O trabalho remoto de enfermeiros docentes em tempos de pandemia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Escola Anna Nery |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000500210 |
Resumo: | Resumo Objetivo analisar, na percepção de enfermeiros docentes, os efeitos do ensino remoto decorrente da pandemia de Covid-19 na sua vida. Método estudo descritivo e qualitativo, realizado em um Centro Universitário de Teresina-PI, em outubro de 2020. Participaram da pesquisa 13 enfermeiros docentes. A coleta de dados ocorreu mediante entrevistas individuais, guiadas por um roteiro semiestruturado. Posteriormente, procedeu-se à análise temática de conteúdo. Resultados os participantes relataram que o ensino remoto gerou mudanças na rotina, com a necessidade de adequação das aulas para o ambiente virtual e rearranjos domésticos. Esses aspectos foram maximizados pela falta de domínio sobre as ferramentas digitais, o que aumentou as demandas de trabalho. Algumas vezes eles sentiram-se angustiados, tristes, culpados e sozinhos devido aos entraves para estabelecer relações com os alunos. A sobrecarga laboral contribuiu para o adoecimento físico e emocional dos enfermeiros docentes, que referiram estresse, cansaço, dificuldades para dormir, problemas de circulação sanguínea e de alimentação e danos visuais. Considerações finais e implicações para a prática o ensino remoto tem produzido demandas elevadas, que exacerbam situações de risco para adoecimento dos participantes; portanto, estratégias devem ser pensadas com foco na ressignificação do trabalho docente, uma temática ainda incipiente nas investigações. |
id |
UFRJ-4_9913c277be3a521f0ace7a6b7d81ce04 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-81452021000500210 |
network_acronym_str |
UFRJ-4 |
network_name_str |
Escola Anna Nery |
repository_id_str |
|
spelling |
O trabalho remoto de enfermeiros docentes em tempos de pandemiaDocentes de EnfermagemEducação em EnfermagemInfecções por CoronavírusSaúde do TrabalhadorTecnologia EducacionalResumo Objetivo analisar, na percepção de enfermeiros docentes, os efeitos do ensino remoto decorrente da pandemia de Covid-19 na sua vida. Método estudo descritivo e qualitativo, realizado em um Centro Universitário de Teresina-PI, em outubro de 2020. Participaram da pesquisa 13 enfermeiros docentes. A coleta de dados ocorreu mediante entrevistas individuais, guiadas por um roteiro semiestruturado. Posteriormente, procedeu-se à análise temática de conteúdo. Resultados os participantes relataram que o ensino remoto gerou mudanças na rotina, com a necessidade de adequação das aulas para o ambiente virtual e rearranjos domésticos. Esses aspectos foram maximizados pela falta de domínio sobre as ferramentas digitais, o que aumentou as demandas de trabalho. Algumas vezes eles sentiram-se angustiados, tristes, culpados e sozinhos devido aos entraves para estabelecer relações com os alunos. A sobrecarga laboral contribuiu para o adoecimento físico e emocional dos enfermeiros docentes, que referiram estresse, cansaço, dificuldades para dormir, problemas de circulação sanguínea e de alimentação e danos visuais. Considerações finais e implicações para a prática o ensino remoto tem produzido demandas elevadas, que exacerbam situações de risco para adoecimento dos participantes; portanto, estratégias devem ser pensadas com foco na ressignificação do trabalho docente, uma temática ainda incipiente nas investigações.Universidade Federal do Rio de Janeiro2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000500210Escola Anna Nery v.25 n.spe 2021reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/2177-9465-ean-2021-0198info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo,Anna Raquel LimaSousa,Larisse Marques CostaCarvalho,Rita Beatriz de SousaOliveira,Adélia Dalva da SilvaAmorim,Fernanda Cláudia MirandaSousa,Kayo Henrique Jardel FeitosaZeitoune,Regina Célia GollnerDamasceno,Carolinne Kilcia Carvalho Senapor2021-08-20T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452021000500210Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2021-08-20T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O trabalho remoto de enfermeiros docentes em tempos de pandemia |
