Avaliação de um programa admissional para a equipe de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sapatini,Talita Fernanda
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Gasparino,Renata Cristina, Polli,Lucas, Oliveira,André Silva de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Escola Anna Nery
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000300210
Resumo: RESUMO Objetivo: Avaliar a eficácia dos treinamentos ministrados à equipe de enfermagem, no período de integração. Métodos: Pesquisa de avaliação somativa e experimentação desenvolvida com 52 profissionais de enfermagem. Para a coleta de dados, foram consideradas a avaliação de reação, que mensurou o sentimento do profissional em relação ao instrutor e ao conteúdo do treinamento, e a avaliação da aprendizagem, que mensurou a eficácia do treinamento, por meio de questões técnicas de múltipla escolha sobre o conteúdo ministrado em dois momentos: antes do início e no término do período de integração. Resultados: As médias da avaliação de reação do treinamento prático e de laboratório foram consideradas excelentes, e as notas do pré e pós-teste foram, respectivamente, 5,9 e 7,2 pontos (p < 0,0001). Conclusão: Os treinamentos ministrados durante o período de integração foram eficazes e desenvolveram as competências necessárias para a melhoria da qualidade da assistência e segurança do paciente.
id UFRJ-4_6560c7aef71ebb4e37ea055837f508b5
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-81452016000300210
network_acronym_str UFRJ-4
network_name_str Escola Anna Nery
repository_id_str
spelling Avaliação de um programa admissional para a equipe de enfermagemEquipe de EnfermagemAvaliação EducacionalCapacitação em ServiçoRESUMO Objetivo: Avaliar a eficácia dos treinamentos ministrados à equipe de enfermagem, no período de integração. Métodos: Pesquisa de avaliação somativa e experimentação desenvolvida com 52 profissionais de enfermagem. Para a coleta de dados, foram consideradas a avaliação de reação, que mensurou o sentimento do profissional em relação ao instrutor e ao conteúdo do treinamento, e a avaliação da aprendizagem, que mensurou a eficácia do treinamento, por meio de questões técnicas de múltipla escolha sobre o conteúdo ministrado em dois momentos: antes do início e no término do período de integração. Resultados: As médias da avaliação de reação do treinamento prático e de laboratório foram consideradas excelentes, e as notas do pré e pós-teste foram, respectivamente, 5,9 e 7,2 pontos (p < 0,0001). Conclusão: Os treinamentos ministrados durante o período de integração foram eficazes e desenvolveram as competências necessárias para a melhoria da qualidade da assistência e segurança do paciente.Universidade Federal do Rio de Janeiro2016-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000300210Escola Anna Nery v.20 n.3 2016reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.5935/1414-8145.20160065info:eu-repo/semantics/openAccessSapatini,Talita FernandaGasparino,Renata CristinaPolli,LucasOliveira,André Silva depor2016-07-05T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452016000300210Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2016-07-05T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de um programa admissional para a equipe de enfermagem
title Avaliação de um programa admissional para a equipe de enfermagem
spellingShingle Avaliação de um programa admissional para a equipe de enfermagem
Sapatini,Talita Fernanda
Equipe de Enfermagem
Avaliação Educacional
Capacitação em Serviço
title_short Avaliação de um programa admissional para a equipe de enfermagem
title_full Avaliação de um programa admissional para a equipe de enfermagem
title_fullStr Avaliação de um programa admissional para a equipe de enfermagem
title_full_unstemmed Avaliação de um programa admissional para a equipe de enfermagem
title_sort Avaliação de um programa admissional para a equipe de enfermagem
author Sapatini,Talita Fernanda
author_facet Sapatini,Talita Fernanda
Gasparino,Renata Cristina
Polli,Lucas
Oliveira,André Silva de
author_role author
author2 Gasparino,Renata Cristina
Polli,Lucas
Oliveira,André Silva de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sapatini,Talita Fernanda
Gasparino,Renata Cristina
Polli,Lucas
Oliveira,André Silva de
dc.subject.por.fl_str_mv Equipe de Enfermagem
Avaliação Educacional
Capacitação em Serviço
topic Equipe de Enfermagem
Avaliação Educacional
Capacitação em Serviço
description RESUMO Objetivo: Avaliar a eficácia dos treinamentos ministrados à equipe de enfermagem, no período de integração. Métodos: Pesquisa de avaliação somativa e experimentação desenvolvida com 52 profissionais de enfermagem. Para a coleta de dados, foram consideradas a avaliação de reação, que mensurou o sentimento do profissional em relação ao instrutor e ao conteúdo do treinamento, e a avaliação da aprendizagem, que mensurou a eficácia do treinamento, por meio de questões técnicas de múltipla escolha sobre o conteúdo ministrado em dois momentos: antes do início e no término do período de integração. Resultados: As médias da avaliação de reação do treinamento prático e de laboratório foram consideradas excelentes, e as notas do pré e pós-teste foram, respectivamente, 5,9 e 7,2 pontos (p < 0,0001). Conclusão: Os treinamentos ministrados durante o período de integração foram eficazes e desenvolveram as competências necessárias para a melhoria da qualidade da assistência e segurança do paciente.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000300210
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000300210
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.5935/1414-8145.20160065
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Escola Anna Nery v.20 n.3 2016
reponame:Escola Anna Nery
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Escola Anna Nery
collection Escola Anna Nery
repository.name.fl_str_mv Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com
_version_ 1750128123154792448