O trabalho remoto de enfermeiros docentes em tempos de pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo,Anna Raquel Lima
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Sousa,Larisse Marques Costa, Carvalho,Rita Beatriz de Sousa, Oliveira,Adélia Dalva da Silva, Amorim,Fernanda Cláudia Miranda, Sousa,Kayo Henrique Jardel Feitosa, Zeitoune,Regina Célia Gollner, Damasceno,Carolinne Kilcia Carvalho Sena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Escola Anna Nery
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000500210
Resumo: Resumo Objetivo analisar, na percepção de enfermeiros docentes, os efeitos do ensino remoto decorrente da pandemia de Covid-19 na sua vida. Método estudo descritivo e qualitativo, realizado em um Centro Universitário de Teresina-PI, em outubro de 2020. Participaram da pesquisa 13 enfermeiros docentes. A coleta de dados ocorreu mediante entrevistas individuais, guiadas por um roteiro semiestruturado. Posteriormente, procedeu-se à análise temática de conteúdo. Resultados os participantes relataram que o ensino remoto gerou mudanças na rotina, com a necessidade de adequação das aulas para o ambiente virtual e rearranjos domésticos. Esses aspectos foram maximizados pela falta de domínio sobre as ferramentas digitais, o que aumentou as demandas de trabalho. Algumas vezes eles sentiram-se angustiados, tristes, culpados e sozinhos devido aos entraves para estabelecer relações com os alunos. A sobrecarga laboral contribuiu para o adoecimento físico e emocional dos enfermeiros docentes, que referiram estresse, cansaço, dificuldades para dormir, problemas de circulação sanguínea e de alimentação e danos visuais. Considerações finais e implicações para a prática o ensino remoto tem produzido demandas elevadas, que exacerbam situações de risco para adoecimento dos participantes; portanto, estratégias devem ser pensadas com foco na ressignificação do trabalho docente, uma temática ainda incipiente nas investigações.
id UFRJ-4_9913c277be3a521f0ace7a6b7d81ce04
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-81452021000500210
network_acronym_str UFRJ-4
network_name_str Escola Anna Nery
repository_id_str
spelling O trabalho remoto de enfermeiros docentes em tempos de pandemiaDocentes de EnfermagemEducação em EnfermagemInfecções por CoronavírusSaúde do TrabalhadorTecnologia EducacionalResumo Objetivo analisar, na percepção de enfermeiros docentes, os efeitos do ensino remoto decorrente da pandemia de Covid-19 na sua vida. Método estudo descritivo e qualitativo, realizado em um Centro Universitário de Teresina-PI, em outubro de 2020. Participaram da pesquisa 13 enfermeiros docentes. A coleta de dados ocorreu mediante entrevistas individuais, guiadas por um roteiro semiestruturado. Posteriormente, procedeu-se à análise temática de conteúdo. Resultados os participantes relataram que o ensino remoto gerou mudanças na rotina, com a necessidade de adequação das aulas para o ambiente virtual e rearranjos domésticos. Esses aspectos foram maximizados pela falta de domínio sobre as ferramentas digitais, o que aumentou as demandas de trabalho. Algumas vezes eles sentiram-se angustiados, tristes, culpados e sozinhos devido aos entraves para estabelecer relações com os alunos. A sobrecarga laboral contribuiu para o adoecimento físico e emocional dos enfermeiros docentes, que referiram estresse, cansaço, dificuldades para dormir, problemas de circulação sanguínea e de alimentação e danos visuais. Considerações finais e implicações para a prática o ensino remoto tem produzido demandas elevadas, que exacerbam situações de risco para adoecimento dos participantes; portanto, estratégias devem ser pensadas com foco na ressignificação do trabalho docente, uma temática ainda incipiente nas investigações.Universidade Federal do Rio de Janeiro2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000500210Escola Anna Nery v.25 n.spe 2021reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/2177-9465-ean-2021-0198info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo,Anna Raquel LimaSousa,Larisse Marques CostaCarvalho,Rita Beatriz de SousaOliveira,Adélia Dalva da SilvaAmorim,Fernanda Cláudia MirandaSousa,Kayo Henrique Jardel FeitosaZeitoune,Regina Célia GollnerDamasceno,Carolinne Kilcia Carvalho Senapor2021-08-20T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452021000500210Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2021-08-20T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho remoto de enfermeiros docentes em tempos de pandemia
