Análise do processo de avaliação da aprendizagem de ações educativas de profissionais de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mira,Vera Lucia
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Peduzzi,Marina, Melleiro,Marta Maria, Tronchin,Daisy Maria Rizatto, Prado,Maria de Fátima Fernandes, Santos,Patrícia Tavares dos, Lara,Enilda Maria de Sousa, Silva,Jaqueline Alcântara Marcelino da, Borges-Andrade,Jairo Eduardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000700006
Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar o processo de avaliação da aprendizagem realizado em treinamentos ministrados à equipe de enfermagem, no que se refere à eficácia dos treinamentos e à validade dos instrumentos. Trata-se de um estudo empírico, cujos achados apoiarão formulações teóricas para a construção de uma metodologia de avaliação. A análise consistiu em avaliações da aprendizagem em seis treinamentos, totalizando 993 avaliações. Com base nos resultados dos seis treinamentos avaliados, pôde-se perceber a necessidade de proposição de uma metodologia de avaliação, construindo critérios, instrumentos e indicadores para essa finalidade. Notou-se também que é preciso aprimorar a realização do diagnóstico relativo à necessidade de treinamento e às estratégias de ensino.
id USP-24_e5762737c93a7d7054ec5983d1394001
oai_identifier_str oai:scielo:S0080-62342011000700006
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Análise do processo de avaliação da aprendizagem de ações educativas de profissionais de enfermagemEquipe de enfermagemCapacitaçãoAvaliação da educaçãoAdministração de recursos humanos em hospitaisO objetivo deste estudo foi analisar o processo de avaliação da aprendizagem realizado em treinamentos ministrados à equipe de enfermagem, no que se refere à eficácia dos treinamentos e à validade dos instrumentos. Trata-se de um estudo empírico, cujos achados apoiarão formulações teóricas para a construção de uma metodologia de avaliação. A análise consistiu em avaliações da aprendizagem em seis treinamentos, totalizando 993 avaliações. Com base nos resultados dos seis treinamentos avaliados, pôde-se perceber a necessidade de proposição de uma metodologia de avaliação, construindo critérios, instrumentos e indicadores para essa finalidade. Notou-se também que é preciso aprimorar a realização do diagnóstico relativo à necessidade de treinamento e às estratégias de ensino.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2011-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000700006Revista da Escola de Enfermagem da USP v.45 n.spe 2011reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-62342011000700006info:eu-repo/semantics/openAccessMira,Vera LuciaPeduzzi,MarinaMelleiro,Marta MariaTronchin,Daisy Maria RizattoPrado,Maria de Fátima FernandesSantos,Patrícia Tavares dosLara,Enilda Maria de SousaSilva,Jaqueline Alcântara Marcelino daBorges-Andrade,Jairo Eduardopor2012-01-24T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342011000700006Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2012-01-24T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise do processo de avaliação da aprendizagem de ações educativas de profissionais de enfermagem
title Análise do processo de avaliação da aprendizagem de ações educativas de profissionais de enfermagem
spellingShingle Análise do processo de avaliação da aprendizagem de ações educativas de profissionais de enfermagem
Mira,Vera Lucia
Equipe de enfermagem
Capacitação
Avaliação da educação
Administração de recursos humanos em hospitais
title_short Análise do processo de avaliação da aprendizagem de ações educativas de profissionais de enfermagem
title_full Análise do processo de avaliação da aprendizagem de ações educativas de profissionais de enfermagem
title_fullStr Análise do processo de avaliação da aprendizagem de ações educativas de profissionais de enfermagem
title_full_unstemmed Análise do processo de avaliação da aprendizagem de ações educativas de profissionais de enfermagem
title_sort Análise do processo de avaliação da aprendizagem de ações educativas de profissionais de enfermagem
author Mira,Vera Lucia
author_facet Mira,Vera Lucia
Peduzzi,Marina
Melleiro,Marta Maria
Tronchin,Daisy Maria Rizatto
Prado,Maria de Fátima Fernandes
Santos,Patrícia Tavares dos
Lara,Enilda Maria de Sousa
Silva,Jaqueline Alcântara Marcelino da
Borges-Andrade,Jairo Eduardo
author_role author
author2 Peduzzi,Marina
Melleiro,Marta Maria
Tronchin,Daisy Maria Rizatto
Prado,Maria de Fátima Fernandes
Santos,Patrícia Tavares dos
Lara,Enilda Maria de Sousa
Silva,Jaqueline Alcântara Marcelino da
Borges-Andrade,Jairo Eduardo
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mira,Vera Lucia
Peduzzi,Marina
Melleiro,Marta Maria
Tronchin,Daisy Maria Rizatto
Prado,Maria de Fátima Fernandes
Santos,Patrícia Tavares dos
Lara,Enilda Maria de Sousa
Silva,Jaqueline Alcântara Marcelino da
Borges-Andrade,Jairo Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Equipe de enfermagem
Capacitação
Avaliação da educação
Administração de recursos humanos em hospitais
topic Equipe de enfermagem
Capacitação
Avaliação da educação
Administração de recursos humanos em hospitais
description O objetivo deste estudo foi analisar o processo de avaliação da aprendizagem realizado em treinamentos ministrados à equipe de enfermagem, no que se refere à eficácia dos treinamentos e à validade dos instrumentos. Trata-se de um estudo empírico, cujos achados apoiarão formulações teóricas para a construção de uma metodologia de avaliação. A análise consistiu em avaliações da aprendizagem em seis treinamentos, totalizando 993 avaliações. Com base nos resultados dos seis treinamentos avaliados, pôde-se perceber a necessidade de proposição de uma metodologia de avaliação, construindo critérios, instrumentos e indicadores para essa finalidade. Notou-se também que é preciso aprimorar a realização do diagnóstico relativo à necessidade de treinamento e às estratégias de ensino.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000700006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000700006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0080-62342011000700006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP v.45 n.spe 2011
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1748936534894051328