Análise do processo de avaliação da aprendizagem de ações educativas de profissionais de enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000700006 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi analisar o processo de avaliação da aprendizagem realizado em treinamentos ministrados à equipe de enfermagem, no que se refere à eficácia dos treinamentos e à validade dos instrumentos. Trata-se de um estudo empírico, cujos achados apoiarão formulações teóricas para a construção de uma metodologia de avaliação. A análise consistiu em avaliações da aprendizagem em seis treinamentos, totalizando 993 avaliações. Com base nos resultados dos seis treinamentos avaliados, pôde-se perceber a necessidade de proposição de uma metodologia de avaliação, construindo critérios, instrumentos e indicadores para essa finalidade. Notou-se também que é preciso aprimorar a realização do diagnóstico relativo à necessidade de treinamento e às estratégias de ensino. |
id |
USP-24_e5762737c93a7d7054ec5983d1394001 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0080-62342011000700006 |
network_acronym_str |
USP-24 |
network_name_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise do processo de avaliação da aprendizagem de ações educativas de profissionais de enfermagemEquipe de enfermagemCapacitaçãoAvaliação da educaçãoAdministração de recursos humanos em hospitaisO objetivo deste estudo foi analisar o processo de avaliação da aprendizagem realizado em treinamentos ministrados à equipe de enfermagem, no que se refere à eficácia dos treinamentos e à validade dos instrumentos. Trata-se de um estudo empírico, cujos achados apoiarão formulações teóricas para a construção de uma metodologia de avaliação. A análise consistiu em avaliações da aprendizagem em seis treinamentos, totalizando 993 avaliações. Com base nos resultados dos seis treinamentos avaliados, pôde-se perceber a necessidade de proposição de uma metodologia de avaliação, construindo critérios, instrumentos e indicadores para essa finalidade. Notou-se também que é preciso aprimorar a realização do diagnóstico relativo à necessidade de treinamento e às estratégias de ensino.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2011-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000700006Revista da Escola de Enfermagem da USP v.45 n.spe 2011reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-62342011000700006info:eu-repo/semantics/openAccessMira,Vera LuciaPeduzzi,MarinaMelleiro,Marta MariaTronchin,Daisy Maria RizattoPrado,Maria de Fátima FernandesSantos,Patrícia Tavares dosLara,Enilda Maria de SousaSilva,Jaqueline Alcântara Marcelino daBorges-Andrade,Jairo Eduardopor2012-01-24T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342011000700006Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-01-24T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise do processo de avaliação da aprendizagem de ações educativas de profissionais de enfermagem |
title |
Análise do processo de avaliação da aprendizagem de ações educativas de profissionais de enfermagem |
spellingShingle |
Análise do processo de avaliação da aprendizagem de ações educativas de profissionais de enfermagem Mira,Vera Lucia Equipe de enfermagem Capacitação Avaliação da educação Administração de recursos humanos em hospitais |
title_short |
Análise do processo de avaliação da aprendizagem de ações educativas de profissionais de enfermagem |
title_full |
Análise do processo de avaliação da aprendizagem de ações educativas de profissionais de enfermagem |
title_fullStr |
Análise do processo de avaliação da aprendizagem de ações educativas de profissionais de enfermagem |
title_full_unstemmed |
Análise do processo de avaliação da aprendizagem de ações educativas de profissionais de enfermagem |
title_sort |
Análise do processo de avaliação da aprendizagem de ações educativas de profissionais de enfermagem |
author |
Mira,Vera Lucia |
author_facet |
Mira,Vera Lucia Peduzzi,Marina Melleiro,Marta Maria Tronchin,Daisy Maria Rizatto Prado,Maria de Fátima Fernandes Santos,Patrícia Tavares dos Lara,Enilda Maria de Sousa Silva,Jaqueline Alcântara Marcelino da Borges-Andrade,Jairo Eduardo |
author_role |
author |
author2 |
Peduzzi,Marina Melleiro,Marta Maria Tronchin,Daisy Maria Rizatto Prado,Maria de Fátima Fernandes Santos,Patrícia Tavares dos Lara,Enilda Maria de Sousa Silva,Jaqueline Alcântara Marcelino da Borges-Andrade,Jairo Eduardo |
author2_role |
author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mira,Vera Lucia Peduzzi,Marina Melleiro,Marta Maria Tronchin,Daisy Maria Rizatto Prado,Maria de Fátima Fernandes Santos,Patrícia Tavares dos Lara,Enilda Maria de Sousa Silva,Jaqueline Alcântara Marcelino da Borges-Andrade,Jairo Eduardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Equipe de enfermagem Capacitação Avaliação da educação Administração de recursos humanos em hospitais |
topic |
Equipe de enfermagem Capacitação Avaliação da educação Administração de recursos humanos em hospitais |
description |
O objetivo deste estudo foi analisar o processo de avaliação da aprendizagem realizado em treinamentos ministrados à equipe de enfermagem, no que se refere à eficácia dos treinamentos e à validade dos instrumentos. Trata-se de um estudo empírico, cujos achados apoiarão formulações teóricas para a construção de uma metodologia de avaliação. A análise consistiu em avaliações da aprendizagem em seis treinamentos, totalizando 993 avaliações. Com base nos resultados dos seis treinamentos avaliados, pôde-se perceber a necessidade de proposição de uma metodologia de avaliação, construindo critérios, instrumentos e indicadores para essa finalidade. Notou-se também que é preciso aprimorar a realização do diagnóstico relativo à necessidade de treinamento e às estratégias de ensino. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000700006 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000700006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0080-62342011000700006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP v.45 n.spe 2011 reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
collection |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||nursingscholar@usp.br |
_version_ |
1748936534894051328 |