Avaliação de tecnologia educativa para crianças com diabetes: estudo metodológico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Escola Anna Nery |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000600212 |
Resumo: | Resumo Objetivos descrever o processo de elaboração e avaliação de tecnologia educativa destinada à promoção do cuidado de crianças com diabetes. Método pesquisa metodológica desenvolvida em duas fases: elaboração e avaliação. A fase de elaboração compõe: revisão de literatura; diagnóstico situacional e elaboração das ilustrações; layout; design e textos. Aplicou-se a escala Likert para a avaliação de conteúdo. Os dados foram analisados por meio do coeficiente alfa de Cronbach, Índice de Validade de Conteúdo e nível de concordância. Resultados a definição da temática teve como base as demandas percebidas no diagnóstico situacional e a revisão de literatura. A seleção das imagens foi realizada por meio de fotografias, banco de imagens e Illustrator. As informações foram construídas como história em quadrinhos com o auxílio de designer gráfico. A tecnologia, avaliada por 12 profissionais de saúde, demonstrou nível de confiabilidade satisfatório conforme o coeficiente alfa de Cronbach (0,7121). O Índice de Validade de Conteúdo (0,875) e o nível de concordância (91,67) foram classificados como altos. Conclusão este estudo apresentou considerações relevantes na promoção do cuidado e no aumento do escopo de possibilidades de intervenções do profissional de saúde na perspectiva do cuidado centrado na criança e na família. |
id |
UFRJ-4_38caabf258f793e813394aafed278400 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-81452021000600212 |
network_acronym_str |
UFRJ-4 |
network_name_str |
Escola Anna Nery |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação de tecnologia educativa para crianças com diabetes: estudo metodológicoEducação em SaúdeTecnologia EducacionalDiabetes MellitusEnfermagem PediátricaCriançaResumo Objetivos descrever o processo de elaboração e avaliação de tecnologia educativa destinada à promoção do cuidado de crianças com diabetes. Método pesquisa metodológica desenvolvida em duas fases: elaboração e avaliação. A fase de elaboração compõe: revisão de literatura; diagnóstico situacional e elaboração das ilustrações; layout; design e textos. Aplicou-se a escala Likert para a avaliação de conteúdo. Os dados foram analisados por meio do coeficiente alfa de Cronbach, Índice de Validade de Conteúdo e nível de concordância. Resultados a definição da temática teve como base as demandas percebidas no diagnóstico situacional e a revisão de literatura. A seleção das imagens foi realizada por meio de fotografias, banco de imagens e Illustrator. As informações foram construídas como história em quadrinhos com o auxílio de designer gráfico. A tecnologia, avaliada por 12 profissionais de saúde, demonstrou nível de confiabilidade satisfatório conforme o coeficiente alfa de Cronbach (0,7121). O Índice de Validade de Conteúdo (0,875) e o nível de concordância (91,67) foram classificados como altos. Conclusão este estudo apresentou considerações relevantes na promoção do cuidado e no aumento do escopo de possibilidades de intervenções do profissional de saúde na perspectiva do cuidado centrado na criança e na família.Universidade Federal do Rio de Janeiro2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000600212Escola Anna Nery v.25 n.5 2021reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/2177-9465-ean-2020-0282info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro,Anna Luísa TorresAraújo,Éverton Fernandes dePinho,Isla Vitória Oliveira Sousa deMelo,Manuela CostaMartins,Ruth Geralda GermanaLara,Caren Castelar Queirozpor2021-08-25T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452021000600212Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2021-08-25T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação de tecnologia educativa para crianças com diabetes: estudo metodológico |
title |
Avaliação de tecnologia educativa para crianças com diabetes: estudo metodológico |
spellingShingle |
Avaliação de tecnologia educativa para crianças com diabetes: estudo metodológico Ribeiro,Anna Luísa Torres Educação em Saúde Tecnologia Educacional Diabetes Mellitus Enfermagem Pediátrica Criança |
title_short |
Avaliação de tecnologia educativa para crianças com diabetes: estudo metodológico |
title_full |
Avaliação de tecnologia educativa para crianças com diabetes: estudo metodológico |
title_fullStr |
Avaliação de tecnologia educativa para crianças com diabetes: estudo metodológico |
title_full_unstemmed |
Avaliação de tecnologia educativa para crianças com diabetes: estudo metodológico |
title_sort |
Avaliação de tecnologia educativa para crianças com diabetes: estudo metodológico |
author |
Ribeiro,Anna Luísa Torres |
author_facet |
Ribeiro,Anna Luísa Torres Araújo,Éverton Fernandes de Pinho,Isla Vitória Oliveira Sousa de Melo,Manuela Costa Martins,Ruth Geralda Germana Lara,Caren Castelar Queiroz |
author_role |
author |
author2 |
Araújo,Éverton Fernandes de Pinho,Isla Vitória Oliveira Sousa de Melo,Manuela Costa Martins,Ruth Geralda Germana Lara,Caren Castelar Queiroz |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro,Anna Luísa Torres Araújo,Éverton Fernandes de Pinho,Isla Vitória Oliveira Sousa de Melo,Manuela Costa Martins,Ruth Geralda Germana Lara,Caren Castelar Queiroz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em Saúde Tecnologia Educacional Diabetes Mellitus Enfermagem Pediátrica Criança |
topic |
Educação em Saúde Tecnologia Educacional Diabetes Mellitus Enfermagem Pediátrica Criança |
description |
Resumo Objetivos descrever o processo de elaboração e avaliação de tecnologia educativa destinada à promoção do cuidado de crianças com diabetes. Método pesquisa metodológica desenvolvida em duas fases: elaboração e avaliação. A fase de elaboração compõe: revisão de literatura; diagnóstico situacional e elaboração das ilustrações; layout; design e textos. Aplicou-se a escala Likert para a avaliação de conteúdo. Os dados foram analisados por meio do coeficiente alfa de Cronbach, Índice de Validade de Conteúdo e nível de concordância. Resultados a definição da temática teve como base as demandas percebidas no diagnóstico situacional e a revisão de literatura. A seleção das imagens foi realizada por meio de fotografias, banco de imagens e Illustrator. As informações foram construídas como história em quadrinhos com o auxílio de designer gráfico. A tecnologia, avaliada por 12 profissionais de saúde, demonstrou nível de confiabilidade satisfatório conforme o coeficiente alfa de Cronbach (0,7121). O Índice de Validade de Conteúdo (0,875) e o nível de concordância (91,67) foram classificados como altos. Conclusão este estudo apresentou considerações relevantes na promoção do cuidado e no aumento do escopo de possibilidades de intervenções do profissional de saúde na perspectiva do cuidado centrado na criança e na família. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000600212 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000600212 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2177-9465-ean-2020-0282 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Escola Anna Nery v.25 n.5 2021 reponame:Escola Anna Nery instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Escola Anna Nery |
collection |
Escola Anna Nery |
repository.name.fl_str_mv |
Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com |
_version_ |
1750128125906255872 |