Ensino inovador de enfermagem a partir da perspectiva das epistemologias do Sul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Escola Anna Nery |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000200384 |
Resumo: | RESUMO Objetivo: Refletir acerca do ensino inovador da enfermagem a partir do referencial das epistemologias do Sul, de Boaventura de Souza Santos. Métodos: Trata-se de um ensaio teórico. Foi utilizado o referencial das epistemologias do Sul segundo Boaventura de Souza Santos, com destaque para os conceitos: descolonização do saber; pensamento pós-abissal; e ecologia dos saberes. Resultados: A proposta de refletir acerca do ensino inovador da enfermagem sob a perspectiva das epistemologias do Sul traduz-se no entendimento de que a abordagem de Boaventura pode subsidiar a efetivação do processo de ensinar-aprender que tem por base o reconhecimento da pluralidade de conhecimentos em interações sustentáveis e dinâmicas entre eles sem comprometer a autonomia de todos. Conclusão: Realçou-se a essencialidade de se compreender que as tecnologias para o ensino devem integrar um processo pedagógico mais amplo, resultante de reflexões teóricas e de competências dialógicas do enfermeiro enquanto educador. |
id |
UFRJ-4_ab970d9b299148ddb2d7b69d9d198049 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-81452016000200384 |
network_acronym_str |
UFRJ-4 |
network_name_str |
Escola Anna Nery |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino inovador de enfermagem a partir da perspectiva das epistemologias do SulEducação em EnfermagemInovaçãoFilosofia em EnfermagemRESUMO Objetivo: Refletir acerca do ensino inovador da enfermagem a partir do referencial das epistemologias do Sul, de Boaventura de Souza Santos. Métodos: Trata-se de um ensaio teórico. Foi utilizado o referencial das epistemologias do Sul segundo Boaventura de Souza Santos, com destaque para os conceitos: descolonização do saber; pensamento pós-abissal; e ecologia dos saberes. Resultados: A proposta de refletir acerca do ensino inovador da enfermagem sob a perspectiva das epistemologias do Sul traduz-se no entendimento de que a abordagem de Boaventura pode subsidiar a efetivação do processo de ensinar-aprender que tem por base o reconhecimento da pluralidade de conhecimentos em interações sustentáveis e dinâmicas entre eles sem comprometer a autonomia de todos. Conclusão: Realçou-se a essencialidade de se compreender que as tecnologias para o ensino devem integrar um processo pedagógico mais amplo, resultante de reflexões teóricas e de competências dialógicas do enfermeiro enquanto educador.Universidade Federal do Rio de Janeiro2016-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000200384Escola Anna Nery v.20 n.2 2016reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.5935/1414-8145.20160053info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues,Cláudia Cristiane Filgueira MartinsCarvalho,Diana Paula de Souza Rego PintoSalvador,Pétala Tuani Candido de OliveiraMedeiros,Soraya Maria deMenezes,Rejane Maria de PaivaFerreira Júnior,Marcos AntonioPereira,Viviane Euzébiapor2016-07-05T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452016000200384Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2016-07-05T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino inovador de enfermagem a partir da perspectiva das epistemologias do Sul |
title |
Ensino inovador de enfermagem a partir da perspectiva das epistemologias do Sul |
spellingShingle |
Ensino inovador de enfermagem a partir da perspectiva das epistemologias do Sul Rodrigues,Cláudia Cristiane Filgueira Martins Educação em Enfermagem Inovação Filosofia em Enfermagem |
title_short |
Ensino inovador de enfermagem a partir da perspectiva das epistemologias do Sul |
title_full |
Ensino inovador de enfermagem a partir da perspectiva das epistemologias do Sul |
title_fullStr |
Ensino inovador de enfermagem a partir da perspectiva das epistemologias do Sul |
title_full_unstemmed |
Ensino inovador de enfermagem a partir da perspectiva das epistemologias do Sul |
title_sort |
Ensino inovador de enfermagem a partir da perspectiva das epistemologias do Sul |
author |
Rodrigues,Cláudia Cristiane Filgueira Martins |
author_facet |
Rodrigues,Cláudia Cristiane Filgueira Martins Carvalho,Diana Paula de Souza Rego Pinto Salvador,Pétala Tuani Candido de Oliveira Medeiros,Soraya Maria de Menezes,Rejane Maria de Paiva Ferreira Júnior,Marcos Antonio Pereira,Viviane Euzébia |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho,Diana Paula de Souza Rego Pinto Salvador,Pétala Tuani Candido de Oliveira Medeiros,Soraya Maria de Menezes,Rejane Maria de Paiva Ferreira Júnior,Marcos Antonio Pereira,Viviane Euzébia |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues,Cláudia Cristiane Filgueira Martins Carvalho,Diana Paula de Souza Rego Pinto Salvador,Pétala Tuani Candido de Oliveira Medeiros,Soraya Maria de Menezes,Rejane Maria de Paiva Ferreira Júnior,Marcos Antonio Pereira,Viviane Euzébia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em Enfermagem Inovação Filosofia em Enfermagem |
topic |
Educação em Enfermagem Inovação Filosofia em Enfermagem |
description |
RESUMO Objetivo: Refletir acerca do ensino inovador da enfermagem a partir do referencial das epistemologias do Sul, de Boaventura de Souza Santos. Métodos: Trata-se de um ensaio teórico. Foi utilizado o referencial das epistemologias do Sul segundo Boaventura de Souza Santos, com destaque para os conceitos: descolonização do saber; pensamento pós-abissal; e ecologia dos saberes. Resultados: A proposta de refletir acerca do ensino inovador da enfermagem sob a perspectiva das epistemologias do Sul traduz-se no entendimento de que a abordagem de Boaventura pode subsidiar a efetivação do processo de ensinar-aprender que tem por base o reconhecimento da pluralidade de conhecimentos em interações sustentáveis e dinâmicas entre eles sem comprometer a autonomia de todos. Conclusão: Realçou-se a essencialidade de se compreender que as tecnologias para o ensino devem integrar um processo pedagógico mais amplo, resultante de reflexões teóricas e de competências dialógicas do enfermeiro enquanto educador. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000200384 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000200384 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.5935/1414-8145.20160053 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Escola Anna Nery v.20 n.2 2016 reponame:Escola Anna Nery instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Escola Anna Nery |
collection |
Escola Anna Nery |
repository.name.fl_str_mv |
Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com |
_version_ |
1750128123140112384 |