Avaliação de um programa admissional para a equipe de enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Escola Anna Nery |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000300210 |
Resumo: | RESUMO Objetivo: Avaliar a eficácia dos treinamentos ministrados à equipe de enfermagem, no período de integração. Métodos: Pesquisa de avaliação somativa e experimentação desenvolvida com 52 profissionais de enfermagem. Para a coleta de dados, foram consideradas a avaliação de reação, que mensurou o sentimento do profissional em relação ao instrutor e ao conteúdo do treinamento, e a avaliação da aprendizagem, que mensurou a eficácia do treinamento, por meio de questões técnicas de múltipla escolha sobre o conteúdo ministrado em dois momentos: antes do início e no término do período de integração. Resultados: As médias da avaliação de reação do treinamento prático e de laboratório foram consideradas excelentes, e as notas do pré e pós-teste foram, respectivamente, 5,9 e 7,2 pontos (p < 0,0001). Conclusão: Os treinamentos ministrados durante o período de integração foram eficazes e desenvolveram as competências necessárias para a melhoria da qualidade da assistência e segurança do paciente. |
id |
UFRJ-4_6560c7aef71ebb4e37ea055837f508b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-81452016000300210 |
network_acronym_str |
UFRJ-4 |
network_name_str |
Escola Anna Nery |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação de um programa admissional para a equipe de enfermagemEquipe de EnfermagemAvaliação EducacionalCapacitação em ServiçoRESUMO Objetivo: Avaliar a eficácia dos treinamentos ministrados à equipe de enfermagem, no período de integração. Métodos: Pesquisa de avaliação somativa e experimentação desenvolvida com 52 profissionais de enfermagem. Para a coleta de dados, foram consideradas a avaliação de reação, que mensurou o sentimento do profissional em relação ao instrutor e ao conteúdo do treinamento, e a avaliação da aprendizagem, que mensurou a eficácia do treinamento, por meio de questões técnicas de múltipla escolha sobre o conteúdo ministrado em dois momentos: antes do início e no término do período de integração. Resultados: As médias da avaliação de reação do treinamento prático e de laboratório foram consideradas excelentes, e as notas do pré e pós-teste foram, respectivamente, 5,9 e 7,2 pontos (p < 0,0001). Conclusão: Os treinamentos ministrados durante o período de integração foram eficazes e desenvolveram as competências necessárias para a melhoria da qualidade da assistência e segurança do paciente.Universidade Federal do Rio de Janeiro2016-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000300210Escola Anna Nery v.20 n.3 2016reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.5935/1414-8145.20160065info:eu-repo/semantics/openAccessSapatini,Talita FernandaGasparino,Renata CristinaPolli,LucasOliveira,André Silva depor2016-07-05T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452016000300210Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2016-07-05T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação de um programa admissional para a equipe de enfermagem |
title |
Avaliação de um programa admissional para a equipe de enfermagem |
spellingShingle |
Avaliação de um programa admissional para a equipe de enfermagem Sapatini,Talita Fernanda Equipe de Enfermagem Avaliação Educacional Capacitação em Serviço |
title_short |
Avaliação de um programa admissional para a equipe de enfermagem |
title_full |
Avaliação de um programa admissional para a equipe de enfermagem |
title_fullStr |
Avaliação de um programa admissional para a equipe de enfermagem |
title_full_unstemmed |
Avaliação de um programa admissional para a equipe de enfermagem |
title_sort |
Avaliação de um programa admissional para a equipe de enfermagem |
author |
Sapatini,Talita Fernanda |
author_facet |
Sapatini,Talita Fernanda Gasparino,Renata Cristina Polli,Lucas Oliveira,André Silva de |
author_role |
author |
author2 |
Gasparino,Renata Cristina Polli,Lucas Oliveira,André Silva de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sapatini,Talita Fernanda Gasparino,Renata Cristina Polli,Lucas Oliveira,André Silva de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Equipe de Enfermagem Avaliação Educacional Capacitação em Serviço |
topic |
Equipe de Enfermagem Avaliação Educacional Capacitação em Serviço |
description |
RESUMO Objetivo: Avaliar a eficácia dos treinamentos ministrados à equipe de enfermagem, no período de integração. Métodos: Pesquisa de avaliação somativa e experimentação desenvolvida com 52 profissionais de enfermagem. Para a coleta de dados, foram consideradas a avaliação de reação, que mensurou o sentimento do profissional em relação ao instrutor e ao conteúdo do treinamento, e a avaliação da aprendizagem, que mensurou a eficácia do treinamento, por meio de questões técnicas de múltipla escolha sobre o conteúdo ministrado em dois momentos: antes do início e no término do período de integração. Resultados: As médias da avaliação de reação do treinamento prático e de laboratório foram consideradas excelentes, e as notas do pré e pós-teste foram, respectivamente, 5,9 e 7,2 pontos (p < 0,0001). Conclusão: Os treinamentos ministrados durante o período de integração foram eficazes e desenvolveram as competências necessárias para a melhoria da qualidade da assistência e segurança do paciente. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000300210 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000300210 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.5935/1414-8145.20160065 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Escola Anna Nery v.20 n.3 2016 reponame:Escola Anna Nery instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Escola Anna Nery |
collection |
Escola Anna Nery |
repository.name.fl_str_mv |
Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com |
_version_ |
1750128123154792448 |