PERCEPÇÃO DOS DOCENTES SOBRE AS DIFICULDADES DE ENSINAR E FORMAR UM PROFISSIONAL EM MEIO A PANDEMIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/9738 |
Resumo: | Objetivo: verificar na percepção dos docentes as dificuldades de ensinar e formar um profissional em meio a pandemia por COVID-19 e como isso poderá impactar na formação profissional dos acadêmicos. Método: pesquisa de abordagem qualitativa, realizada com 90 docentes de uma Universidade Estadual localizada na região no Sul do Brasil, que desenvolveram atividades de ensino remoto durante o ano letivo de 2020. A coleta de dados ocorreu no mês de junho de 2020 por meio de um questionário semiestruturado aplicado pelo GoogleForms®. Para as respostas foi utilizada a análise lexicográfica com o software “Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires - IRaMuTeQ® a partir do mecanismo de análise de Classificação Hierárquica Descendente. Resultados: O dendograma resultante da análise do corpus deste estudo foi composto por cinco classes: Fragilidade de comunicação professor-aluno e em relação a métodos de ensino adotados; Ausência de acesso dos alunos à internet e as diversas plataformas que são utilizadas para o ensino remoto; Impacto no ensino-aprendizado após a pandemia do COVID-19; Avaliação do processo de aprendizado do aluno e ausência de envolvimento do mesmo nas atividades remotas; Saúde mental dos acadêmicos em tempos de pandemia do COVID-19. Considerações finais: existem fragilidades e dificuldades no processo de ensino e aprendizagem remoto durante este período de distanciamento social devido a Pandemia por COVID-19. Os docentes acreditam que estas dificuldades podem refletir e impactar na formação profissional dos acadêmicos e se preocupam com a saúde mental dos alunos devido ao cenário complexo vivenciado atualmente. |
id |
UNIPAR-1_a93b97deb36ae8f93b6a095661045d10 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.unipar.br:article/9738 |
network_acronym_str |
UNIPAR-1 |
network_name_str |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PERCEPÇÃO DOS DOCENTES SOBRE AS DIFICULDADES DE ENSINAR E FORMAR UM PROFISSIONAL EM MEIO A PANDEMIACiênciaTecnologia e SociedadeDocentesEnsinoInfecções por CoronavírusTecnologia EducacionalObjetivo: verificar na percepção dos docentes as dificuldades de ensinar e formar um profissional em meio a pandemia por COVID-19 e como isso poderá impactar na formação profissional dos acadêmicos. Método: pesquisa de abordagem qualitativa, realizada com 90 docentes de uma Universidade Estadual localizada na região no Sul do Brasil, que desenvolveram atividades de ensino remoto durante o ano letivo de 2020. A coleta de dados ocorreu no mês de junho de 2020 por meio de um questionário semiestruturado aplicado pelo GoogleForms®. Para as respostas foi utilizada a análise lexicográfica com o software “Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires - IRaMuTeQ® a partir do mecanismo de análise de Classificação Hierárquica Descendente. Resultados: O dendograma resultante da análise do corpus deste estudo foi composto por cinco classes: Fragilidade de comunicação professor-aluno e em relação a métodos de ensino adotados; Ausência de acesso dos alunos à internet e as diversas plataformas que são utilizadas para o ensino remoto; Impacto no ensino-aprendizado após a pandemia do COVID-19; Avaliação do processo de aprendizado do aluno e ausência de envolvimento do mesmo nas atividades remotas; Saúde mental dos acadêmicos em tempos de pandemia do COVID-19. Considerações finais: existem fragilidades e dificuldades no processo de ensino e aprendizagem remoto durante este período de distanciamento social devido a Pandemia por COVID-19. Os docentes acreditam que estas dificuldades podem refletir e impactar na formação profissional dos acadêmicos e se preocupam com a saúde mental dos alunos devido ao cenário complexo vivenciado atualmente.UNIPAR2023-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/973810.25110/arqsaude.v27i4.2023-027Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 27 n. 4 (2023); 2027-20441982-114Xreponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online)instname:Universidade Paranaense (UNIPAR)instacron:UNIPARporhttps://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/9738/4669Borim, Maria Luiza CostaLabegalini, Célia Maria GomesChristinelli, Heloá Costa BorimSpigolon, Dandara NovakowskiLourenço, Mariana PissioliCosta, Maria Antonia Ramosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-11T16:53:57Zoai:ojs2.revistas.unipar.br:article/9738Revistahttp://revistas.unipar.br/index.php/saudehttp://revistas.unipar.br/saude/oai||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br1982-114X1415-076Xopendoar:2023-05-11T16:53:57Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PERCEPÇÃO DOS DOCENTES SOBRE AS DIFICULDADES DE ENSINAR E FORMAR UM PROFISSIONAL EM MEIO A PANDEMIA |
