Bons professores de enfermagem, medicina e odontologia: Percepção acerca do conhecimento sobre os alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menegaz,Jouhanna do Carmo
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Backes,Vânia Marli Schubert
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Escola Anna Nery
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000200268
Resumo: RESUMO Objetivo: Analisar o conhecimento sobre os estudantes e suas características de bons professores de Enfermagem, Medicina e Odontologia de universidade pública do Sul do Brasil a partir da percepção dos estudantes. Métodos: Estudo qualitativo com abordagem exploratório-descritiva. Dados coletados de outubro de 2011 a janeiro de 2012 através de entrevista focalizada por vinheta, realizada com 16 estudantes. A análise temática de conteúdo e o conceito de conhecimento sobre os alunos e suas características foram utilizados no tratamento dos dados. Resultados: Observa-se que o conhecimento sobre os alunos e suas características se manifesta no relacionamento durante o processo de aprendizagem. Percebe-se na adoção de postura acolhedora, flexível e pela disposição de observar e compreender demandas específicas dos estudantes, atuando pedagogicamente sobre elas. Conclusão: A percepção dos estudantes é que é baixo o conhecimento sobre os alunos e suas características que o coletivo de professores possui e que esta é categoria de conhecimento base relevante para que desenvolvam aprendizagem.
id UFRJ-4_0ab3d3bc98518b041ff4696da7a3fd14
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-81452016000200268
network_acronym_str UFRJ-4
network_name_str Escola Anna Nery
repository_id_str
spelling Bons professores de enfermagem, medicina e odontologia: Percepção acerca do conhecimento sobre os alunosEnsinoDocentesEstudantes de EnfermagemEstudantes de MedicinaEstudantes de OdontologiaRESUMO Objetivo: Analisar o conhecimento sobre os estudantes e suas características de bons professores de Enfermagem, Medicina e Odontologia de universidade pública do Sul do Brasil a partir da percepção dos estudantes. Métodos: Estudo qualitativo com abordagem exploratório-descritiva. Dados coletados de outubro de 2011 a janeiro de 2012 através de entrevista focalizada por vinheta, realizada com 16 estudantes. A análise temática de conteúdo e o conceito de conhecimento sobre os alunos e suas características foram utilizados no tratamento dos dados. Resultados: Observa-se que o conhecimento sobre os alunos e suas características se manifesta no relacionamento durante o processo de aprendizagem. Percebe-se na adoção de postura acolhedora, flexível e pela disposição de observar e compreender demandas específicas dos estudantes, atuando pedagogicamente sobre elas. Conclusão: A percepção dos estudantes é que é baixo o conhecimento sobre os alunos e suas características que o coletivo de professores possui e que esta é categoria de conhecimento base relevante para que desenvolvam aprendizagem.Universidade Federal do Rio de Janeiro2016-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000200268Escola Anna Nery v.20 n.2 2016reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.5935/1414-8145.20160036info:eu-repo/semantics/openAccessMenegaz,Jouhanna do CarmoBackes,Vânia Marli Schubertpor2016-07-05T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452016000200268Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2016-07-05T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Bons professores de enfermagem, medicina e odontologia: Percepção acerca do conhecimento sobre os alunos
title Bons professores de enfermagem, medicina e odontologia: Percepção acerca do conhecimento sobre os alunos
spellingShingle Bons professores de enfermagem, medicina e odontologia: Percepção acerca do conhecimento sobre os alunos
Menegaz,Jouhanna do Carmo
Ensino
Docentes
Estudantes de Enfermagem
Estudantes de Medicina
Estudantes de Odontologia
title_short Bons professores de enfermagem, medicina e odontologia: Percepção acerca do conhecimento sobre os alunos
title_full Bons professores de enfermagem, medicina e odontologia: Percepção acerca do conhecimento sobre os alunos
title_fullStr Bons professores de enfermagem, medicina e odontologia: Percepção acerca do conhecimento sobre os alunos
title_full_unstemmed Bons professores de enfermagem, medicina e odontologia: Percepção acerca do conhecimento sobre os alunos
title_sort Bons professores de enfermagem, medicina e odontologia: Percepção acerca do conhecimento sobre os alunos
author Menegaz,Jouhanna do Carmo
author_facet Menegaz,Jouhanna do Carmo
Backes,Vânia Marli Schubert
author_role author
author2 Backes,Vânia Marli Schubert
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menegaz,Jouhanna do Carmo
Backes,Vânia Marli Schubert
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Docentes
Estudantes de Enfermagem
Estudantes de Medicina
Estudantes de Odontologia
topic Ensino
Docentes
Estudantes de Enfermagem
Estudantes de Medicina
Estudantes de Odontologia
description RESUMO Objetivo: Analisar o conhecimento sobre os estudantes e suas características de bons professores de Enfermagem, Medicina e Odontologia de universidade pública do Sul do Brasil a partir da percepção dos estudantes. Métodos: Estudo qualitativo com abordagem exploratório-descritiva. Dados coletados de outubro de 2011 a janeiro de 2012 através de entrevista focalizada por vinheta, realizada com 16 estudantes. A análise temática de conteúdo e o conceito de conhecimento sobre os alunos e suas características foram utilizados no tratamento dos dados. Resultados: Observa-se que o conhecimento sobre os alunos e suas características se manifesta no relacionamento durante o processo de aprendizagem. Percebe-se na adoção de postura acolhedora, flexível e pela disposição de observar e compreender demandas específicas dos estudantes, atuando pedagogicamente sobre elas. Conclusão: A percepção dos estudantes é que é baixo o conhecimento sobre os alunos e suas características que o coletivo de professores possui e que esta é categoria de conhecimento base relevante para que desenvolvam aprendizagem.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000200268
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000200268
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.5935/1414-8145.20160036
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Escola Anna Nery v.20 n.2 2016
reponame:Escola Anna Nery
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Escola Anna Nery
collection Escola Anna Nery
repository.name.fl_str_mv Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com
_version_ 1750128123113897984