TIROCINIUM FORI: O ORADOR E A CRIAÇÃO DE "HOMENS" NO FORUM ROMANUM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Rosa, Claudia Beltrão
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Phoînix (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/33179
Resumo: O Forum Romanum era o locus do estabelecimento do significado cultural de  gênero na Roma antiga, um espaço ordenado para a realização e desenvolvimento dos negócios "masculinos": os discursos políticos, o recenseamento dos cidadãos e os tribunais ali tinham seu lugar. Os negócios "femininos", por sua vez, tinham seu espaço próprio, em torno do Forum Boarium, perto do templo da Mater Matuta, e os rituais femininos mais importantes eram realizados fora do Forum Romanum, com a pouco surpreendente exceção do Templo de Vesta. Todo ano, no dia da Liberalia, os adolescentes romanos de "boa família" eram levados por seus pais ou tutores ao Forum, para se submeterem a uma espécie de "rito de passagem" que, se satisfeitas as suas exigências, lhes garantia a toga virilis. O tirocinium fori (recrutamento para o Forum), que coroava os ritos da Liberalia, era paralelo ao tirocinium militae, criando o corpo masculino do cidadão romano em seu lugar, seu vestuário e seu comportamento. Um importante fator para o bom sucesso dos jovens nos rituais era a formação retórica. A oratória era apropriada aos homens, distinguindo-os das mulheres, de quem era esperada a castidade e, por conseguinte, o silêncio. Cícero, no Brutus e no Pro Caelio, demonstra como este processo educativo masculino era estruturada. O treinamento retórico era fundamental na formação do homem público. O Forum era o locus do bom oradar e do bom cidadão, criando a identidade do vir bonus. 
id UFRJ-23_13c30b12968a23326b73e5bdce3148dd
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/33179
network_acronym_str UFRJ-23
network_name_str Phoînix (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling TIROCINIUM FORI: O ORADOR E A CRIAÇÃO DE "HOMENS" NO FORUM ROMANUMoratóriaretóricagênero.O Forum Romanum era o locus do estabelecimento do significado cultural de  gênero na Roma antiga, um espaço ordenado para a realização e desenvolvimento dos negócios "masculinos": os discursos políticos, o recenseamento dos cidadãos e os tribunais ali tinham seu lugar. Os negócios "femininos", por sua vez, tinham seu espaço próprio, em torno do Forum Boarium, perto do templo da Mater Matuta, e os rituais femininos mais importantes eram realizados fora do Forum Romanum, com a pouco surpreendente exceção do Templo de Vesta. Todo ano, no dia da Liberalia, os adolescentes romanos de "boa família" eram levados por seus pais ou tutores ao Forum, para se submeterem a uma espécie de "rito de passagem" que, se satisfeitas as suas exigências, lhes garantia a toga virilis. O tirocinium fori (recrutamento para o Forum), que coroava os ritos da Liberalia, era paralelo ao tirocinium militae, criando o corpo masculino do cidadão romano em seu lugar, seu vestuário e seu comportamento. Um importante fator para o bom sucesso dos jovens nos rituais era a formação retórica. A oratória era apropriada aos homens, distinguindo-os das mulheres, de quem era esperada a castidade e, por conseguinte, o silêncio. Cícero, no Brutus e no Pro Caelio, demonstra como este processo educativo masculino era estruturada. O treinamento retórico era fundamental na formação do homem público. O Forum era o locus do bom oradar e do bom cidadão, criando a identidade do vir bonus. Mauad X2020-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/33179PHOÎNIX; v. 13 n. 1 (13): PHOINIX; 52-662527-225X1413-5787reponame:Phoînix (Rio de Janeiro. Online)instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/33179/18610Copyright (c) 2020 Claudia Beltrão da Rosainfo:eu-repo/semantics/openAccessda Rosa, Claudia Beltrão2023-11-21T00:09:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/33179Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/PUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/oairevistaphoinix@gmail.com2527-225X1413-5787opendoar:2023-11-21T00:09:11Phoînix (Rio de Janeiro. Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv TIROCINIUM FORI: O ORADOR E A CRIAÇÃO DE "HOMENS" NO FORUM ROMANUM
title TIROCINIUM FORI: O ORADOR E A CRIAÇÃO DE "HOMENS" NO FORUM ROMANUM
spellingShingle TIROCINIUM FORI: O ORADOR E A CRIAÇÃO DE "HOMENS" NO FORUM ROMANUM
da Rosa, Claudia Beltrão
oratória
retórica
gênero.
title_short TIROCINIUM FORI: O ORADOR E A CRIAÇÃO DE "HOMENS" NO FORUM ROMANUM
title_full TIROCINIUM FORI: O ORADOR E A CRIAÇÃO DE "HOMENS" NO FORUM ROMANUM
title_fullStr TIROCINIUM FORI: O ORADOR E A CRIAÇÃO DE "HOMENS" NO FORUM ROMANUM
title_full_unstemmed TIROCINIUM FORI: O ORADOR E A CRIAÇÃO DE "HOMENS" NO FORUM ROMANUM
title_sort TIROCINIUM FORI: O ORADOR E A CRIAÇÃO DE "HOMENS" NO FORUM ROMANUM
author da Rosa, Claudia Beltrão
author_facet da Rosa, Claudia Beltrão
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Rosa, Claudia Beltrão
dc.subject.por.fl_str_mv oratória
retórica
gênero.
topic oratória
retórica
gênero.
description O Forum Romanum era o locus do estabelecimento do significado cultural de  gênero na Roma antiga, um espaço ordenado para a realização e desenvolvimento dos negócios "masculinos": os discursos políticos, o recenseamento dos cidadãos e os tribunais ali tinham seu lugar. Os negócios "femininos", por sua vez, tinham seu espaço próprio, em torno do Forum Boarium, perto do templo da Mater Matuta, e os rituais femininos mais importantes eram realizados fora do Forum Romanum, com a pouco surpreendente exceção do Templo de Vesta. Todo ano, no dia da Liberalia, os adolescentes romanos de "boa família" eram levados por seus pais ou tutores ao Forum, para se submeterem a uma espécie de "rito de passagem" que, se satisfeitas as suas exigências, lhes garantia a toga virilis. O tirocinium fori (recrutamento para o Forum), que coroava os ritos da Liberalia, era paralelo ao tirocinium militae, criando o corpo masculino do cidadão romano em seu lugar, seu vestuário e seu comportamento. Um importante fator para o bom sucesso dos jovens nos rituais era a formação retórica. A oratória era apropriada aos homens, distinguindo-os das mulheres, de quem era esperada a castidade e, por conseguinte, o silêncio. Cícero, no Brutus e no Pro Caelio, demonstra como este processo educativo masculino era estruturada. O treinamento retórico era fundamental na formação do homem público. O Forum era o locus do bom oradar e do bom cidadão, criando a identidade do vir bonus. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/33179
url https://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/33179
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/33179/18610
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Claudia Beltrão da Rosa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Claudia Beltrão da Rosa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Mauad X
publisher.none.fl_str_mv Mauad X
dc.source.none.fl_str_mv PHOÎNIX; v. 13 n. 1 (13): PHOINIX; 52-66
2527-225X
1413-5787
reponame:Phoînix (Rio de Janeiro. Online)
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Phoînix (Rio de Janeiro. Online)
collection Phoînix (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Phoînix (Rio de Janeiro. Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv revistaphoinix@gmail.com
_version_ 1803387682543370240