title |
PERCEPÇÃO DOS DOCENTES SOBRE AS DIFICULDADES DE ENSINAR E FORMAR UM PROFISSIONAL EM MEIO A PANDEMIA |
spellingShingle |
PERCEPÇÃO DOS DOCENTES SOBRE AS DIFICULDADES DE ENSINAR E FORMAR UM PROFISSIONAL EM MEIO A PANDEMIA Borim, Maria Luiza Costa Ciência Tecnologia e Sociedade Docentes Ensino Infecções por Coronavírus Tecnologia Educacional |
title_short |
PERCEPÇÃO DOS DOCENTES SOBRE AS DIFICULDADES DE ENSINAR E FORMAR UM PROFISSIONAL EM MEIO A PANDEMIA |
title_full |
PERCEPÇÃO DOS DOCENTES SOBRE AS DIFICULDADES DE ENSINAR E FORMAR UM PROFISSIONAL EM MEIO A PANDEMIA |
title_fullStr |
PERCEPÇÃO DOS DOCENTES SOBRE AS DIFICULDADES DE ENSINAR E FORMAR UM PROFISSIONAL EM MEIO A PANDEMIA |
title_full_unstemmed |
PERCEPÇÃO DOS DOCENTES SOBRE AS DIFICULDADES DE ENSINAR E FORMAR UM PROFISSIONAL EM MEIO A PANDEMIA |
title_sort |
PERCEPÇÃO DOS DOCENTES SOBRE AS DIFICULDADES DE ENSINAR E FORMAR UM PROFISSIONAL EM MEIO A PANDEMIA |
author |
Borim, Maria Luiza Costa |
author_facet |
Borim, Maria Luiza Costa Labegalini, Célia Maria Gomes Christinelli, Heloá Costa Borim Spigolon, Dandara Novakowski Lourenço, Mariana Pissioli Costa, Maria Antonia Ramos |
author_role |
author |
author2 |
Labegalini, Célia Maria Gomes Christinelli, Heloá Costa Borim Spigolon, Dandara Novakowski Lourenço, Mariana Pissioli Costa, Maria Antonia Ramos |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borim, Maria Luiza Costa Labegalini, Célia Maria Gomes Christinelli, Heloá Costa Borim Spigolon, Dandara Novakowski Lourenço, Mariana Pissioli Costa, Maria Antonia Ramos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciência Tecnologia e Sociedade Docentes Ensino Infecções por Coronavírus Tecnologia Educacional |
topic |
Ciência Tecnologia e Sociedade Docentes Ensino Infecções por Coronavírus Tecnologia Educacional |
description |
Objetivo: verificar na percepção dos docentes as dificuldades de ensinar e formar um profissional em meio a pandemia por COVID-19 e como isso poderá impactar na formação profissional dos acadêmicos. Método: pesquisa de abordagem qualitativa, realizada com 90 docentes de uma Universidade Estadual localizada na região no Sul do Brasil, que desenvolveram atividades de ensino remoto durante o ano letivo de 2020. A coleta de dados ocorreu no mês de junho de 2020 por meio de um questionário semiestruturado aplicado pelo GoogleForms®. Para as respostas foi utilizada a análise lexicográfica com o software “Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires - IRaMuTeQ® a partir do mecanismo de análise de Classificação Hierárquica Descendente. Resultados: O dendograma resultante da análise do corpus deste estudo foi composto por cinco classes: Fragilidade de comunicação professor-aluno e em relação a métodos de ensino adotados; Ausência de acesso dos alunos à internet e as diversas plataformas que são utilizadas para o ensino remoto; Impacto no ensino-aprendizado após a pandemia do COVID-19; Avaliação do processo de aprendizado do aluno e ausência de envolvimento do mesmo nas atividades remotas; Saúde mental dos acadêmicos em tempos de pandemia do COVID-19. Considerações finais: existem fragilidades e dificuldades no processo de ensino e aprendizagem remoto durante este período de distanciamento social devido a Pandemia por COVID-19. Os docentes acreditam que estas dificuldades podem refletir e impactar na formação profissional dos acadêmicos e se preocupam com a saúde mental dos alunos devido ao cenário complexo vivenciado atualmente. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/9738 10.25110/arqsaude.v27i4.2023-027 |
url |
https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/9738 |
identifier_str_mv |
10.25110/arqsaude.v27i4.2023-027 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unipar.br/index.php/saude/article/view/9738/4669 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIPAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIPAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR; v. 27 n. 4 (2023); 2027-2044 1982-114X reponame:Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) instname:Universidade Paranaense (UNIPAR) instacron:UNIPAR |
instname_str |
Universidade Paranaense (UNIPAR) |
instacron_str |
UNIPAR |
institution |
UNIPAR |
reponame_str |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) |
collection |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR (Online) - Universidade Paranaense (UNIPAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||cedic@unipar.br|| arqsaude@unipar.br |
_version_ |
1800218856460910592 |