Determinação dos Parâmetros de Erodibilidade de um Talude de Corte na Sub-Bacia Rio Sana (Macaé, RJ, Brasil)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Rafael Ferro
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Polivanov, Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Anuário do Instituto de Geociências (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/aigeo/article/view/30835
Resumo: Os problemas relacionados à erosão dos solos incluem perdas de áreas agricultáveis e instabilização de taludes. Assim, obter índices que reflitam a erodibilidade dos solos de uma região pode proporcionar um melhor planejamento ocupacional de áreas ainda pouco degradadas. Nesse trabalho foi estudado um perfil em um talude de corte que reflete a geologia da área, tendo sido analisados os horizontes B (pedológicos) e C (solos saprolíticos) da sub-bacia do rio Sana (Macaé/RJ). Para tanto, foi realizado o reconhecimento de campo de feições erosivas, em que se verificou uma predominância de terracetes de pisoteio de gado, e a coleta de amostras deformadas e indeformadas para a realização de análises laboratoriais de caracterização física, mineralógica e geotécnica, através de ensaios de cisalhamento direto nas condições de umidade natural e inundada. Os resultados dos ensaios de cisalhamento direto, através da variação da coesão obtida nos dois estados de umidade apontaram que os solos saprolíticos são mais erodíveis que os solos pedológicos, o que também foi corroborado por índices de classificação envolvendo granulometria e consistência, coincidindo com as observações de campo, com feições erosivas predominando nos horizontes C. Logo, a região de estudo é bem suscesptivel à erosão se não houver uma política de manejo e ocupação adequada, pois os solos pedológicos da região são bem rasos e sua erosão possibilita a exposição dos horizontes C, bem mais erodíveis.
id UFRJ-21_960f7bd1566c49c586d7571f29c8c17e
oai_identifier_str oai:www.revistas.ufrj.br:article/30835
network_acronym_str UFRJ-21
network_name_str Anuário do Instituto de Geociências (Online)
repository_id_str
spelling Determinação dos Parâmetros de Erodibilidade de um Talude de Corte na Sub-Bacia Rio Sana (Macaé, RJ, Brasil)Erodibilidade; Coesão; Cisalhamento diretoOs problemas relacionados à erosão dos solos incluem perdas de áreas agricultáveis e instabilização de taludes. Assim, obter índices que reflitam a erodibilidade dos solos de uma região pode proporcionar um melhor planejamento ocupacional de áreas ainda pouco degradadas. Nesse trabalho foi estudado um perfil em um talude de corte que reflete a geologia da área, tendo sido analisados os horizontes B (pedológicos) e C (solos saprolíticos) da sub-bacia do rio Sana (Macaé/RJ). Para tanto, foi realizado o reconhecimento de campo de feições erosivas, em que se verificou uma predominância de terracetes de pisoteio de gado, e a coleta de amostras deformadas e indeformadas para a realização de análises laboratoriais de caracterização física, mineralógica e geotécnica, através de ensaios de cisalhamento direto nas condições de umidade natural e inundada. Os resultados dos ensaios de cisalhamento direto, através da variação da coesão obtida nos dois estados de umidade apontaram que os solos saprolíticos são mais erodíveis que os solos pedológicos, o que também foi corroborado por índices de classificação envolvendo granulometria e consistência, coincidindo com as observações de campo, com feições erosivas predominando nos horizontes C. Logo, a região de estudo é bem suscesptivel à erosão se não houver uma política de manejo e ocupação adequada, pois os solos pedológicos da região são bem rasos e sua erosão possibilita a exposição dos horizontes C, bem mais erodíveis.Universidade Federal do Rio de JaneiroMoreira, Rafael FerroPolivanov, Helena2019-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/aigeo/article/view/3083510.11137/2019_1_682_694Anuário do Instituto de Geociências; Vol 42, No 1 (2019); 682-694Anuário do Instituto de Geociências; Vol 42, No 1 (2019); 682-6941982-39080101-9759reponame:Anuário do Instituto de Geociências (Online)instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/aigeo/article/view/30835/17437Copyright (c) 2019 Anuário do Instituto de Geociênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-10T15:03:30Zoai:www.revistas.ufrj.br:article/30835Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/aigeo/indexPUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/aigeo/oaianuario@igeo.ufrj.br||1982-39080101-9759opendoar:2019-12-10T15:03:30Anuário do Instituto de Geociências (Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Determinação dos Parâmetros de Erodibilidade de um Talude de Corte na Sub-Bacia Rio Sana (Macaé, RJ, Brasil)
