Percepção dos monitores sobre a influência do programa de educação pelo trabalho na formação em saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Escola Anna Nery |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000200254 |
Resumo: | RESUMO Objetivo: O estudo teve como objetivo conhecer a influência do PET - Gestão na percepção de monitores, em relação à formação em saúde e a influência do programa em seu desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional. Métodos: Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa 14 monitores do PET Gestão. Para coleta de dados, utilizou-se a técnica de entrevista aberta ou em profundidade. A análise de dados se deu mediante a análise de conteúdo. Resultado: Os dados demonstraram que a inserção destes monitores nos campos de atuação favorece um aprendizado problematizado, podendo possibilitar a formação de profissionais críticos, proativos, autônomos e com olhar mais amplo sobre as redes de saúde. Conclusão: Conclui-se a necessidade de dar continuidade de ações, que fortaleçam o encontro da academia com os cenários de desenvolvimento do cuidado e a produção de conhecimentos onde se encontram todos os atores envolvidos no processo de produção da saúde. |
id |
UFRJ-4_4dc3e68df6934ad82e9a7ad8f4898fd0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-81452016000200254 |
network_acronym_str |
UFRJ-4 |
network_name_str |
Escola Anna Nery |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepção dos monitores sobre a influência do programa de educação pelo trabalho na formação em saúdeRecursos humanos em saúdeEducação em saúdePolítica de saúdeServiços de saúdeRESUMO Objetivo: O estudo teve como objetivo conhecer a influência do PET - Gestão na percepção de monitores, em relação à formação em saúde e a influência do programa em seu desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional. Métodos: Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa 14 monitores do PET Gestão. Para coleta de dados, utilizou-se a técnica de entrevista aberta ou em profundidade. A análise de dados se deu mediante a análise de conteúdo. Resultado: Os dados demonstraram que a inserção destes monitores nos campos de atuação favorece um aprendizado problematizado, podendo possibilitar a formação de profissionais críticos, proativos, autônomos e com olhar mais amplo sobre as redes de saúde. Conclusão: Conclui-se a necessidade de dar continuidade de ações, que fortaleçam o encontro da academia com os cenários de desenvolvimento do cuidado e a produção de conhecimentos onde se encontram todos os atores envolvidos no processo de produção da saúde.Universidade Federal do Rio de Janeiro2016-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000200254Escola Anna Nery v.20 n.2 2016reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.5935/1414-8145.20160034info:eu-repo/semantics/openAccessBortoletti,Ana Paula GossmannDuarte,Erica Rosalba MallmannFerla,Alcindo AntonioFerreira,Gimerson ErickDias,Míriam Thais Guterrespor2017-02-14T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452016000200254Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2017-02-14T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepção dos monitores sobre a influência do programa de educação pelo trabalho na formação em saúde |
title |
Percepção dos monitores sobre a influência do programa de educação pelo trabalho na formação em saúde |
spellingShingle |
Percepção dos monitores sobre a influência do programa de educação pelo trabalho na formação em saúde Bortoletti,Ana Paula Gossmann Recursos humanos em saúde Educação em saúde Política de saúde Serviços de saúde |
title_short |
Percepção dos monitores sobre a influência do programa de educação pelo trabalho na formação em saúde |
title_full |
Percepção dos monitores sobre a influência do programa de educação pelo trabalho na formação em saúde |
title_fullStr |
Percepção dos monitores sobre a influência do programa de educação pelo trabalho na formação em saúde |
title_full_unstemmed |
Percepção dos monitores sobre a influência do programa de educação pelo trabalho na formação em saúde |
title_sort |
Percepção dos monitores sobre a influência do programa de educação pelo trabalho na formação em saúde |
author |
Bortoletti,Ana Paula Gossmann |
author_facet |
Bortoletti,Ana Paula Gossmann Duarte,Erica Rosalba Mallmann Ferla,Alcindo Antonio Ferreira,Gimerson Erick Dias,Míriam Thais Guterres |
author_role |
author |
author2 |
Duarte,Erica Rosalba Mallmann Ferla,Alcindo Antonio Ferreira,Gimerson Erick Dias,Míriam Thais Guterres |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bortoletti,Ana Paula Gossmann Duarte,Erica Rosalba Mallmann Ferla,Alcindo Antonio Ferreira,Gimerson Erick Dias,Míriam Thais Guterres |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Recursos humanos em saúde Educação em saúde Política de saúde Serviços de saúde |
topic |
Recursos humanos em saúde Educação em saúde Política de saúde Serviços de saúde |
description |
RESUMO Objetivo: O estudo teve como objetivo conhecer a influência do PET - Gestão na percepção de monitores, em relação à formação em saúde e a influência do programa em seu desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional. Métodos: Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa 14 monitores do PET Gestão. Para coleta de dados, utilizou-se a técnica de entrevista aberta ou em profundidade. A análise de dados se deu mediante a análise de conteúdo. Resultado: Os dados demonstraram que a inserção destes monitores nos campos de atuação favorece um aprendizado problematizado, podendo possibilitar a formação de profissionais críticos, proativos, autônomos e com olhar mais amplo sobre as redes de saúde. Conclusão: Conclui-se a necessidade de dar continuidade de ações, que fortaleçam o encontro da academia com os cenários de desenvolvimento do cuidado e a produção de conhecimentos onde se encontram todos os atores envolvidos no processo de produção da saúde. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000200254 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000200254 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.5935/1414-8145.20160034 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Escola Anna Nery v.20 n.2 2016 reponame:Escola Anna Nery instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Escola Anna Nery |
collection |
Escola Anna Nery |
repository.name.fl_str_mv |
Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com |
_version_ |
1750128123111800832 |