Uso da simulação do ensino da enfermagem: uma revisão integrativa da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Thais Oliveira Gomes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9L2R2X
Resumo: Trata-se de um estudo de revisão integrativa da literatura, com o objetivo de identificar os tipos e as tendências do uso da simulação no ensino de técnicas e procedimentos de enfermagem nos últimos dez anos. A busca ocorreu nas bases de dados MEDLINE, LILACS e BDENF, utilizando-se os descritores simulação, ensino e enfermagem. Foram incluídos artigos científicos com objetivos relacionados ao uso da simulação no ensino de técnicas e procedimentos de enfermagem, disponíveis na íntegra, online e de forma gratuita e publicados no período de janeiro de 2003 a maio de 2013. A amostra deste estudo foi composta de cinco artigos indexados com abordagem quantitativa, sendo quatro estudos de delineamento descritivo transversal e um experimental comparativo randomizado. Os resultados permitiram identificar uma tendência do uso de recursos digitais na simulação, em suas diferentes formas, sejam por meio de simuladores online, softwares, ambientes virtuais de aprendizagem e objetos educacionais digitais. Este estudo possibilitou afirmar que a simulação é uma estratégia metodológica válida e que funciona como melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Uma limitação do presente trabalho foi o número pequeno de artigos que compôs a amostra, o que se justifica pela falta de pesquisas na área de simulação em enfermagem, especialmente de estudos de delineamento randomizado controlado.
id UFMG_0ea4d8a2238be4bcb7fcf801316b7a0b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9L2R2X
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Eline Lima BorgesMiguir Terezinha Vieccelli DonosoThais Oliveira Gomes2019-08-09T12:02:15Z2019-08-09T12:02:15Z2014-02-22http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9L2R2XTrata-se de um estudo de revisão integrativa da literatura, com o objetivo de identificar os tipos e as tendências do uso da simulação no ensino de técnicas e procedimentos de enfermagem nos últimos dez anos. A busca ocorreu nas bases de dados MEDLINE, LILACS e BDENF, utilizando-se os descritores simulação, ensino e enfermagem. Foram incluídos artigos científicos com objetivos relacionados ao uso da simulação no ensino de técnicas e procedimentos de enfermagem, disponíveis na íntegra, online e de forma gratuita e publicados no período de janeiro de 2003 a maio de 2013. A amostra deste estudo foi composta de cinco artigos indexados com abordagem quantitativa, sendo quatro estudos de delineamento descritivo transversal e um experimental comparativo randomizado. Os resultados permitiram identificar uma tendência do uso de recursos digitais na simulação, em suas diferentes formas, sejam por meio de simuladores online, softwares, ambientes virtuais de aprendizagem e objetos educacionais digitais. Este estudo possibilitou afirmar que a simulação é uma estratégia metodológica válida e que funciona como melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Uma limitação do presente trabalho foi o número pequeno de artigos que compôs a amostra, o que se justifica pela falta de pesquisas na área de simulação em enfermagem, especialmente de estudos de delineamento randomizado controlado.This is a study of integrative literature review, with the aim of identifying the types and trends of use of simulation techniques in teaching and nursing procedures in the last ten years. The search occurred in MEDLINE, LILACS and BDENF, using the keywords "simulation", "education" and nursing ". Scientific articles were included with the related use of simulation techniques in teaching and nursing procedures, available in full online and free form and published from January 2003 to May 2013. The sample was composed of five articles indexed with a quantitative approach, four cross-sectional design studies and one randomized comparative trial. The results showed a trend of using digital resources in the simulation, in their different ways, whether through online simulators, software, virtual learning environments and digital learning objects. This study made it possible to affirm that simulation is a valid methodological strategy that works like improving the teaching-learning process. A limitation of this study was the small number of articles that composed the sample, which is justified by the lack of research on simulation in nursing, especially randomized controlled studies.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em enfermagemCapacitação profissionalEnsinoEnfermagemSimulaçãoUso da simulação do ensino da enfermagem: uma revisão integrativa da literaturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_vers_o_final.pdfapplication/pdf531139https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9L2R2X/1/monografia_vers_o_final.pdf44e5eecb58f124b404e9b7dc0bbcf1ecMD51TEXTmonografia_vers_o_final.pdf.txtmonografia_vers_o_final.pdf.txtExtracted texttext/plain43804https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9L2R2X/2/monografia_vers_o_final.pdf.txt3617a83d2d86dc3172cef5655f4c69fcMD521843/BUOS-9L2R2X2019-11-14 05:15:29.606oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9L2R2XRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:15:29Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uso da simulação do ensino da enfermagem: uma revisão integrativa da literatura
title Uso da simulação do ensino da enfermagem: uma revisão integrativa da literatura
spellingShingle Uso da simulação do ensino da enfermagem: uma revisão integrativa da literatura
Thais Oliveira Gomes
Ensino
Enfermagem
Simulação
Educação em enfermagem
Capacitação profissional
title_short Uso da simulação do ensino da enfermagem: uma revisão integrativa da literatura
title_full Uso da simulação do ensino da enfermagem: uma revisão integrativa da literatura
title_fullStr Uso da simulação do ensino da enfermagem: uma revisão integrativa da literatura
title_full_unstemmed Uso da simulação do ensino da enfermagem: uma revisão integrativa da literatura
title_sort Uso da simulação do ensino da enfermagem: uma revisão integrativa da literatura
author Thais Oliveira Gomes
author_facet Thais Oliveira Gomes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Eline Lima Borges
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Miguir Terezinha Vieccelli Donoso
dc.contributor.author.fl_str_mv Thais Oliveira Gomes
contributor_str_mv Eline Lima Borges
Miguir Terezinha Vieccelli Donoso
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Enfermagem
Simulação
topic Ensino
Enfermagem
Simulação
Educação em enfermagem
Capacitação profissional
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação em enfermagem
Capacitação profissional
description Trata-se de um estudo de revisão integrativa da literatura, com o objetivo de identificar os tipos e as tendências do uso da simulação no ensino de técnicas e procedimentos de enfermagem nos últimos dez anos. A busca ocorreu nas bases de dados MEDLINE, LILACS e BDENF, utilizando-se os descritores simulação, ensino e enfermagem. Foram incluídos artigos científicos com objetivos relacionados ao uso da simulação no ensino de técnicas e procedimentos de enfermagem, disponíveis na íntegra, online e de forma gratuita e publicados no período de janeiro de 2003 a maio de 2013. A amostra deste estudo foi composta de cinco artigos indexados com abordagem quantitativa, sendo quatro estudos de delineamento descritivo transversal e um experimental comparativo randomizado. Os resultados permitiram identificar uma tendência do uso de recursos digitais na simulação, em suas diferentes formas, sejam por meio de simuladores online, softwares, ambientes virtuais de aprendizagem e objetos educacionais digitais. Este estudo possibilitou afirmar que a simulação é uma estratégia metodológica válida e que funciona como melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Uma limitação do presente trabalho foi o número pequeno de artigos que compôs a amostra, o que se justifica pela falta de pesquisas na área de simulação em enfermagem, especialmente de estudos de delineamento randomizado controlado.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-02-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-09T12:02:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-09T12:02:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9L2R2X
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9L2R2X
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9L2R2X/1/monografia_vers_o_final.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9L2R2X/2/monografia_vers_o_final.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 44e5eecb58f124b404e9b7dc0bbcf1ec
3617a83d2d86dc3172cef5655f4c69fc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801677040499294208