HÉCUBA: AS FORMAS DA DOR E A DOR QUE PEDE VINGANÇA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Phoînix (Rio de Janeiro. Online) |
DOI: | 10.26770/phoinix.v29.n1a2 |
Texto Completo: | https://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/49045 |
Resumo: | Associada à perda dos filhos, sendo mãe de muitos, Hécuba é a personagem épica e trágica que dá voz e forma ao sofrimento, passando do desejo de vingança à vingança de fato. “Nunca um dia sem gemido” (Eurípides. Hécuba, 692), a rainha troiana expressa de muitas maneiras o que a dor provoca. Na Ilíada, ela suplica a Heitor que entre na cidade, quando ele decide enfrentar Aquiles. A dor do pedido é realçada quando a rainha troiana mostra um dos seios (Homero. Ilíada, XXII, 80). Em seguida, porque o filho morre, e Aquiles quer mutilar o corpo já sem vida de Heitor, Hécuba deseja comer do assassino o fígado cru (Homero. Ilíada, XXIV, 212-213). Em Troianas de Eurípides, a rainha, como é o costume, bate na cabeça e no peito para expressar o que sente (Eurípides. Troianas, 793-795), depois que os aqueus arremessam seu neto do alto das muralhas. Em Hécuba, do mesmo autor, a rainha troiana se oferece à morte ao saber que não pode ser outro o destino de sua filha (Eurípides. Hécuba, 397): quer morrer com ela. Na mesma peça, a rainha recebe ainda a notícia da morte de seu caçula. Ela, agora, dá à dor nova forma, deixando cego e pai de filhos mortos o assassino de seu próprio filho (Eurípides. Hécuba, 1255). A mãe de muitos que muitos perde experimenta muitas formas da dor, as quais exploraremos neste artigo, até chegar ao ponto de realizar a vingança. |
id |
UFRJ-23_e7a25b76b41b17cce33d5d712dba2466 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/49045 |
network_acronym_str |
UFRJ-23 |
network_name_str |
Phoînix (Rio de Janeiro. Online) |
spelling |
HÉCUBA: AS FORMAS DA DOR E A DOR QUE PEDE VINGANÇAHécubamãedorvingançanómos.Associada à perda dos filhos, sendo mãe de muitos, Hécuba é a personagem épica e trágica que dá voz e forma ao sofrimento, passando do desejo de vingança à vingança de fato. “Nunca um dia sem gemido” (Eurípides. Hécuba, 692), a rainha troiana expressa de muitas maneiras o que a dor provoca. Na Ilíada, ela suplica a Heitor que entre na cidade, quando ele decide enfrentar Aquiles. A dor do pedido é realçada quando a rainha troiana mostra um dos seios (Homero. Ilíada, XXII, 80). Em seguida, porque o filho morre, e Aquiles quer mutilar o corpo já sem vida de Heitor, Hécuba deseja comer do assassino o fígado cru (Homero. Ilíada, XXIV, 212-213). Em Troianas de Eurípides, a rainha, como é o costume, bate na cabeça e no peito para expressar o que sente (Eurípides. Troianas, 793-795), depois que os aqueus arremessam seu neto do alto das muralhas. Em Hécuba, do mesmo autor, a rainha troiana se oferece à morte ao saber que não pode ser outro o destino de sua filha (Eurípides. Hécuba, 397): quer morrer com ela. Na mesma peça, a rainha recebe ainda a notícia da morte de seu caçula. Ela, agora, dá à dor nova forma, deixando cego e pai de filhos mortos o assassino de seu próprio filho (Eurípides. Hécuba, 1255). A mãe de muitos que muitos perde experimenta muitas formas da dor, as quais exploraremos neste artigo, até chegar ao ponto de realizar a vingança.Mauad X2023-05-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/4904510.26770/phoinix.v29.n1a2PHOÎNIX; v. 29 n. 1 (29): PHOÎNIX | Dossiê Dor & Morte; 30-422527-225X1413-5787reponame:Phoînix (Rio de Janeiro. Online)instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/49045/31857Copyright (c) 2023 Lorena Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Lorena2023-11-21T00:05:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/49045Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/PUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/oairevistaphoinix@gmail.com2527-225X1413-5787opendoar:2023-11-21T00:05:11Phoînix (Rio de Janeiro. Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
