Aspectos positivos e negativos da simulação clínica no ensino de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa,Maria Ercília Chagas
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pereira-Ávila,Fernanda Maria Vieira, Góes,Fernanda Garcia Bezerra, Pereira-Caldeira,Natália Maria Vieira, Sousa,Laelson Rochelle Milanês, Goulart,Maithê de Carvalho e Lemos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Escola Anna Nery
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452020000300207
Resumo: Resumo Objetivo descrever os aspectos positivos e negativos da simulação clínica no ensino de enfermagem na perspectiva dos graduandos. Método estudo transversal descritivo de abordagem qualitativa, desenvolvido em uma universidade federal do Rio de Janeiro. A coleta de dados ocorreu após a realização da simulação clínica acerca do exame físico do paciente, onde se sucedeu uma discussão com os alunos acerca de suas percepções. O conteúdo textual decorrente das entrevistas foi submetido à análise lexicográfica, utilizando-se o software Interface de R pour Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionneires (IRAMUTEQ). Resultados os aspectos positivos da simulação clínica no ensino de enfermagem versam sobre a importância da simulação na preparação dos alunos para a prática clínica, favorecendo a correlação entre teoria, prática e o desenvolvimento do raciocínio crítico. Dentre os negativos, destacaram-se o nervosismo e a dificuldade em realizar as ações com os demais colegas observando. Conclusão e Implicações para a prática a simulação demonstrou ser uma ferramenta significativa e viável para o ensino em enfermagem. Recomenda-se que esta estratégia seja adotada a fim de contribuir na formação de profissionais reflexivos e aptos para prestar os cuidados sem erros, contribuindo para a segurança do paciente.
id UFRJ-4_45d7a283bad01795861642ad0cec4434
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-81452020000300207
network_acronym_str UFRJ-4
network_name_str Escola Anna Nery
repository_id_str
spelling Aspectos positivos e negativos da simulação clínica no ensino de enfermagemSimulaçãoEnsinoEnfermagemResumo Objetivo descrever os aspectos positivos e negativos da simulação clínica no ensino de enfermagem na perspectiva dos graduandos. Método estudo transversal descritivo de abordagem qualitativa, desenvolvido em uma universidade federal do Rio de Janeiro. A coleta de dados ocorreu após a realização da simulação clínica acerca do exame físico do paciente, onde se sucedeu uma discussão com os alunos acerca de suas percepções. O conteúdo textual decorrente das entrevistas foi submetido à análise lexicográfica, utilizando-se o software Interface de R pour Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionneires (IRAMUTEQ). Resultados os aspectos positivos da simulação clínica no ensino de enfermagem versam sobre a importância da simulação na preparação dos alunos para a prática clínica, favorecendo a correlação entre teoria, prática e o desenvolvimento do raciocínio crítico. Dentre os negativos, destacaram-se o nervosismo e a dificuldade em realizar as ações com os demais colegas observando. Conclusão e Implicações para a prática a simulação demonstrou ser uma ferramenta significativa e viável para o ensino em enfermagem. Recomenda-se que esta estratégia seja adotada a fim de contribuir na formação de profissionais reflexivos e aptos para prestar os cuidados sem erros, contribuindo para a segurança do paciente.Universidade Federal do Rio de Janeiro2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452020000300207Escola Anna Nery v.24 n.3 2020reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/2177-9465-ean-2019-0353info:eu-repo/semantics/openAccessRosa,Maria Ercília ChagasPereira-Ávila,Fernanda Maria VieiraGóes,Fernanda Garcia BezerraPereira-Caldeira,Natália Maria VieiraSousa,Laelson Rochelle MilanêsGoulart,Maithê de Carvalho e Lemospor2020-06-16T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452020000300207Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2020-06-16T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos positivos e negativos da simulação clínica no ensino de enfermagem
title Aspectos positivos e negativos da simulação clínica no ensino de enfermagem
spellingShingle Aspectos positivos e negativos da simulação clínica no ensino de enfermagem
Rosa,Maria Ercília Chagas
Simulação
Ensino
Enfermagem
title_short Aspectos positivos e negativos da simulação clínica no ensino de enfermagem
title_full Aspectos positivos e negativos da simulação clínica no ensino de enfermagem
title_fullStr Aspectos positivos e negativos da simulação clínica no ensino de enfermagem
title_full_unstemmed Aspectos positivos e negativos da simulação clínica no ensino de enfermagem
title_sort Aspectos positivos e negativos da simulação clínica no ensino de enfermagem
author Rosa,Maria Ercília Chagas
author_facet Rosa,Maria Ercília Chagas
Pereira-Ávila,Fernanda Maria Vieira
Góes,Fernanda Garcia Bezerra
Pereira-Caldeira,Natália Maria Vieira
Sousa,Laelson Rochelle Milanês
Goulart,Maithê de Carvalho e Lemos
author_role author
author2 Pereira-Ávila,Fernanda Maria Vieira
Góes,Fernanda Garcia Bezerra
Pereira-Caldeira,Natália Maria Vieira
Sousa,Laelson Rochelle Milanês
Goulart,Maithê de Carvalho e Lemos
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa,Maria Ercília Chagas
Pereira-Ávila,Fernanda Maria Vieira
Góes,Fernanda Garcia Bezerra
Pereira-Caldeira,Natália Maria Vieira
Sousa,Laelson Rochelle Milanês
Goulart,Maithê de Carvalho e Lemos
dc.subject.por.fl_str_mv Simulação
Ensino
Enfermagem
topic Simulação
Ensino
Enfermagem
description Resumo Objetivo descrever os aspectos positivos e negativos da simulação clínica no ensino de enfermagem na perspectiva dos graduandos. Método estudo transversal descritivo de abordagem qualitativa, desenvolvido em uma universidade federal do Rio de Janeiro. A coleta de dados ocorreu após a realização da simulação clínica acerca do exame físico do paciente, onde se sucedeu uma discussão com os alunos acerca de suas percepções. O conteúdo textual decorrente das entrevistas foi submetido à análise lexicográfica, utilizando-se o software Interface de R pour Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionneires (IRAMUTEQ). Resultados os aspectos positivos da simulação clínica no ensino de enfermagem versam sobre a importância da simulação na preparação dos alunos para a prática clínica, favorecendo a correlação entre teoria, prática e o desenvolvimento do raciocínio crítico. Dentre os negativos, destacaram-se o nervosismo e a dificuldade em realizar as ações com os demais colegas observando. Conclusão e Implicações para a prática a simulação demonstrou ser uma ferramenta significativa e viável para o ensino em enfermagem. Recomenda-se que esta estratégia seja adotada a fim de contribuir na formação de profissionais reflexivos e aptos para prestar os cuidados sem erros, contribuindo para a segurança do paciente.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452020000300207
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452020000300207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2177-9465-ean-2019-0353
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Escola Anna Nery v.24 n.3 2020
reponame:Escola Anna Nery
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Escola Anna Nery
collection Escola Anna Nery
repository.name.fl_str_mv Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com
_version_ 1750128124951003136