O VALOR VERDADE NO ENSINO DA ENFERMAGEM: UM ESTUDO FENOMENOLÓGICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Gilberto lima
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Viana, Ligia de Oliveira, de Matos, Selme Silqueira, Carvalho, Daclé Vilma, Baroni, Fabíola Carvalho Almeida Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/28860
Resumo: O presente artigo é balizado na teoria de valor. A enfermagem possui um conjunto de valores do qual se nutre para elaborar uma escala que direciona e justifica o agir profissional. Objetivo: compreender no ato de educar do enfermeiro-docente o valor verdade e discuti-los a luz dos pressupostos de Max Scheler. A metodologia é qualitativa, centrada no enfoque fenomenológico. Participaram do estudo sete enfermeiros-docentes de três instituições de ensino superior de enfermagem, localizadas na cidade do Rio de Janeiro.  O período de realização foi de maio a junho de 2008. Os dados foram obtidos através de entrevista e analisados compreensivamente. Resultado: o valor verdade emergiu no discurso do enfermeiro-docente no ato de educar. Considerações finais: foi por meio do ato de educar que o enfermeiro apresentou o valor verdade ao educando, ratificando-o como instituinte para a práxis assistencial da enfermagem.
id UFRGS-15_c81dff5d0383432135df86873e491f61
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/28860
network_acronym_str UFRGS-15
network_name_str Revista Gaúcha de Enfermagem
repository_id_str
spelling O VALOR VERDADE NO ENSINO DA ENFERMAGEM: UM ESTUDO FENOMENOLÓGICOEducaçãoFilosofiaEnfermagem.O presente artigo é balizado na teoria de valor. A enfermagem possui um conjunto de valores do qual se nutre para elaborar uma escala que direciona e justifica o agir profissional. Objetivo: compreender no ato de educar do enfermeiro-docente o valor verdade e discuti-los a luz dos pressupostos de Max Scheler. A metodologia é qualitativa, centrada no enfoque fenomenológico. Participaram do estudo sete enfermeiros-docentes de três instituições de ensino superior de enfermagem, localizadas na cidade do Rio de Janeiro.  O período de realização foi de maio a junho de 2008. Os dados foram obtidos através de entrevista e analisados compreensivamente. Resultado: o valor verdade emergiu no discurso do enfermeiro-docente no ato de educar. Considerações finais: foi por meio do ato de educar que o enfermeiro apresentou o valor verdade ao educando, ratificando-o como instituinte para a práxis assistencial da enfermagem.Escola de Enfermagem da UFRGS2013-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/28860Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 34 No. 1 (2013); 133-139Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 34 n. 1 (2013); 133-1391983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/28860/24520Guimarães, Gilberto limaViana, Ligia de Oliveirade Matos, Selme SilqueiraCarvalho, Daclé VilmaBaroni, Fabíola Carvalho Almeida Limainfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-03-22T15:02:18Zoai:seer.ufrgs.br:article/28860Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2013-03-22T15:02:18Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv O VALOR VERDADE NO ENSINO DA ENFERMAGEM: UM ESTUDO FENOMENOLÓGICO
title O VALOR VERDADE NO ENSINO DA ENFERMAGEM: UM ESTUDO FENOMENOLÓGICO
spellingShingle O VALOR VERDADE NO ENSINO DA ENFERMAGEM: UM ESTUDO FENOMENOLÓGICO
Guimarães, Gilberto lima
Educação
Filosofia
Enfermagem.
title_short O VALOR VERDADE NO ENSINO DA ENFERMAGEM: UM ESTUDO FENOMENOLÓGICO
title_full O VALOR VERDADE NO ENSINO DA ENFERMAGEM: UM ESTUDO FENOMENOLÓGICO
title_fullStr O VALOR VERDADE NO ENSINO DA ENFERMAGEM: UM ESTUDO FENOMENOLÓGICO
title_full_unstemmed O VALOR VERDADE NO ENSINO DA ENFERMAGEM: UM ESTUDO FENOMENOLÓGICO
title_sort O VALOR VERDADE NO ENSINO DA ENFERMAGEM: UM ESTUDO FENOMENOLÓGICO
author Guimarães, Gilberto lima
author_facet Guimarães, Gilberto lima
Viana, Ligia de Oliveira
de Matos, Selme Silqueira
Carvalho, Daclé Vilma
Baroni, Fabíola Carvalho Almeida Lima
author_role author
author2 Viana, Ligia de Oliveira
de Matos, Selme Silqueira
Carvalho, Daclé Vilma
Baroni, Fabíola Carvalho Almeida Lima
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Gilberto lima
Viana, Ligia de Oliveira
de Matos, Selme Silqueira
Carvalho, Daclé Vilma
Baroni, Fabíola Carvalho Almeida Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Filosofia
Enfermagem.
topic Educação
Filosofia
Enfermagem.
description O presente artigo é balizado na teoria de valor. A enfermagem possui um conjunto de valores do qual se nutre para elaborar uma escala que direciona e justifica o agir profissional. Objetivo: compreender no ato de educar do enfermeiro-docente o valor verdade e discuti-los a luz dos pressupostos de Max Scheler. A metodologia é qualitativa, centrada no enfoque fenomenológico. Participaram do estudo sete enfermeiros-docentes de três instituições de ensino superior de enfermagem, localizadas na cidade do Rio de Janeiro.  O período de realização foi de maio a junho de 2008. Os dados foram obtidos através de entrevista e analisados compreensivamente. Resultado: o valor verdade emergiu no discurso do enfermeiro-docente no ato de educar. Considerações finais: foi por meio do ato de educar que o enfermeiro apresentou o valor verdade ao educando, ratificando-o como instituinte para a práxis assistencial da enfermagem.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/28860
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/28860
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/28860/24520
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 34 No. 1 (2013); 133-139
Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 34 n. 1 (2013); 133-139
1983-1447
0102-6933
reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Gaúcha de Enfermagem
collection Revista Gaúcha de Enfermagem
repository.name.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistappgdir@ufrgs.br
_version_ 1799766334090772480