title Determinação dos Parâmetros de Erodibilidade de um Talude de Corte na Sub-Bacia Rio Sana (Macaé, RJ, Brasil)
spellingShingle Determinação dos Parâmetros de Erodibilidade de um Talude de Corte na Sub-Bacia Rio Sana (Macaé, RJ, Brasil)
Moreira, Rafael Ferro
Erodibilidade; Coesão; Cisalhamento direto
title_short Determinação dos Parâmetros de Erodibilidade de um Talude de Corte na Sub-Bacia Rio Sana (Macaé, RJ, Brasil)
title_full Determinação dos Parâmetros de Erodibilidade de um Talude de Corte na Sub-Bacia Rio Sana (Macaé, RJ, Brasil)
title_fullStr Determinação dos Parâmetros de Erodibilidade de um Talude de Corte na Sub-Bacia Rio Sana (Macaé, RJ, Brasil)
title_full_unstemmed Determinação dos Parâmetros de Erodibilidade de um Talude de Corte na Sub-Bacia Rio Sana (Macaé, RJ, Brasil)
title_sort Determinação dos Parâmetros de Erodibilidade de um Talude de Corte na Sub-Bacia Rio Sana (Macaé, RJ, Brasil)
author Moreira, Rafael Ferro
author_facet Moreira, Rafael Ferro
Polivanov, Helena
author_role author
author2 Polivanov, Helena
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Rafael Ferro
Polivanov, Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Erodibilidade; Coesão; Cisalhamento direto
topic Erodibilidade; Coesão; Cisalhamento direto
description Os problemas relacionados à erosão dos solos incluem perdas de áreas agricultáveis e instabilização de taludes. Assim, obter índices que reflitam a erodibilidade dos solos de uma região pode proporcionar um melhor planejamento ocupacional de áreas ainda pouco degradadas. Nesse trabalho foi estudado um perfil em um talude de corte que reflete a geologia da área, tendo sido analisados os horizontes B (pedológicos) e C (solos saprolíticos) da sub-bacia do rio Sana (Macaé/RJ). Para tanto, foi realizado o reconhecimento de campo de feições erosivas, em que se verificou uma predominância de terracetes de pisoteio de gado, e a coleta de amostras deformadas e indeformadas para a realização de análises laboratoriais de caracterização física, mineralógica e geotécnica, através de ensaios de cisalhamento direto nas condições de umidade natural e inundada. Os resultados dos ensaios de cisalhamento direto, através da variação da coesão obtida nos dois estados de umidade apontaram que os solos saprolíticos são mais erodíveis que os solos pedológicos, o que também foi corroborado por índices de classificação envolvendo granulometria e consistência, coincidindo com as observações de campo, com feições erosivas predominando nos horizontes C. Logo, a região de estudo é bem suscesptivel à erosão se não houver uma política de manejo e ocupação adequada, pois os solos pedológicos da região são bem rasos e sua erosão possibilita a exposição dos horizontes C, bem mais erodíveis.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-01
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/aigeo/article/view/30835
10.11137/2019_1_682_694
url https://revistas.ufrj.br/index.php/aigeo/article/view/30835
identifier_str_mv 10.11137/2019_1_682_694
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/aigeo/article/view/30835/17437
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Anuário do Instituto de Geociências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Anuário do Instituto de Geociências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Anuário do Instituto de Geociências; Vol 42, No 1 (2019); 682-694
Anuário do Instituto de Geociências; Vol 42, No 1 (2019); 682-694
1982-3908
0101-9759
reponame:Anuário do Instituto de Geociências (Online)
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Anuário do Instituto de Geociências (Online)
collection Anuário do Instituto de Geociências (Online)
repository.name.fl_str_mv Anuário do Instituto de Geociências (Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv anuario@igeo.ufrj.br||
_version_ 1797053538650554368