Educação em Saúde segundo os preceitos do Movimento Feminista: estratégias inovadoras para promoção da saúde sexual e reprodutiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Escola Anna Nery |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452015000400685 |
Resumo: | Resumo Objetivo: Apresentar uma reflexão sobre a prática educativa em saúde sexual e reprodutiva, segundo o Movimento Feminista. Métodos: Estudo teórico-reflexivo, baseado na literatura e na percepção das autoras, com intuito de fomentar a discussão sobre as possibilidades e potencialidades da prática educativa para promover a saúde sexual e reprodutiva. Resultados: A promoção da saúde sexual e reprodutiva, pode ser enriquecida com os ensinamentos, metodologias e abordagens oriundas do Movimento Feminista, que consideram a integralidade como norteadora das ações educativas. Conclusão: Assim, para o delineamento de novas maneiras de intervir neste contexto da saúde sexual e reprodutiva através da prática educativa, é válido resgatar as abordagens e a concepção de integralidade através da valorização do sujeito e das suas experiências vivida, como era feito pelo Movimento Feminista. |
id |
UFRJ-4_355fe73a6ff8e6ea3c18515a34605f18 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-81452015000400685 |
network_acronym_str |
UFRJ-4 |
network_name_str |
Escola Anna Nery |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação em Saúde segundo os preceitos do Movimento Feminista: estratégias inovadoras para promoção da saúde sexual e reprodutivaEducação em SaúdeFeminismoDireitos Sexuais e Reprodutivos.Resumo Objetivo: Apresentar uma reflexão sobre a prática educativa em saúde sexual e reprodutiva, segundo o Movimento Feminista. Métodos: Estudo teórico-reflexivo, baseado na literatura e na percepção das autoras, com intuito de fomentar a discussão sobre as possibilidades e potencialidades da prática educativa para promover a saúde sexual e reprodutiva. Resultados: A promoção da saúde sexual e reprodutiva, pode ser enriquecida com os ensinamentos, metodologias e abordagens oriundas do Movimento Feminista, que consideram a integralidade como norteadora das ações educativas. Conclusão: Assim, para o delineamento de novas maneiras de intervir neste contexto da saúde sexual e reprodutiva através da prática educativa, é válido resgatar as abordagens e a concepção de integralidade através da valorização do sujeito e das suas experiências vivida, como era feito pelo Movimento Feminista.Universidade Federal do Rio de Janeiro2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452015000400685Escola Anna Nery v.19 n.4 2015reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.5935/1414-8145.20150092info:eu-repo/semantics/openAccessPaiva,Carla Cardi Nepomuceno deVillar,Alana Stephanie EstevesSouza,Maria das Dores deLemos,Adrianapor2016-01-28T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452015000400685Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2016-01-28T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação em Saúde segundo os preceitos do Movimento Feminista: estratégias inovadoras para promoção da saúde sexual e reprodutiva |
title |
Educação em Saúde segundo os preceitos do Movimento Feminista: estratégias inovadoras para promoção da saúde sexual e reprodutiva |
spellingShingle |
Educação em Saúde segundo os preceitos do Movimento Feminista: estratégias inovadoras para promoção da saúde sexual e reprodutiva Paiva,Carla Cardi Nepomuceno de Educação em Saúde Feminismo Direitos Sexuais e Reprodutivos. |
title_short |
Educação em Saúde segundo os preceitos do Movimento Feminista: estratégias inovadoras para promoção da saúde sexual e reprodutiva |
title_full |
Educação em Saúde segundo os preceitos do Movimento Feminista: estratégias inovadoras para promoção da saúde sexual e reprodutiva |
title_fullStr |
Educação em Saúde segundo os preceitos do Movimento Feminista: estratégias inovadoras para promoção da saúde sexual e reprodutiva |
title_full_unstemmed |
Educação em Saúde segundo os preceitos do Movimento Feminista: estratégias inovadoras para promoção da saúde sexual e reprodutiva |
title_sort |
Educação em Saúde segundo os preceitos do Movimento Feminista: estratégias inovadoras para promoção da saúde sexual e reprodutiva |
author |
Paiva,Carla Cardi Nepomuceno de |
author_facet |
Paiva,Carla Cardi Nepomuceno de Villar,Alana Stephanie Esteves Souza,Maria das Dores de Lemos,Adriana |
author_role |
author |
author2 |
Villar,Alana Stephanie Esteves Souza,Maria das Dores de Lemos,Adriana |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paiva,Carla Cardi Nepomuceno de Villar,Alana Stephanie Esteves Souza,Maria das Dores de Lemos,Adriana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em Saúde Feminismo Direitos Sexuais e Reprodutivos. |
topic |
Educação em Saúde Feminismo Direitos Sexuais e Reprodutivos. |
description |
Resumo Objetivo: Apresentar uma reflexão sobre a prática educativa em saúde sexual e reprodutiva, segundo o Movimento Feminista. Métodos: Estudo teórico-reflexivo, baseado na literatura e na percepção das autoras, com intuito de fomentar a discussão sobre as possibilidades e potencialidades da prática educativa para promover a saúde sexual e reprodutiva. Resultados: A promoção da saúde sexual e reprodutiva, pode ser enriquecida com os ensinamentos, metodologias e abordagens oriundas do Movimento Feminista, que consideram a integralidade como norteadora das ações educativas. Conclusão: Assim, para o delineamento de novas maneiras de intervir neste contexto da saúde sexual e reprodutiva através da prática educativa, é válido resgatar as abordagens e a concepção de integralidade através da valorização do sujeito e das suas experiências vivida, como era feito pelo Movimento Feminista. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452015000400685 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452015000400685 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.5935/1414-8145.20150092 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Escola Anna Nery v.19 n.4 2015 reponame:Escola Anna Nery instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Escola Anna Nery |
collection |
Escola Anna Nery |
repository.name.fl_str_mv |
Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com |
_version_ |
1750128123057274880 |