HÉCUBA: AS FORMAS DA DOR E A DOR QUE PEDE VINGANÇA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Lorena
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Phoînix (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/49045
Resumo: Associada à perda dos filhos, sendo mãe de muitos, Hécuba é a personagem épica e trágica que dá voz e forma ao sofrimento, passando do desejo de vingança à vingança de fato. “Nunca um dia sem gemido” (Eurípides. Hécuba, 692), a rainha troiana expressa de muitas maneiras o que a dor provoca. Na Ilíada, ela suplica a Heitor que entre na cidade, quando ele decide enfrentar Aquiles. A dor do pedido é realçada quando a rainha troiana mostra um dos seios (Homero. Ilíada, XXII, 80). Em seguida, porque o filho morre, e Aquiles quer mutilar o corpo já sem vida de Heitor, Hécuba deseja comer do assassino o fígado cru (Homero. Ilíada, XXIV, 212-213). Em Troianas de Eurípides, a rainha, como é o costume, bate na cabeça e no peito para expressar o que sente (Eurípides. Troianas, 793-795), depois que os aqueus arremessam seu neto do alto das muralhas. Em Hécuba, do mesmo autor, a rainha troiana se oferece à morte ao saber que não pode ser outro o destino de sua filha (Eurípides. Hécuba, 397): quer morrer com ela. Na mesma peça, a rainha recebe ainda a notícia da morte de seu caçula. Ela, agora, dá à dor nova forma, deixando cego e pai de filhos mortos o assassino de seu próprio filho (Eurípides. Hécuba, 1255). A mãe de muitos que muitos perde experimenta muitas formas da dor, as quais exploraremos neste artigo, até chegar ao ponto de realizar a vingança.
id UFRJ-23_e7a25b76b41b17cce33d5d712dba2466
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/49045
network_acronym_str UFRJ-23
network_name_str Phoînix (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling HÉCUBA: AS FORMAS DA DOR E A DOR QUE PEDE VINGANÇAHécubamãedorvingançanómos.Associada à perda dos filhos, sendo mãe de muitos, Hécuba é a personagem épica e trágica que dá voz e forma ao sofrimento, passando do desejo de vingança à vingança de fato. “Nunca um dia sem gemido” (Eurípides. Hécuba, 692), a rainha troiana expressa de muitas maneiras o que a dor provoca. Na Ilíada, ela suplica a Heitor que entre na cidade, quando ele decide enfrentar Aquiles. A dor do pedido é realçada quando a rainha troiana mostra um dos seios (Homero. Ilíada, XXII, 80). Em seguida, porque o filho morre, e Aquiles quer mutilar o corpo já sem vida de Heitor, Hécuba deseja comer do assassino o fígado cru (Homero. Ilíada, XXIV, 212-213). Em Troianas de Eurípides, a rainha, como é o costume, bate na cabeça e no peito para expressar o que sente (Eurípides. Troianas, 793-795), depois que os aqueus arremessam seu neto do alto das muralhas. Em Hécuba, do mesmo autor, a rainha troiana se oferece à morte ao saber que não pode ser outro o destino de sua filha (Eurípides. Hécuba, 397): quer morrer com ela. Na mesma peça, a rainha recebe ainda a notícia da morte de seu caçula. Ela, agora, dá à dor nova forma, deixando cego e pai de filhos mortos o assassino de seu próprio filho (Eurípides. Hécuba, 1255). A mãe de muitos que muitos perde experimenta muitas formas da dor, as quais exploraremos neste artigo, até chegar ao ponto de realizar a vingança.Mauad X2023-05-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/4904510.26770/phoinix.v29.n1a2PHOÎNIX; v. 29 n. 1 (29): PHOÎNIX | Dossiê Dor & Morte; 30-422527-225X1413-5787reponame:Phoînix (Rio de Janeiro. Online)instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/49045/31857Copyright (c) 2023 Lorena Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Lorena2023-11-21T00:05:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/49045Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/PUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/oairevistaphoinix@gmail.com2527-225X1413-5787opendoar:2023-11-21T00:05:11Phoînix (Rio de Janeiro. Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv HÉCUBA: AS FORMAS DA DOR E A DOR QUE PEDE VINGANÇA
title HÉCUBA: AS FORMAS DA DOR E A DOR QUE PEDE VINGANÇA
spellingShingle HÉCUBA: AS FORMAS DA DOR E A DOR QUE PEDE VINGANÇA
Lopes, Lorena
Hécuba
mãe
dor
vingança
nómos.
title_short HÉCUBA: AS FORMAS DA DOR E A DOR QUE PEDE VINGANÇA
title_full HÉCUBA: AS FORMAS DA DOR E A DOR QUE PEDE VINGANÇA
title_fullStr HÉCUBA: AS FORMAS DA DOR E A DOR QUE PEDE VINGANÇA
title_full_unstemmed HÉCUBA: AS FORMAS DA DOR E A DOR QUE PEDE VINGANÇA
title_sort HÉCUBA: AS FORMAS DA DOR E A DOR QUE PEDE VINGANÇA
author Lopes, Lorena
author_facet Lopes, Lorena
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Lorena
dc.subject.por.fl_str_mv Hécuba
mãe
dor
vingança
nómos.
topic Hécuba
mãe
dor
vingança
nómos.
description Associada à perda dos filhos, sendo mãe de muitos, Hécuba é a personagem épica e trágica que dá voz e forma ao sofrimento, passando do desejo de vingança à vingança de fato. “Nunca um dia sem gemido” (Eurípides. Hécuba, 692), a rainha troiana expressa de muitas maneiras o que a dor provoca. Na Ilíada, ela suplica a Heitor que entre na cidade, quando ele decide enfrentar Aquiles. A dor do pedido é realçada quando a rainha troiana mostra um dos seios (Homero. Ilíada, XXII, 80). Em seguida, porque o filho morre, e Aquiles quer mutilar o corpo já sem vida de Heitor, Hécuba deseja comer do assassino o fígado cru (Homero. Ilíada, XXIV, 212-213). Em Troianas de Eurípides, a rainha, como é o costume, bate na cabeça e no peito para expressar o que sente (Eurípides. Troianas, 793-795), depois que os aqueus arremessam seu neto do alto das muralhas. Em Hécuba, do mesmo autor, a rainha troiana se oferece à morte ao saber que não pode ser outro o destino de sua filha (Eurípides. Hécuba, 397): quer morrer com ela. Na mesma peça, a rainha recebe ainda a notícia da morte de seu caçula. Ela, agora, dá à dor nova forma, deixando cego e pai de filhos mortos o assassino de seu próprio filho (Eurípides. Hécuba, 1255). A mãe de muitos que muitos perde experimenta muitas formas da dor, as quais exploraremos neste artigo, até chegar ao ponto de realizar a vingança.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/49045
10.26770/phoinix.v29.n1a2
url https://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/49045
identifier_str_mv 10.26770/phoinix.v29.n1a2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/49045/31857
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Lorena Lopes
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Lorena Lopes
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Mauad X
publisher.none.fl_str_mv Mauad X
dc.source.none.fl_str_mv PHOÎNIX; v. 29 n. 1 (29): PHOÎNIX | Dossiê Dor & Morte; 30-42
2527-225X
1413-5787
reponame:Phoînix (Rio de Janeiro. Online)
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Phoînix (Rio de Janeiro. Online)
collection Phoînix (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Phoînix (Rio de Janeiro. Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv revistaphoinix@gmail.com
_version_ 1803387683935879168