title O trabalho remoto de enfermeiros docentes em tempos de pandemia
spellingShingle O trabalho remoto de enfermeiros docentes em tempos de pandemia
Araújo,Anna Raquel Lima
Docentes de Enfermagem
Educação em Enfermagem
Infecções por Coronavírus
Saúde do Trabalhador
Tecnologia Educacional
title_short O trabalho remoto de enfermeiros docentes em tempos de pandemia
title_full O trabalho remoto de enfermeiros docentes em tempos de pandemia
title_fullStr O trabalho remoto de enfermeiros docentes em tempos de pandemia
title_full_unstemmed O trabalho remoto de enfermeiros docentes em tempos de pandemia
title_sort O trabalho remoto de enfermeiros docentes em tempos de pandemia
author Araújo,Anna Raquel Lima
author_facet Araújo,Anna Raquel Lima
Sousa,Larisse Marques Costa
Carvalho,Rita Beatriz de Sousa
Oliveira,Adélia Dalva da Silva
Amorim,Fernanda Cláudia Miranda
Sousa,Kayo Henrique Jardel Feitosa
Zeitoune,Regina Célia Gollner
Damasceno,Carolinne Kilcia Carvalho Sena
author_role author
author2 Sousa,Larisse Marques Costa
Carvalho,Rita Beatriz de Sousa
Oliveira,Adélia Dalva da Silva
Amorim,Fernanda Cláudia Miranda
Sousa,Kayo Henrique Jardel Feitosa
Zeitoune,Regina Célia Gollner
Damasceno,Carolinne Kilcia Carvalho Sena
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo,Anna Raquel Lima
Sousa,Larisse Marques Costa
Carvalho,Rita Beatriz de Sousa
Oliveira,Adélia Dalva da Silva
Amorim,Fernanda Cláudia Miranda
Sousa,Kayo Henrique Jardel Feitosa
Zeitoune,Regina Célia Gollner
Damasceno,Carolinne Kilcia Carvalho Sena
dc.subject.por.fl_str_mv Docentes de Enfermagem
Educação em Enfermagem
Infecções por Coronavírus
Saúde do Trabalhador
Tecnologia Educacional
topic Docentes de Enfermagem
Educação em Enfermagem
Infecções por Coronavírus
Saúde do Trabalhador
Tecnologia Educacional
description Resumo Objetivo analisar, na percepção de enfermeiros docentes, os efeitos do ensino remoto decorrente da pandemia de Covid-19 na sua vida. Método estudo descritivo e qualitativo, realizado em um Centro Universitário de Teresina-PI, em outubro de 2020. Participaram da pesquisa 13 enfermeiros docentes. A coleta de dados ocorreu mediante entrevistas individuais, guiadas por um roteiro semiestruturado. Posteriormente, procedeu-se à análise temática de conteúdo. Resultados os participantes relataram que o ensino remoto gerou mudanças na rotina, com a necessidade de adequação das aulas para o ambiente virtual e rearranjos domésticos. Esses aspectos foram maximizados pela falta de domínio sobre as ferramentas digitais, o que aumentou as demandas de trabalho. Algumas vezes eles sentiram-se angustiados, tristes, culpados e sozinhos devido aos entraves para estabelecer relações com os alunos. A sobrecarga laboral contribuiu para o adoecimento físico e emocional dos enfermeiros docentes, que referiram estresse, cansaço, dificuldades para dormir, problemas de circulação sanguínea e de alimentação e danos visuais. Considerações finais e implicações para a prática o ensino remoto tem produzido demandas elevadas, que exacerbam situações de risco para adoecimento dos participantes; portanto, estratégias devem ser pensadas com foco na ressignificação do trabalho docente, uma temática ainda incipiente nas investigações.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000500210
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452021000500210
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2177-9465-ean-2021-0198
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Escola Anna Nery v.25 n.spe 2021
reponame:Escola Anna Nery
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Escola Anna Nery
collection Escola Anna Nery
repository.name.fl_str_mv Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com
_version_ 1750128125860118528