2016): Julho/Julio - Setembro/SeptiembreDESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud; n. 12 (2016): Julho/Julio - Setembro/Septiembre2318-9282reponame:Desidadesinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/4359/3137/*ref*/GARAY, L. Así, quien quiere estar integrado? La cuestión de la inclusión en la escuela argentina. Buenos Aires: Comunicarte, 2015.Direitos autorais 2016 DESIDADES - Revista Eletrônica de Divulgação Científica da Infância e Juventudehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-11T18:29:03ZRevistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/PUB |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Así, quien quiere estar integrado? La cuestión de la inclusión en la escuela argentina”, de Lucía Garay resenha por Margareth Diniz. |
title |
“Así, quien quiere estar integrado? La cuestión de la inclusión en la escuela argentina”, de Lucía Garay resenha por Margareth Diniz. |
spellingShingle |
“Así, quien quiere estar integrado? La cuestión de la inclusión en la escuela argentina”, de Lucía Garay resenha por Margareth Diniz. Diniz, Margareth |
title_short |
“Así, quien quiere estar integrado? La cuestión de la inclusión en la escuela argentina”, de Lucía Garay resenha por Margareth Diniz. |
title_full |
“Así, quien quiere estar integrado? La cuestión de la inclusión en la escuela argentina”, de Lucía Garay resenha por Margareth Diniz. |
title_fullStr |
“Así, quien quiere estar integrado? La cuestión de la inclusión en la escuela argentina”, de Lucía Garay resenha por Margareth Diniz. |
title_full_unstemmed |
“Así, quien quiere estar integrado? La cuestión de la inclusión en la escuela argentina”, de Lucía Garay resenha por Margareth Diniz. |
title_sort |
“Así, quien quiere estar integrado? La cuestión de la inclusión en la escuela argentina”, de Lucía Garay resenha por Margareth Diniz. |
author |
Diniz, Margareth |
author_facet |
Diniz, Margareth |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Diniz, Margareth |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
Os desafios da inclusão social na América Latina. O livro ‘Así, quien quiere estar integrado?' nos interroga a partir de uma pergunta provocadora, “quem quer ser integrado?”, abordando em seu conteúdo a questão da inclusão na escola argentina. Sabemos que a desigualdade é uma característica forte da América Latina. As sociedades são altamente desintegradas e fragmentadas devido à persistência da pobreza e à grande desigualdade na distribuição de renda, o que gera altos índices de exclusão. Todos os países vêm realizando importantes esforços para obter o acesso universal à Educação Básica e melhorar sua qualidade e equidade, porém, ainda persistem importantes desigualdades educacionais, o que significa que a educação não está sendo capaz, em muitos casos, de romper o círculo vicioso da pobreza, nem de ser um instrumento de mobilidade social. O maior acesso à educação tem possibilitado uma maior diversidade de alunos na escola, mas os sistemas educacionais seguem oferecendo respostas homogêneas, que não satisfazem às diferentes necessidades e situações do alunado, o que se reflete em altos índices de reprovação e evasão escolar, que afetam em maior medida às populações que estão em situação de vulnerabilidade. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-20 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
|
status_str |
|
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/4359 |
url |
https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/4359 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/4359/3137 /*ref*/GARAY, L. Así, quien quiere estar integrado? La cuestión de la inclusión en la escuela argentina. Buenos Aires: Comunicarte, 2015. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud |
publisher.none.fl_str_mv |
DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud |
dc.source.none.fl_str_mv |
DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude; n. 12 (2016): Julho/Julio - Setembro/Septiembre DESIDADES - Revista de la Infancia, Adolescencia y Juventud; n. 12 (2016): Julho/Julio - Setembro/Septiembre 2318-9282 reponame:Desidades instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Desidades |
collection |
Desidades |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1731820607840976897 |