Avaliação de tecnologia educativa para crianças com diabetes: estudo metodológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro,Anna Luísa Torres
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Araújo,Éverton Fernandes de, Pinho,Isla Vitória Oliveira Sousa de, Melo,Manuela Costa, Martins,Ruth Geralda Germana, Lara,Caren Castelar Queiroz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Escola Anna Nery
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000600212
Resumo: Resumo Objetivos descrever o processo de elaboração e avaliação de tecnologia educativa destinada à promoção do cuidado de crianças com diabetes. Método pesquisa metodológica desenvolvida em duas fases: elaboração e avaliação. A fase de elaboração compõe: revisão de literatura; diagnóstico situacional e elaboração das ilustrações; layout; design e textos. Aplicou-se a escala Likert para a avaliação de conteúdo. Os dados foram analisados por meio do coeficiente alfa de Cronbach, Índice de Validade de Conteúdo e nível de concordância. Resultados a definição da temática teve como base as demandas percebidas no diagnóstico situacional e a revisão de literatura. A seleção das imagens foi realizada por meio de fotografias, banco de imagens e Illustrator. As informações foram construídas como história em quadrinhos com o auxílio de designer gráfico. A tecnologia, avaliada por 12 profissionais de saúde, demonstrou nível de confiabilidade satisfatório conforme o coeficiente alfa de Cronbach (0,7121). O Índice de Validade de Conteúdo (0,875) e o nível de concordância (91,67) foram classificados como altos. Conclusão este estudo apresentou considerações relevantes na promoção do cuidado e no aumento do escopo de possibilidades de intervenções do profissional de saúde na perspectiva do cuidado centrado na criança e na família.
id UFRJ-4_38caabf258f793e813394aafed278400
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-81452021000600212
network_acronym_str UFRJ-4
network_name_str Escola Anna Nery
repository_id_str
spelling Avaliação de tecnologia educativa para crianças com diabetes: estudo metodológicoEducação em SaúdeTecnologia EducacionalDiabetes MellitusEnfermagem PediátricaCriançaResumo Objetivos descrever o processo de elaboração e avaliação de tecnologia educativa destinada à promoção do cuidado de crianças com diabetes. Método pesquisa metodológica desenvolvida em duas fases: elaboração e avaliação. A fase de elaboração compõe: revisão de literatura; diagnóstico situacional e elaboração das ilustrações; layout; design e textos. Aplicou-se a escala Likert para a avaliação de conteúdo. Os dados foram analisados por meio do coeficiente alfa de Cronbach, Índice de Validade de Conteúdo e nível de concordância. Resultados a definição da temática teve como base as demandas percebidas no diagnóstico situacional e a revisão de literatura. A seleção das imagens foi realizada por meio de fotografias, banco de imagens e Illustrator. As informações foram construídas como história em quadrinhos com o auxílio de designer gráfico. A tecnologia, avaliada por 12 profissionais de saúde, demonstrou nível de confiabilidade satisfatório conforme o coeficiente alfa de Cronbach (0,7121). O Índice de Validade de Conteúdo (0,875) e o nível de concordância (91,67) foram classificados como altos. Conclusão este estudo apresentou considerações relevantes na promoção do cuidado e no aumento do escopo de possibilidades de intervenções do profissional de saúde na perspectiva do cuidado centrado na criança e na família.Universidade Federal do Rio de Janeiro2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000600212Escola Anna Nery v.25 n.5 2021reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/2177-9465-ean-2020-0282info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro,Anna Luísa TorresAraújo,Éverton Fernandes dePinho,Isla Vitória Oliveira Sousa deMelo,Manuela CostaMartins,Ruth Geralda GermanaLara,Caren Castelar Queirozpor2021-08-25T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452021000600212Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2021-08-25T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de tecnologia educativa para crianças com diabetes: estudo metodológico
title Avaliação de tecnologia educativa para crianças com diabetes: estudo metodológico
spellingShingle Avaliação de tecnologia educativa para crianças com diabetes: estudo metodológico
Ribeiro,Anna Luísa Torres
Educação em Saúde
Tecnologia Educacional
Diabetes Mellitus
Enfermagem Pediátrica
Criança
title_short Avaliação de tecnologia educativa para crianças com diabetes: estudo metodológico
title_full Avaliação de tecnologia educativa para crianças com diabetes: estudo metodológico
title_fullStr Avaliação de tecnologia educativa para crianças com diabetes: estudo metodológico
title_full_unstemmed Avaliação de tecnologia educativa para crianças com diabetes: estudo metodológico
title_sort Avaliação de tecnologia educativa para crianças com diabetes: estudo metodológico
author Ribeiro,Anna Luísa Torres
author_facet Ribeiro,Anna Luísa Torres
Araújo,Éverton Fernandes de
Pinho,Isla Vitória Oliveira Sousa de
Melo,Manuela Costa
Martins,Ruth Geralda Germana
Lara,Caren Castelar Queiroz
author_role author
author2 Araújo,Éverton Fernandes de
Pinho,Isla Vitória Oliveira Sousa de
Melo,Manuela Costa
Martins,Ruth Geralda Germana
Lara,Caren Castelar Queiroz
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro,Anna Luísa Torres
Araújo,Éverton Fernandes de
Pinho,Isla Vitória Oliveira Sousa de
Melo,Manuela Costa
Martins,Ruth Geralda Germana
Lara,Caren Castelar Queiroz
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Saúde
Tecnologia Educacional
Diabetes Mellitus
Enfermagem Pediátrica
Criança
topic Educação em Saúde
Tecnologia Educacional
Diabetes Mellitus
Enfermagem Pediátrica
Criança
description Resumo Objetivos descrever o processo de elaboração e avaliação de tecnologia educativa destinada à promoção do cuidado de crianças com diabetes. Método pesquisa metodológica desenvolvida em duas fases: elaboração e avaliação. A fase de elaboração compõe: revisão de literatura; diagnóstico situacional e elaboração das ilustrações; layout; design e textos. Aplicou-se a escala Likert para a avaliação de conteúdo. Os dados foram analisados por meio do coeficiente alfa de Cronbach, Índice de Validade de Conteúdo e nível de concordância. Resultados a definição da temática teve como base as demandas percebidas no diagnóstico situacional e a revisão de literatura. A seleção das imagens foi realizada por meio de fotografias, banco de imagens e Illustrator. As informações foram construídas como história em quadrinhos com o auxílio de designer gráfico. A tecnologia, avaliada por 12 profissionais de saúde, demonstrou nível de confiabilidade satisfatório conforme o coeficiente alfa de Cronbach (0,7121). O Índice de Validade de Conteúdo (0,875) e o nível de concordância (91,67) foram classificados como altos. Conclusão este estudo apresentou considerações relevantes na promoção do cuidado e no aumento do escopo de possibilidades de intervenções do profissional de saúde na perspectiva do cuidado centrado na criança e na família.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000600212
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000600212
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2177-9465-ean-2020-0282
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Escola Anna Nery v.25 n.5 2021
reponame:Escola Anna Nery
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Escola Anna Nery
collection Escola Anna Nery
repository.name.fl_str_mv Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com
_version_ 1750128125906255872