O SÍMILE DA MULHER E A FIGURA DE CIRCE COMO “MIMESIS RETÓRICA” EM NIETZSCHE
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Trágica |
Texto Completo: | https://revistas.ufrj.br/index.php/tragica/article/view/26144 |
Resumo: | A maneira pela qual procuramos assimilar a “retórica” em Nietzsche de modo a pensá-la sob a ótica de um gesto sofista é compreendendo-a, primeiramente, a partir da noção de “mimesis retórica”2 . A “mimesis retórica” é uma espécie de “fusão” entre “retórica” e “poética” caracterizada pela “apropriação, por uma imitação que se desenvolve ao longo de todo o curso, nessas escolas em que o diretor era sofista, de todas as obras da Antiguidade Clássica” e, especialmente, pela capacidade de “produzir o novo, ser inventiva, criativa”3 . Se considerarmos que as figuras de linguagem, os tropos, tais como a “metáfora, metonímia, sinédoque, etc”, além de serem “conceitos chave” no esboço da “teoria da linguagem” de Nietzsche, são, sobretudo, os “principais procedimentos” do “uso retórico da linguagem” que, como um “conjunto de figuras e esquemas da antiga arte retórica” percorrem os escritos de Nietzsche, então, podemos aceitar toda essa instrumentalização como uma “mimesis retórica”4 . |
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O SÍMILE DA MULHER E A FIGURA DE CIRCE COMO “MIMESIS RETÓRICA” EM NIETZSCHEA maneira pela qual procuramos assimilar a “retórica” em Nietzsche de modo a pensá-la sob a ótica de um gesto sofista é compreendendo-a, primeiramente, a partir da noção de “mimesis retórica”2 . A “mimesis retórica” é uma espécie de “fusão” entre “retórica” e “poética” caracterizada pela “apropriação, por uma imitação que se desenvolve ao longo de todo o curso, nessas escolas em que o diretor era sofista, de todas as obras da Antiguidade Clássica” e, especialmente, pela capacidade de “produzir o novo, ser inventiva, criativa”3 . Se considerarmos que as figuras de linguagem, os tropos, tais como a “metáfora, metonímia, sinédoque, etc”, além de serem “conceitos chave” no esboço da “teoria da linguagem” de Nietzsche, são, sobretudo, os “principais procedimentos” do “uso retórico da linguagem” que, como um “conjunto de figuras e esquemas da antiga arte retórica” percorrem os escritos de Nietzsche, então, podemos aceitar toda essa instrumentalização como uma “mimesis retórica”4 .Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro2014-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/tragica/article/view/2614410.59488/tragica.v7i2.26144TRÁGICA: Estudos de Filosofia da Imanência; v. 7 n. 2 (2014): Varia1982-58701982-587010.59488/tragica.v7i2reponame:Revista Trágicainstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/tragica/article/view/26144/14885Copyright (c) 2019 Rodrigo Francisco Barbosainfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Rodrigo Francisco2023-06-02T16:15:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/26144Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/tragica/PUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/tragica/oairevistatragica@yahoo.com.br1982-58701982-5870opendoar:2023-06-02T16:15:56Revista Trágica - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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