Consensos de professores especialistas de subáreas de conhecimento de Enfermagem: objetivos, conteúdos e métodos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Escola Anna Nery |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452022000100252 |
Resumo: | Resumo Objetivo descrever as relações entre objetivos, conteúdos e métodos de ensino em subáreas de conhecimento de Enfermagem a partir do consenso de professores especialistas. Método estudo Delphi em quatro rodadas. Participaram 112 professores de cursos de graduação de Instituições de Ensino Superior públicas do Brasil divididos em sete painéis por subárea. Os dados foram analisados pela técnica de Análise de Conteúdo à luz dos conceitos de conhecimento dos objetivos e conhecimento pedagógico de conteúdo de Shulman, transformados nas variáveis qualitativas de interesse, objetivos, conteúdos e métodos de ensino em torno das quais foi buscado consenso. Resultados somente as subáreas Enfermagem em Saúde Coletiva e Enfermagem na Gestão e Gerenciamento acordaram objetivos. Conteúdos acertados foram relacionados às políticas públicas e aos programas do Sistema Único de Saúde. Métodos sugerem a coexistência de tradição e inovação. Conclusões e implicações para a prática a tomada de consciência das relações entre os objetivos, conteúdos e métodos utilizados pelos professores impacta a promoção do diálogo e a integração entre as subáreas, implicando, na prática, uma formação profissional potencializada ou frágil em qualidade resolutiva de problemas de saúde. |
id |
UFRJ-4_3e3cb2dcc83b19e6d0a21459e796ee1f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-81452022000100252 |
network_acronym_str |
UFRJ-4 |
network_name_str |
Escola Anna Nery |
repository_id_str |
|
spelling |
Consensos de professores especialistas de subáreas de conhecimento de Enfermagem: objetivos, conteúdos e métodosDocentesEducação em EnfermagemEducação SuperiorEnfermagemEnsinoResumo Objetivo descrever as relações entre objetivos, conteúdos e métodos de ensino em subáreas de conhecimento de Enfermagem a partir do consenso de professores especialistas. Método estudo Delphi em quatro rodadas. Participaram 112 professores de cursos de graduação de Instituições de Ensino Superior públicas do Brasil divididos em sete painéis por subárea. Os dados foram analisados pela técnica de Análise de Conteúdo à luz dos conceitos de conhecimento dos objetivos e conhecimento pedagógico de conteúdo de Shulman, transformados nas variáveis qualitativas de interesse, objetivos, conteúdos e métodos de ensino em torno das quais foi buscado consenso. Resultados somente as subáreas Enfermagem em Saúde Coletiva e Enfermagem na Gestão e Gerenciamento acordaram objetivos. Conteúdos acertados foram relacionados às políticas públicas e aos programas do Sistema Único de Saúde. Métodos sugerem a coexistência de tradição e inovação. Conclusões e implicações para a prática a tomada de consciência das relações entre os objetivos, conteúdos e métodos utilizados pelos professores impacta a promoção do diálogo e a integração entre as subáreas, implicando, na prática, uma formação profissional potencializada ou frágil em qualidade resolutiva de problemas de saúde.Universidade Federal do Rio de Janeiro2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452022000100252Escola Anna Nery v.26 2022reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/2177-9465-ean-2021-0310info:eu-repo/semantics/openAccessMenegaz,Jouhanna do CarmoSilveira,Stelacelly Coelho Toscano de BritoBackes,Vânia Marli SchubertVendruscolo,Carinepor2022-02-21T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452022000100252Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2022-02-21T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Consensos de professores especialistas de subáreas de conhecimento de Enfermagem: objetivos, conteúdos e métodos |
title |
Consensos de professores especialistas de subáreas de conhecimento de Enfermagem: objetivos, conteúdos e métodos |
spellingShingle |
Consensos de professores especialistas de subáreas de conhecimento de Enfermagem: objetivos, conteúdos e métodos Menegaz,Jouhanna do Carmo Docentes Educação em Enfermagem Educação Superior Enfermagem Ensino |
title_short |
Consensos de professores especialistas de subáreas de conhecimento de Enfermagem: objetivos, conteúdos e métodos |
title_full |
Consensos de professores especialistas de subáreas de conhecimento de Enfermagem: objetivos, conteúdos e métodos |
title_fullStr |
Consensos de professores especialistas de subáreas de conhecimento de Enfermagem: objetivos, conteúdos e métodos |
title_full_unstemmed |
Consensos de professores especialistas de subáreas de conhecimento de Enfermagem: objetivos, conteúdos e métodos |
title_sort |
Consensos de professores especialistas de subáreas de conhecimento de Enfermagem: objetivos, conteúdos e métodos |
author |
Menegaz,Jouhanna do Carmo |
author_facet |
Menegaz,Jouhanna do Carmo Silveira,Stelacelly Coelho Toscano de Brito Backes,Vânia Marli Schubert Vendruscolo,Carine |
author_role |
author |
author2 |
Silveira,Stelacelly Coelho Toscano de Brito Backes,Vânia Marli Schubert Vendruscolo,Carine |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menegaz,Jouhanna do Carmo Silveira,Stelacelly Coelho Toscano de Brito Backes,Vânia Marli Schubert Vendruscolo,Carine |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docentes Educação em Enfermagem Educação Superior Enfermagem Ensino |
topic |
Docentes Educação em Enfermagem Educação Superior Enfermagem Ensino |
description |
Resumo Objetivo descrever as relações entre objetivos, conteúdos e métodos de ensino em subáreas de conhecimento de Enfermagem a partir do consenso de professores especialistas. Método estudo Delphi em quatro rodadas. Participaram 112 professores de cursos de graduação de Instituições de Ensino Superior públicas do Brasil divididos em sete painéis por subárea. Os dados foram analisados pela técnica de Análise de Conteúdo à luz dos conceitos de conhecimento dos objetivos e conhecimento pedagógico de conteúdo de Shulman, transformados nas variáveis qualitativas de interesse, objetivos, conteúdos e métodos de ensino em torno das quais foi buscado consenso. Resultados somente as subáreas Enfermagem em Saúde Coletiva e Enfermagem na Gestão e Gerenciamento acordaram objetivos. Conteúdos acertados foram relacionados às políticas públicas e aos programas do Sistema Único de Saúde. Métodos sugerem a coexistência de tradição e inovação. Conclusões e implicações para a prática a tomada de consciência das relações entre os objetivos, conteúdos e métodos utilizados pelos professores impacta a promoção do diálogo e a integração entre as subáreas, implicando, na prática, uma formação profissional potencializada ou frágil em qualidade resolutiva de problemas de saúde. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452022000100252 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452022000100252 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2177-9465-ean-2021-0310 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Escola Anna Nery v.26 2022 reponame:Escola Anna Nery instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Escola Anna Nery |
collection |
Escola Anna Nery |
repository.name.fl_str_mv |
Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com |
_version_ |
1750128126306811904 |