PERCEPÇÃO DOS DOCENTES SOBRE AS DIFICULDADES DE ENSINAR E FORMAR UM PROFISSIONAL EM MEIO A PANDEMIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borim, Maria Luiza Costa
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Labegalini, Célia Maria Gomes, Christinelli, Heloá Costa Borim, Spigolon, Dandara Novakowski, Lourenço, Mariana Pissioli, Costa, Maria Antonia Ramos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
Texto Completo: https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/9738
Resumo: Objetivo: verificar na percepção dos docentes as dificuldades de ensinar e formar um profissional em meio a pandemia por COVID-19 e como isso poderá impactar na formação profissional dos acadêmicos. Método: pesquisa de abordagem qualitativa, realizada com 90 docentes de uma Universidade Estadual localizada na região no Sul do Brasil, que desenvolveram atividades de ensino remoto durante o ano letivo de 2020. A coleta de dados ocorreu no mês de junho de 2020 por meio de um questionário semiestruturado aplicado pelo GoogleForms®. Para as respostas foi utilizada a análise lexicográfica com o software “Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires - IRaMuTeQ®  a partir do mecanismo de análise de Classificação Hierárquica Descendente. Resultados: O dendograma resultante da análise do corpus deste estudo foi composto por cinco classes: Fragilidade de comunicação professor-aluno e em relação a métodos de ensino adotados; Ausência de acesso dos alunos à internet e as diversas plataformas que são utilizadas para o ensino remoto; Impacto no ensino-aprendizado após a pandemia do COVID-19; Avaliação do processo de aprendizado do aluno e ausência de envolvimento do mesmo nas atividades remotas; Saúde mental dos acadêmicos em tempos de pandemia do COVID-19. Considerações finais: existem fragilidades e dificuldades no processo de ensino e aprendizagem remoto durante este período de distanciamento social devido a Pandemia por COVID-19. Os docentes acreditam que estas dificuldades podem refletir e impactar na formação profissional dos acadêmicos e se preocupam com a saúde mental dos alunos devido ao cenário complexo vivenciado atualmente.
id UNIPAR-1_a93b97deb36ae8f93b6a095661045d10
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.unipar.br:article/9738
network_acronym_str UNIPAR-1
network_name_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository_id_str
spelling PERCEPÇÃO DOS DOCENTES SOBRE AS DIFICULDADES DE ENSINAR E FORMAR UM PROFISSIONAL EM MEIO A PANDEMIACiênciaTecnologia e SociedadeDocentesEnsinoInfecções por CoronavírusTecnologia EducacionalObjetivo: verificar na percepção dos docentes as dificuldades de ensinar e formar um profissional em meio a pandemia por COVID-19 e como isso poderá impactar na formação profissional dos acadêmicos. Método: pesquisa de abordagem qualitativa, realizada com 90 docentes de uma Universidade Estadual localizada na região no Sul do Brasil, que desenvolveram atividades de ensino remoto durante o ano letivo de 2020. A coleta de dados ocorreu no mês de junho de 2020 por meio de um questionário semiestruturado aplicado pelo GoogleForms®. Para as respostas foi utilizada a análise lexicográfica com o software “Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires - IRaMuTeQ®  a partir do mecanismo de análise de Classificação Hierárquica Descendente. Resultados: O dendograma resultante da análise do corpus deste estudo foi composto por cinco classes: Fragilidade de comunicação professor-aluno e em relação a métodos de ensino adotados; Ausência de acesso dos alunos à internet e as diversas plataformas que são utilizadas para o ensino remoto; Impacto no ensino-aprendizado após a pandemia do COVID-19; Avaliação do processo de aprendizado do aluno e ausência de envolvimento do mesmo nas atividades remotas; Saúde mental dos acadêmicos em tempos de pandemia do COVID-19. Considerações finais: existem fragilidades e dificuldades no processo de ensino e aprendizagem remoto durante este período de distanciamento social devido a Pandemia por COVID-19. Os docentes acreditam que estas dificuldades podem refletir e impactar na formação profissional dos acadêmicos e se preocupam com a saúde mental dos alunos devido ao cenário complexo vivenciado atualmente.UNIPAR2023-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/973810.25110/arqsaude.v27i4.2023-027Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 27 n. 4 (2023); 2027-20441982-114Xreponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)instacron:UNIPARporhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/9738/4669Borim, Maria Luiza CostaLabegalini, Célia Maria GomesChristinelli, Heloá Costa BorimSpigolon, Dandara NovakowskiLourenço, Mariana PissioliCosta, Maria Antonia Ramosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-11T16:53:57Zoai:ojs2.revistas.unipar.br:article/9738Revistahttp://revistas.unipar.br/index.php/saudehttp://revistas.unipar.br/saude/oai||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br1982-114X1415-076Xopendoar:2023-05-11T16:53:57Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)false