HÉCUBA: AS FORMAS DA DOR E A DOR QUE PEDE VINGANÇA |
title |
HÉCUBA: AS FORMAS DA DOR E A DOR QUE PEDE VINGANÇA |
spellingShingle |
HÉCUBA: AS FORMAS DA DOR E A DOR QUE PEDE VINGANÇA HÉCUBA: AS FORMAS DA DOR E A DOR QUE PEDE VINGANÇA Lopes, Lorena Hécuba mãe dor vingança nómos. Lopes, Lorena Hécuba mãe dor vingança nómos. |
title_short |
HÉCUBA: AS FORMAS DA DOR E A DOR QUE PEDE VINGANÇA |
title_full |
HÉCUBA: AS FORMAS DA DOR E A DOR QUE PEDE VINGANÇA |
title_fullStr |
HÉCUBA: AS FORMAS DA DOR E A DOR QUE PEDE VINGANÇA HÉCUBA: AS FORMAS DA DOR E A DOR QUE PEDE VINGANÇA |
title_full_unstemmed |
HÉCUBA: AS FORMAS DA DOR E A DOR QUE PEDE VINGANÇA HÉCUBA: AS FORMAS DA DOR E A DOR QUE PEDE VINGANÇA |
title_sort |
HÉCUBA: AS FORMAS DA DOR E A DOR QUE PEDE VINGANÇA |
author |
Lopes, Lorena |
author_facet |
Lopes, Lorena Lopes, Lorena |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Lorena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Hécuba mãe dor vingança nómos. |
topic |
Hécuba mãe dor vingança nómos. |
description |
Associada à perda dos filhos, sendo mãe de muitos, Hécuba é a personagem épica e trágica que dá voz e forma ao sofrimento, passando do desejo de vingança à vingança de fato. “Nunca um dia sem gemido” (Eurípides. Hécuba, 692), a rainha troiana expressa de muitas maneiras o que a dor provoca. Na Ilíada, ela suplica a Heitor que entre na cidade, quando ele decide enfrentar Aquiles. A dor do pedido é realçada quando a rainha troiana mostra um dos seios (Homero. Ilíada, XXII, 80). Em seguida, porque o filho morre, e Aquiles quer mutilar o corpo já sem vida de Heitor, Hécuba deseja comer do assassino o fígado cru (Homero. Ilíada, XXIV, 212-213). Em Troianas de Eurípides, a rainha, como é o costume, bate na cabeça e no peito para expressar o que sente (Eurípides. Troianas, 793-795), depois que os aqueus arremessam seu neto do alto das muralhas. Em Hécuba, do mesmo autor, a rainha troiana se oferece à morte ao saber que não pode ser outro o destino de sua filha (Eurípides. Hécuba, 397): quer morrer com ela. Na mesma peça, a rainha recebe ainda a notícia da morte de seu caçula. Ela, agora, dá à dor nova forma, deixando cego e pai de filhos mortos o assassino de seu próprio filho (Eurípides. Hécuba, 1255). A mãe de muitos que muitos perde experimenta muitas formas da dor, as quais exploraremos neste artigo, até chegar ao ponto de realizar a vingança. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/49045 10.26770/phoinix.v29.n1a2 |
url |
https://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/49045 |
identifier_str_mv |
10.26770/phoinix.v29.n1a2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/49045/31857 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Lorena Lopes info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Lorena Lopes |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Mauad X |
publisher.none.fl_str_mv |
Mauad X |
dc.source.none.fl_str_mv |
PHOÎNIX; v. 29 n. 1 (29): PHOÎNIX | Dossiê Dor & Morte; 30-42 2527-225X 1413-5787 reponame:Phoînix (Rio de Janeiro. Online) instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Phoînix (Rio de Janeiro. Online) |
collection |
Phoînix (Rio de Janeiro. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Phoînix (Rio de Janeiro. Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaphoinix@gmail.com |
_version_ |
1822182215486799872 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.26770/phoinix.v29.n1a2 |