title |
O trabalho remoto de enfermeiros docentes em tempos de pandemia |
spellingShingle |
O trabalho remoto de enfermeiros docentes em tempos de pandemia Araújo,Anna Raquel Lima Docentes de Enfermagem Educação em Enfermagem Infecções por Coronavírus Saúde do Trabalhador Tecnologia Educacional |
title_short |
O trabalho remoto de enfermeiros docentes em tempos de pandemia |
title_full |
O trabalho remoto de enfermeiros docentes em tempos de pandemia |
title_fullStr |
O trabalho remoto de enfermeiros docentes em tempos de pandemia |
title_full_unstemmed |
O trabalho remoto de enfermeiros docentes em tempos de pandemia |
title_sort |
O trabalho remoto de enfermeiros docentes em tempos de pandemia |
author |
Araújo,Anna Raquel Lima |
author_facet |
Araújo,Anna Raquel Lima Sousa,Larisse Marques Costa Carvalho,Rita Beatriz de Sousa Oliveira,Adélia Dalva da Silva Amorim,Fernanda Cláudia Miranda Sousa,Kayo Henrique Jardel Feitosa Zeitoune,Regina Célia Gollner Damasceno,Carolinne Kilcia Carvalho Sena |
author_role |
author |
author2 |
Sousa,Larisse Marques Costa Carvalho,Rita Beatriz de Sousa Oliveira,Adélia Dalva da Silva Amorim,Fernanda Cláudia Miranda Sousa,Kayo Henrique Jardel Feitosa Zeitoune,Regina Célia Gollner Damasceno,Carolinne Kilcia Carvalho Sena |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo,Anna Raquel Lima Sousa,Larisse Marques Costa Carvalho,Rita Beatriz de Sousa Oliveira,Adélia Dalva da Silva Amorim,Fernanda Cláudia Miranda Sousa,Kayo Henrique Jardel Feitosa Zeitoune,Regina Célia Gollner Damasceno,Carolinne Kilcia Carvalho Sena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docentes de Enfermagem Educação em Enfermagem Infecções por Coronavírus Saúde do Trabalhador Tecnologia Educacional |
topic |
Docentes de Enfermagem Educação em Enfermagem Infecções por Coronavírus Saúde do Trabalhador Tecnologia Educacional |
description |
Resumo Objetivo analisar, na percepção de enfermeiros docentes, os efeitos do ensino remoto decorrente da pandemia de Covid-19 na sua vida. Método estudo descritivo e qualitativo, realizado em um Centro Universitário de Teresina-PI, em outubro de 2020. Participaram da pesquisa 13 enfermeiros docentes. A coleta de dados ocorreu mediante entrevistas individuais, guiadas por um roteiro semiestruturado. Posteriormente, procedeu-se à análise temática de conteúdo. Resultados os participantes relataram que o ensino remoto gerou mudanças na rotina, com a necessidade de adequação das aulas para o ambiente virtual e rearranjos domésticos. Esses aspectos foram maximizados pela falta de domínio sobre as ferramentas digitais, o que aumentou as demandas de trabalho. Algumas vezes eles sentiram-se angustiados, tristes, culpados e sozinhos devido aos entraves para estabelecer relações com os alunos. A sobrecarga laboral contribuiu para o adoecimento físico e emocional dos enfermeiros docentes, que referiram estresse, cansaço, dificuldades para dormir, problemas de circulação sanguínea e de alimentação e danos visuais. Considerações finais e implicações para a prática o ensino remoto tem produzido demandas elevadas, que exacerbam situações de risco para adoecimento dos participantes; portanto, estratégias devem ser pensadas com foco na ressignificação do trabalho docente, uma temática ainda incipiente nas investigações. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000500210 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000500210 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2177-9465-ean-2021-0198 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Escola Anna Nery v.25 n.spe 2021 reponame:Escola Anna Nery instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Escola Anna Nery |
collection |
Escola Anna Nery |
repository.name.fl_str_mv |
Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com |
_version_ |
1750128125860118528 |