Consensos de professores especialistas de subáreas de conhecimento de Enfermagem: objetivos, conteúdos e métodos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menegaz,Jouhanna do Carmo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silveira,Stelacelly Coelho Toscano de Brito, Backes,Vânia Marli Schubert, Vendruscolo,Carine
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Escola Anna Nery
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452022000100252
Resumo: Resumo Objetivo descrever as relações entre objetivos, conteúdos e métodos de ensino em subáreas de conhecimento de Enfermagem a partir do consenso de professores especialistas. Método estudo Delphi em quatro rodadas. Participaram 112 professores de cursos de graduação de Instituições de Ensino Superior públicas do Brasil divididos em sete painéis por subárea. Os dados foram analisados pela técnica de Análise de Conteúdo à luz dos conceitos de conhecimento dos objetivos e conhecimento pedagógico de conteúdo de Shulman, transformados nas variáveis qualitativas de interesse, objetivos, conteúdos e métodos de ensino em torno das quais foi buscado consenso. Resultados somente as subáreas Enfermagem em Saúde Coletiva e Enfermagem na Gestão e Gerenciamento acordaram objetivos. Conteúdos acertados foram relacionados às políticas públicas e aos programas do Sistema Único de Saúde. Métodos sugerem a coexistência de tradição e inovação. Conclusões e implicações para a prática a tomada de consciência das relações entre os objetivos, conteúdos e métodos utilizados pelos professores impacta a promoção do diálogo e a integração entre as subáreas, implicando, na prática, uma formação profissional potencializada ou frágil em qualidade resolutiva de problemas de saúde.
id UFRJ-4_3e3cb2dcc83b19e6d0a21459e796ee1f
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-81452022000100252
network_acronym_str UFRJ-4
network_name_str Escola Anna Nery
repository_id_str
spelling Consensos de professores especialistas de subáreas de conhecimento de Enfermagem: objetivos, conteúdos e métodosDocentesEducação em EnfermagemEducação SuperiorEnfermagemEnsinoResumo Objetivo descrever as relações entre objetivos, conteúdos e métodos de ensino em subáreas de conhecimento de Enfermagem a partir do consenso de professores especialistas. Método estudo Delphi em quatro rodadas. Participaram 112 professores de cursos de graduação de Instituições de Ensino Superior públicas do Brasil divididos em sete painéis por subárea. Os dados foram analisados pela técnica de Análise de Conteúdo à luz dos conceitos de conhecimento dos objetivos e conhecimento pedagógico de conteúdo de Shulman, transformados nas variáveis qualitativas de interesse, objetivos, conteúdos e métodos de ensino em torno das quais foi buscado consenso. Resultados somente as subáreas Enfermagem em Saúde Coletiva e Enfermagem na Gestão e Gerenciamento acordaram objetivos. Conteúdos acertados foram relacionados às políticas públicas e aos programas do Sistema Único de Saúde. Métodos sugerem a coexistência de tradição e inovação. Conclusões e implicações para a prática a tomada de consciência das relações entre os objetivos, conteúdos e métodos utilizados pelos professores impacta a promoção do diálogo e a integração entre as subáreas, implicando, na prática, uma formação profissional potencializada ou frágil em qualidade resolutiva de problemas de saúde.Universidade Federal do Rio de Janeiro2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452022000100252Escola Anna Nery v.26 2022reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/2177-9465-ean-2021-0310info:eu-repo/semantics/openAccessMenegaz,Jouhanna do CarmoSilveira,Stelacelly Coelho Toscano de BritoBackes,Vânia Marli SchubertVendruscolo,Carinepor2022-02-21T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452022000100252Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2022-02-21T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Consensos de professores especialistas de subáreas de conhecimento de Enfermagem: objetivos, conteúdos e métodos
title Consensos de professores especialistas de subáreas de conhecimento de Enfermagem: objetivos, conteúdos e métodos
spellingShingle Consensos de professores especialistas de subáreas de conhecimento de Enfermagem: objetivos, conteúdos e métodos
Menegaz,Jouhanna do Carmo
Docentes
Educação em Enfermagem
Educação Superior
Enfermagem
Ensino
title_short Consensos de professores especialistas de subáreas de conhecimento de Enfermagem: objetivos, conteúdos e métodos
title_full Consensos de professores especialistas de subáreas de conhecimento de Enfermagem: objetivos, conteúdos e métodos
title_fullStr Consensos de professores especialistas de subáreas de conhecimento de Enfermagem: objetivos, conteúdos e métodos
title_full_unstemmed Consensos de professores especialistas de subáreas de conhecimento de Enfermagem: objetivos, conteúdos e métodos
title_sort Consensos de professores especialistas de subáreas de conhecimento de Enfermagem: objetivos, conteúdos e métodos
author Menegaz,Jouhanna do Carmo
author_facet Menegaz,Jouhanna do Carmo
Silveira,Stelacelly Coelho Toscano de Brito
Backes,Vânia Marli Schubert
Vendruscolo,Carine
author_role author
author2 Silveira,Stelacelly Coelho Toscano de Brito
Backes,Vânia Marli Schubert
Vendruscolo,Carine
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menegaz,Jouhanna do Carmo
Silveira,Stelacelly Coelho Toscano de Brito
Backes,Vânia Marli Schubert
Vendruscolo,Carine
dc.subject.por.fl_str_mv Docentes
Educação em Enfermagem
Educação Superior
Enfermagem
Ensino
topic Docentes
Educação em Enfermagem
Educação Superior
Enfermagem
Ensino
description Resumo Objetivo descrever as relações entre objetivos, conteúdos e métodos de ensino em subáreas de conhecimento de Enfermagem a partir do consenso de professores especialistas. Método estudo Delphi em quatro rodadas. Participaram 112 professores de cursos de graduação de Instituições de Ensino Superior públicas do Brasil divididos em sete painéis por subárea. Os dados foram analisados pela técnica de Análise de Conteúdo à luz dos conceitos de conhecimento dos objetivos e conhecimento pedagógico de conteúdo de Shulman, transformados nas variáveis qualitativas de interesse, objetivos, conteúdos e métodos de ensino em torno das quais foi buscado consenso. Resultados somente as subáreas Enfermagem em Saúde Coletiva e Enfermagem na Gestão e Gerenciamento acordaram objetivos. Conteúdos acertados foram relacionados às políticas públicas e aos programas do Sistema Único de Saúde. Métodos sugerem a coexistência de tradição e inovação. Conclusões e implicações para a prática a tomada de consciência das relações entre os objetivos, conteúdos e métodos utilizados pelos professores impacta a promoção do diálogo e a integração entre as subáreas, implicando, na prática, uma formação profissional potencializada ou frágil em qualidade resolutiva de problemas de saúde.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452022000100252
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452022000100252
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2177-9465-ean-2021-0310
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Escola Anna Nery v.26 2022
reponame:Escola Anna Nery
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Escola Anna Nery
collection Escola Anna Nery
repository.name.fl_str_mv Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com
_version_ 1750128126306811904