Invertendo a ordem geracional: a relação das crianças da zona rural de Orobó (PE) com as novas TIC’s

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Patrícia Oliveira S.
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: de Paulo, Maria de Assunção Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Desidades
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/desidades/article/view/23501
Resumo: O presente trabalho, desdobramentos de pesquisas sobre a infância rural na cidade de Orobó(PE), objetiva discutir um fenômeno relativamente recente na região e que nos tem chamadoa atenção: o crescente uso do acesso à internet pelas crianças da zona rural e uma inversão daordem geracional, através da qual as crianças ensinam aos adultos a como fazer uso das novasTIC’s, contribuindo para um processo de subversão da ordem do processo de transmissão doconhecimento no mundo rural. Nesse cenário, destacamos, sobretudo, o acesso à internet por meio do smartphone, ganhando destaque a relação com as redes sociais como o whatsapp e o youtube. Metodologicamente, o trabalho se enquadra numa perspectiva qualitativa, na qual a etnograia foi a base para o desenvolvimento da pesquisa atrelada ao uso da observação participante.Palavras-chave: crianças, geração, zona rural, novas TIC’s.
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