O TÁTIL E O HÁPTICO NA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA: CONSIDERAÇÕES SOBRE ARTE E CEGUEIRA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kastrup, Virginia
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Trágica
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/tragica/article/view/26831
Resumo: A relação entre arte e cegueira pode ser abordada em três eixos distintos: as imagens de pessoas cegas em obras de arte, a arte feita por cegos e a arte acessível a pessoas cegas. O último eixo coloca o problema da acessibilidade estética a museus e exposições de arte, no contexto de um paradigma estético e de uma sociedade visuocêntrica. No primeiro eixo, Zina Weigand1 aponta que prevalece a representação negativa do cego ao longo da história, desde o teatro profano da Idade Média, passando pelos textos bíblicos, pela pintura - bem caracterizada por A parábola dos cegos, de Brugel - e é ainda presente nos dias atuais.
id UFRJ-24_31b5593b5805292d21f442617d987e00
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/26831
network_acronym_str UFRJ-24
network_name_str Revista Trágica
repository_id_str
spelling O TÁTIL E O HÁPTICO NA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA: CONSIDERAÇÕES SOBRE ARTE E CEGUEIRAA relação entre arte e cegueira pode ser abordada em três eixos distintos: as imagens de pessoas cegas em obras de arte, a arte feita por cegos e a arte acessível a pessoas cegas. O último eixo coloca o problema da acessibilidade estética a museus e exposições de arte, no contexto de um paradigma estético e de uma sociedade visuocêntrica. No primeiro eixo, Zina Weigand1 aponta que prevalece a representação negativa do cego ao longo da história, desde o teatro profano da Idade Média, passando pelos textos bíblicos, pela pintura - bem caracterizada por A parábola dos cegos, de Brugel - e é ainda presente nos dias atuais.Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro2015-09-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/tragica/article/view/2683110.59488/tragica.v8i3.26831TRÁGICA: Estudos de Filosofia da Imanência; v. 8 n. 3 (2015): Edição temática: “Deleuze e as artes” / Thematic issue: “Deleuze and the arts“1982-58701982-587010.59488/tragica.v8i3reponame:Revista Trágicainstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/tragica/article/view/26831/14917Copyright (c) 2019 Virginia Kastrupinfo:eu-repo/semantics/openAccessKastrup, Virginia2023-06-02T15:50:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/26831Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/tragica/PUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/tragica/oairevistatragica@yahoo.com.br1982-58701982-5870opendoar:2023-06-02T15:50:09Revista Trágica - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv O TÁTIL E O HÁPTICO NA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA: CONSIDERAÇÕES SOBRE ARTE E CEGUEIRA
title O TÁTIL E O HÁPTICO NA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA: CONSIDERAÇÕES SOBRE ARTE E CEGUEIRA
spellingShingle O TÁTIL E O HÁPTICO NA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA: CONSIDERAÇÕES SOBRE ARTE E CEGUEIRA
Kastrup, Virginia
title_short O TÁTIL E O HÁPTICO NA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA: CONSIDERAÇÕES SOBRE ARTE E CEGUEIRA
title_full O TÁTIL E O HÁPTICO NA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA: CONSIDERAÇÕES SOBRE ARTE E CEGUEIRA
title_fullStr O TÁTIL E O HÁPTICO NA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA: CONSIDERAÇÕES SOBRE ARTE E CEGUEIRA
title_full_unstemmed O TÁTIL E O HÁPTICO NA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA: CONSIDERAÇÕES SOBRE ARTE E CEGUEIRA
title_sort O TÁTIL E O HÁPTICO NA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA: CONSIDERAÇÕES SOBRE ARTE E CEGUEIRA
author Kastrup, Virginia
author_facet Kastrup, Virginia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kastrup, Virginia
description A relação entre arte e cegueira pode ser abordada em três eixos distintos: as imagens de pessoas cegas em obras de arte, a arte feita por cegos e a arte acessível a pessoas cegas. O último eixo coloca o problema da acessibilidade estética a museus e exposições de arte, no contexto de um paradigma estético e de uma sociedade visuocêntrica. No primeiro eixo, Zina Weigand1 aponta que prevalece a representação negativa do cego ao longo da história, desde o teatro profano da Idade Média, passando pelos textos bíblicos, pela pintura - bem caracterizada por A parábola dos cegos, de Brugel - e é ainda presente nos dias atuais.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/tragica/article/view/26831
10.59488/tragica.v8i3.26831
url https://revistas.ufrj.br/index.php/tragica/article/view/26831
identifier_str_mv 10.59488/tragica.v8i3.26831
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/tragica/article/view/26831/14917
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Virginia Kastrup
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Virginia Kastrup
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv TRÁGICA: Estudos de Filosofia da Imanência; v. 8 n. 3 (2015): Edição temática: “Deleuze e as artes” / Thematic issue: “Deleuze and the arts“
1982-5870
1982-5870
10.59488/tragica.v8i3
reponame:Revista Trágica
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Revista Trágica
collection Revista Trágica
repository.name.fl_str_mv Revista Trágica - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv revistatragica@yahoo.com.br
_version_ 1806551326816993280