Percepção dos monitores sobre a influência do programa de educação pelo trabalho na formação em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bortoletti,Ana Paula Gossmann
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Duarte,Erica Rosalba Mallmann, Ferla,Alcindo Antonio, Ferreira,Gimerson Erick, Dias,Míriam Thais Guterres
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Escola Anna Nery
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000200254
Resumo: RESUMO Objetivo: O estudo teve como objetivo conhecer a influência do PET - Gestão na percepção de monitores, em relação à formação em saúde e a influência do programa em seu desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional. Métodos: Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa 14 monitores do PET Gestão. Para coleta de dados, utilizou-se a técnica de entrevista aberta ou em profundidade. A análise de dados se deu mediante a análise de conteúdo. Resultado: Os dados demonstraram que a inserção destes monitores nos campos de atuação favorece um aprendizado problematizado, podendo possibilitar a formação de profissionais críticos, proativos, autônomos e com olhar mais amplo sobre as redes de saúde. Conclusão: Conclui-se a necessidade de dar continuidade de ações, que fortaleçam o encontro da academia com os cenários de desenvolvimento do cuidado e a produção de conhecimentos onde se encontram todos os atores envolvidos no processo de produção da saúde.
id UFRJ-4_4dc3e68df6934ad82e9a7ad8f4898fd0
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-81452016000200254
network_acronym_str UFRJ-4
network_name_str Escola Anna Nery
repository_id_str
spelling Percepção dos monitores sobre a influência do programa de educação pelo trabalho na formação em saúdeRecursos humanos em saúdeEducação em saúdePolítica de saúdeServiços de saúdeRESUMO Objetivo: O estudo teve como objetivo conhecer a influência do PET - Gestão na percepção de monitores, em relação à formação em saúde e a influência do programa em seu desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional. Métodos: Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa 14 monitores do PET Gestão. Para coleta de dados, utilizou-se a técnica de entrevista aberta ou em profundidade. A análise de dados se deu mediante a análise de conteúdo. Resultado: Os dados demonstraram que a inserção destes monitores nos campos de atuação favorece um aprendizado problematizado, podendo possibilitar a formação de profissionais críticos, proativos, autônomos e com olhar mais amplo sobre as redes de saúde. Conclusão: Conclui-se a necessidade de dar continuidade de ações, que fortaleçam o encontro da academia com os cenários de desenvolvimento do cuidado e a produção de conhecimentos onde se encontram todos os atores envolvidos no processo de produção da saúde.Universidade Federal do Rio de Janeiro2016-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000200254Escola Anna Nery v.20 n.2 2016reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.5935/1414-8145.20160034info:eu-repo/semantics/openAccessBortoletti,Ana Paula GossmannDuarte,Erica Rosalba MallmannFerla,Alcindo AntonioFerreira,Gimerson ErickDias,Míriam Thais Guterrespor2017-02-14T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452016000200254Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2017-02-14T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção dos monitores sobre a influência do programa de educação pelo trabalho na formação em saúde
title Percepção dos monitores sobre a influência do programa de educação pelo trabalho na formação em saúde
spellingShingle Percepção dos monitores sobre a influência do programa de educação pelo trabalho na formação em saúde
Bortoletti,Ana Paula Gossmann
Recursos humanos em saúde
Educação em saúde
Política de saúde
Serviços de saúde
title_short Percepção dos monitores sobre a influência do programa de educação pelo trabalho na formação em saúde
title_full Percepção dos monitores sobre a influência do programa de educação pelo trabalho na formação em saúde
title_fullStr Percepção dos monitores sobre a influência do programa de educação pelo trabalho na formação em saúde
title_full_unstemmed Percepção dos monitores sobre a influência do programa de educação pelo trabalho na formação em saúde
title_sort Percepção dos monitores sobre a influência do programa de educação pelo trabalho na formação em saúde
author Bortoletti,Ana Paula Gossmann
author_facet Bortoletti,Ana Paula Gossmann
Duarte,Erica Rosalba Mallmann
Ferla,Alcindo Antonio
Ferreira,Gimerson Erick
Dias,Míriam Thais Guterres
author_role author
author2 Duarte,Erica Rosalba Mallmann
Ferla,Alcindo Antonio
Ferreira,Gimerson Erick
Dias,Míriam Thais Guterres
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bortoletti,Ana Paula Gossmann
Duarte,Erica Rosalba Mallmann
Ferla,Alcindo Antonio
Ferreira,Gimerson Erick
Dias,Míriam Thais Guterres
dc.subject.por.fl_str_mv Recursos humanos em saúde
Educação em saúde
Política de saúde
Serviços de saúde
topic Recursos humanos em saúde
Educação em saúde
Política de saúde
Serviços de saúde
description RESUMO Objetivo: O estudo teve como objetivo conhecer a influência do PET - Gestão na percepção de monitores, em relação à formação em saúde e a influência do programa em seu desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional. Métodos: Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa 14 monitores do PET Gestão. Para coleta de dados, utilizou-se a técnica de entrevista aberta ou em profundidade. A análise de dados se deu mediante a análise de conteúdo. Resultado: Os dados demonstraram que a inserção destes monitores nos campos de atuação favorece um aprendizado problematizado, podendo possibilitar a formação de profissionais críticos, proativos, autônomos e com olhar mais amplo sobre as redes de saúde. Conclusão: Conclui-se a necessidade de dar continuidade de ações, que fortaleçam o encontro da academia com os cenários de desenvolvimento do cuidado e a produção de conhecimentos onde se encontram todos os atores envolvidos no processo de produção da saúde.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000200254
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000200254
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.5935/1414-8145.20160034
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Escola Anna Nery v.20 n.2 2016
reponame:Escola Anna Nery
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Escola Anna Nery
collection Escola Anna Nery
repository.name.fl_str_mv Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com
_version_ 1750128123111800832