Bons professores de enfermagem, medicina e odontologia: Percepção acerca do conhecimento sobre os alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Escola Anna Nery |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000200268 |
Resumo: | RESUMO Objetivo: Analisar o conhecimento sobre os estudantes e suas características de bons professores de Enfermagem, Medicina e Odontologia de universidade pública do Sul do Brasil a partir da percepção dos estudantes. Métodos: Estudo qualitativo com abordagem exploratório-descritiva. Dados coletados de outubro de 2011 a janeiro de 2012 através de entrevista focalizada por vinheta, realizada com 16 estudantes. A análise temática de conteúdo e o conceito de conhecimento sobre os alunos e suas características foram utilizados no tratamento dos dados. Resultados: Observa-se que o conhecimento sobre os alunos e suas características se manifesta no relacionamento durante o processo de aprendizagem. Percebe-se na adoção de postura acolhedora, flexível e pela disposição de observar e compreender demandas específicas dos estudantes, atuando pedagogicamente sobre elas. Conclusão: A percepção dos estudantes é que é baixo o conhecimento sobre os alunos e suas características que o coletivo de professores possui e que esta é categoria de conhecimento base relevante para que desenvolvam aprendizagem. |
id |
UFRJ-4_0ab3d3bc98518b041ff4696da7a3fd14 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-81452016000200268 |
network_acronym_str |
UFRJ-4 |
network_name_str |
Escola Anna Nery |
repository_id_str |
|
spelling |
Bons professores de enfermagem, medicina e odontologia: Percepção acerca do conhecimento sobre os alunosEnsinoDocentesEstudantes de EnfermagemEstudantes de MedicinaEstudantes de OdontologiaRESUMO Objetivo: Analisar o conhecimento sobre os estudantes e suas características de bons professores de Enfermagem, Medicina e Odontologia de universidade pública do Sul do Brasil a partir da percepção dos estudantes. Métodos: Estudo qualitativo com abordagem exploratório-descritiva. Dados coletados de outubro de 2011 a janeiro de 2012 através de entrevista focalizada por vinheta, realizada com 16 estudantes. A análise temática de conteúdo e o conceito de conhecimento sobre os alunos e suas características foram utilizados no tratamento dos dados. Resultados: Observa-se que o conhecimento sobre os alunos e suas características se manifesta no relacionamento durante o processo de aprendizagem. Percebe-se na adoção de postura acolhedora, flexível e pela disposição de observar e compreender demandas específicas dos estudantes, atuando pedagogicamente sobre elas. Conclusão: A percepção dos estudantes é que é baixo o conhecimento sobre os alunos e suas características que o coletivo de professores possui e que esta é categoria de conhecimento base relevante para que desenvolvam aprendizagem.Universidade Federal do Rio de Janeiro2016-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000200268Escola Anna Nery v.20 n.2 2016reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.5935/1414-8145.20160036info:eu-repo/semantics/openAccessMenegaz,Jouhanna do CarmoBackes,Vânia Marli Schubertpor2016-07-05T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452016000200268Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2016-07-05T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Bons professores de enfermagem, medicina e odontologia: Percepção acerca do conhecimento sobre os alunos |
title |
Bons professores de enfermagem, medicina e odontologia: Percepção acerca do conhecimento sobre os alunos |
spellingShingle |
Bons professores de enfermagem, medicina e odontologia: Percepção acerca do conhecimento sobre os alunos Menegaz,Jouhanna do Carmo Ensino Docentes Estudantes de Enfermagem Estudantes de Medicina Estudantes de Odontologia |
title_short |
Bons professores de enfermagem, medicina e odontologia: Percepção acerca do conhecimento sobre os alunos |
title_full |
Bons professores de enfermagem, medicina e odontologia: Percepção acerca do conhecimento sobre os alunos |
title_fullStr |
Bons professores de enfermagem, medicina e odontologia: Percepção acerca do conhecimento sobre os alunos |
title_full_unstemmed |
Bons professores de enfermagem, medicina e odontologia: Percepção acerca do conhecimento sobre os alunos |
title_sort |
Bons professores de enfermagem, medicina e odontologia: Percepção acerca do conhecimento sobre os alunos |
author |
Menegaz,Jouhanna do Carmo |
author_facet |
Menegaz,Jouhanna do Carmo Backes,Vânia Marli Schubert |
author_role |
author |
author2 |
Backes,Vânia Marli Schubert |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menegaz,Jouhanna do Carmo Backes,Vânia Marli Schubert |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Docentes Estudantes de Enfermagem Estudantes de Medicina Estudantes de Odontologia |
topic |
Ensino Docentes Estudantes de Enfermagem Estudantes de Medicina Estudantes de Odontologia |
description |
RESUMO Objetivo: Analisar o conhecimento sobre os estudantes e suas características de bons professores de Enfermagem, Medicina e Odontologia de universidade pública do Sul do Brasil a partir da percepção dos estudantes. Métodos: Estudo qualitativo com abordagem exploratório-descritiva. Dados coletados de outubro de 2011 a janeiro de 2012 através de entrevista focalizada por vinheta, realizada com 16 estudantes. A análise temática de conteúdo e o conceito de conhecimento sobre os alunos e suas características foram utilizados no tratamento dos dados. Resultados: Observa-se que o conhecimento sobre os alunos e suas características se manifesta no relacionamento durante o processo de aprendizagem. Percebe-se na adoção de postura acolhedora, flexível e pela disposição de observar e compreender demandas específicas dos estudantes, atuando pedagogicamente sobre elas. Conclusão: A percepção dos estudantes é que é baixo o conhecimento sobre os alunos e suas características que o coletivo de professores possui e que esta é categoria de conhecimento base relevante para que desenvolvam aprendizagem. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000200268 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000200268 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.5935/1414-8145.20160036 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Escola Anna Nery v.20 n.2 2016 reponame:Escola Anna Nery instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Escola Anna Nery |
collection |
Escola Anna Nery |
repository.name.fl_str_mv |
Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com |
_version_ |
1750128123113897984 |