dc.title.none.fl_str_mv PERCEPÇÃO DOS DOCENTES SOBRE AS DIFICULDADES DE ENSINAR E FORMAR UM PROFISSIONAL EM MEIO A PANDEMIA
title PERCEPÇÃO DOS DOCENTES SOBRE AS DIFICULDADES DE ENSINAR E FORMAR UM PROFISSIONAL EM MEIO A PANDEMIA
spellingShingle PERCEPÇÃO DOS DOCENTES SOBRE AS DIFICULDADES DE ENSINAR E FORMAR UM PROFISSIONAL EM MEIO A PANDEMIA
Borim, Maria Luiza Costa
Ciência
Tecnologia e Sociedade
Docentes
Ensino
Infecções por Coronavírus
Tecnologia Educacional
title_short PERCEPÇÃO DOS DOCENTES SOBRE AS DIFICULDADES DE ENSINAR E FORMAR UM PROFISSIONAL EM MEIO A PANDEMIA
title_full PERCEPÇÃO DOS DOCENTES SOBRE AS DIFICULDADES DE ENSINAR E FORMAR UM PROFISSIONAL EM MEIO A PANDEMIA
title_fullStr PERCEPÇÃO DOS DOCENTES SOBRE AS DIFICULDADES DE ENSINAR E FORMAR UM PROFISSIONAL EM MEIO A PANDEMIA
title_full_unstemmed PERCEPÇÃO DOS DOCENTES SOBRE AS DIFICULDADES DE ENSINAR E FORMAR UM PROFISSIONAL EM MEIO A PANDEMIA
title_sort PERCEPÇÃO DOS DOCENTES SOBRE AS DIFICULDADES DE ENSINAR E FORMAR UM PROFISSIONAL EM MEIO A PANDEMIA
author Borim, Maria Luiza Costa
author_facet Borim, Maria Luiza Costa
Labegalini, Célia Maria Gomes
Christinelli, Heloá Costa Borim
Spigolon, Dandara Novakowski
Lourenço, Mariana Pissioli
Costa, Maria Antonia Ramos
author_role author
author2 Labegalini, Célia Maria Gomes
Christinelli, Heloá Costa Borim
Spigolon, Dandara Novakowski
Lourenço, Mariana Pissioli
Costa, Maria Antonia Ramos
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borim, Maria Luiza Costa
Labegalini, Célia Maria Gomes
Christinelli, Heloá Costa Borim
Spigolon, Dandara Novakowski
Lourenço, Mariana Pissioli
Costa, Maria Antonia Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência
Tecnologia e Sociedade
Docentes
Ensino
Infecções por Coronavírus
Tecnologia Educacional
topic Ciência
Tecnologia e Sociedade
Docentes
Ensino
Infecções por Coronavírus
Tecnologia Educacional
description Objetivo: verificar na percepção dos docentes as dificuldades de ensinar e formar um profissional em meio a pandemia por COVID-19 e como isso poderá impactar na formação profissional dos acadêmicos. Método: pesquisa de abordagem qualitativa, realizada com 90 docentes de uma Universidade Estadual localizada na região no Sul do Brasil, que desenvolveram atividades de ensino remoto durante o ano letivo de 2020. A coleta de dados ocorreu no mês de junho de 2020 por meio de um questionário semiestruturado aplicado pelo GoogleForms®. Para as respostas foi utilizada a análise lexicográfica com o software “Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires - IRaMuTeQ®  a partir do mecanismo de análise de Classificação Hierárquica Descendente. Resultados: O dendograma resultante da análise do corpus deste estudo foi composto por cinco classes: Fragilidade de comunicação professor-aluno e em relação a métodos de ensino adotados; Ausência de acesso dos alunos à internet e as diversas plataformas que são utilizadas para o ensino remoto; Impacto no ensino-aprendizado após a pandemia do COVID-19; Avaliação do processo de aprendizado do aluno e ausência de envolvimento do mesmo nas atividades remotas; Saúde mental dos acadêmicos em tempos de pandemia do COVID-19. Considerações finais: existem fragilidades e dificuldades no processo de ensino e aprendizagem remoto durante este período de distanciamento social devido a Pandemia por COVID-19. Os docentes acreditam que estas dificuldades podem refletir e impactar na formação profissional dos acadêmicos e se preocupam com a saúde mental dos alunos devido ao cenário complexo vivenciado atualmente.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/9738
10.25110/arqsaude.v27i4.2023-027
url https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/9738
identifier_str_mv 10.25110/arqsaude.v27i4.2023-027
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/9738/4669
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
publisher.none.fl_str_mv UNIPAR
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 27 n. 4 (2023); 2027-2044
1982-114X
reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron:UNIPAR
instname_str Universidade Paranaense (UNIPAR)
instacron_str UNIPAR
institution UNIPAR
reponame_str Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
collection Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)
repository.mail.fl_str_mv ||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br
_version_ 1800218856460910592