O valor social no ensino da enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães,Gilberto de Lima
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Viana,Ligia de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Escola Anna Nery
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452012000300012
Resumo: O presente artigo é balizado na Teoria de Valor. A enfermagem possui um conjunto de valores do qual se nutre para elaborar uma escala. OBJETIVO: compreender o valor social no ato de educar do enfermeiro-docente e discuti-lo à luz dos pressupostos de Max Scheler. A metodologia é qualitativa, centrada no enfoque fenomenológico. Participaram do estudo sete enfermeiros-docentes de três instituições de ensino superior de enfermagem localizadas na cidade do Rio de Janeiro. O período de realização foi de agosto de 2007 a junho de 2008. Os dados foram obtidos por entrevista. RESULTADO: o valor social emergiu no discurso do enfermeiro-docente no ato de educar. CONCLUSÃO: foi por meio do ato de educar que o enfermeiro apresentou o valor social ao educando, ratificando-o como instituinte para a práxis assistencial da enfermagem.
id UFRJ-4_79282829cd2248e8bda310cf4f4f1997
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-81452012000300012
network_acronym_str UFRJ-4
network_name_str Escola Anna Nery
repository_id_str
spelling O valor social no ensino da enfermagemEnfermagemEducaçãoCulturaFilosofiaO presente artigo é balizado na Teoria de Valor. A enfermagem possui um conjunto de valores do qual se nutre para elaborar uma escala. OBJETIVO: compreender o valor social no ato de educar do enfermeiro-docente e discuti-lo à luz dos pressupostos de Max Scheler. A metodologia é qualitativa, centrada no enfoque fenomenológico. Participaram do estudo sete enfermeiros-docentes de três instituições de ensino superior de enfermagem localizadas na cidade do Rio de Janeiro. O período de realização foi de agosto de 2007 a junho de 2008. Os dados foram obtidos por entrevista. RESULTADO: o valor social emergiu no discurso do enfermeiro-docente no ato de educar. CONCLUSÃO: foi por meio do ato de educar que o enfermeiro apresentou o valor social ao educando, ratificando-o como instituinte para a práxis assistencial da enfermagem.Universidade Federal do Rio de Janeiro2012-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452012000300012Escola Anna Nery v.16 n.3 2012reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/S1414-81452012000300012info:eu-repo/semantics/openAccessGuimarães,Gilberto de LimaViana,Ligia de Oliveirapor2012-09-12T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452012000300012Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2012-09-12T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv O valor social no ensino da enfermagem
title O valor social no ensino da enfermagem
spellingShingle O valor social no ensino da enfermagem
Guimarães,Gilberto de Lima
Enfermagem
Educação
Cultura
Filosofia
title_short O valor social no ensino da enfermagem
title_full O valor social no ensino da enfermagem
title_fullStr O valor social no ensino da enfermagem
title_full_unstemmed O valor social no ensino da enfermagem
title_sort O valor social no ensino da enfermagem
author Guimarães,Gilberto de Lima
author_facet Guimarães,Gilberto de Lima
Viana,Ligia de Oliveira
author_role author
author2 Viana,Ligia de Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães,Gilberto de Lima
Viana,Ligia de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Educação
Cultura
Filosofia
topic Enfermagem
Educação
Cultura
Filosofia
description O presente artigo é balizado na Teoria de Valor. A enfermagem possui um conjunto de valores do qual se nutre para elaborar uma escala. OBJETIVO: compreender o valor social no ato de educar do enfermeiro-docente e discuti-lo à luz dos pressupostos de Max Scheler. A metodologia é qualitativa, centrada no enfoque fenomenológico. Participaram do estudo sete enfermeiros-docentes de três instituições de ensino superior de enfermagem localizadas na cidade do Rio de Janeiro. O período de realização foi de agosto de 2007 a junho de 2008. Os dados foram obtidos por entrevista. RESULTADO: o valor social emergiu no discurso do enfermeiro-docente no ato de educar. CONCLUSÃO: foi por meio do ato de educar que o enfermeiro apresentou o valor social ao educando, ratificando-o como instituinte para a práxis assistencial da enfermagem.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452012000300012
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452012000300012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-81452012000300012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Escola Anna Nery v.16 n.3 2012
reponame:Escola Anna Nery
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Escola Anna Nery
collection Escola Anna Nery
repository.name.fl_str_mv Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com
_version_ 1750128121488605184