MOSES FINLEY E A ESCOLA DE FRANKFURT
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Phoînix (Rio de Janeiro. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/33016 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é investigar a infl uência da Escola de Frankfurt sobre a primeira fase da carreira do helenista norte-americano Moses Finley. Em diversas resenhas, durante o período em que trabalhou no International Institute of Social Research, Finley, adotando uma postura marxista, defendeu os pressupostos da História Social, particularmente o de uma História total, atacou a Historiografi a tradicional e, com argumentos do materialismo histórico, inspirado nos escritos de Horkheimer e Marcuse, criticou o idealismo e o positivismo. |
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O objetivo deste artigo é investigar a infl uência da Escola de Frankfurt sobre a primeira fase da carreira do helenista norte-americano Moses Finley. Em diversas resenhas, durante o período em que trabalhou no International Institute of Social Research, Finley, adotando uma postura marxista, defendeu os pressupostos da História Social, particularmente o de uma História total, atacou a Historiografi a tradicional e, com argumentos do materialismo histórico, inspirado nos escritos de Horkheimer e Marcuse, criticou o idealismo e o positivismo. |
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