Ensino inovador de enfermagem a partir da perspectiva das epistemologias do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues,Cláudia Cristiane Filgueira Martins
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Carvalho,Diana Paula de Souza Rego Pinto, Salvador,Pétala Tuani Candido de Oliveira, Medeiros,Soraya Maria de, Menezes,Rejane Maria de Paiva, Ferreira Júnior,Marcos Antonio, Pereira,Viviane Euzébia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Escola Anna Nery
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000200384
Resumo: RESUMO Objetivo: Refletir acerca do ensino inovador da enfermagem a partir do referencial das epistemologias do Sul, de Boaventura de Souza Santos. Métodos: Trata-se de um ensaio teórico. Foi utilizado o referencial das epistemologias do Sul segundo Boaventura de Souza Santos, com destaque para os conceitos: descolonização do saber; pensamento pós-abissal; e ecologia dos saberes. Resultados: A proposta de refletir acerca do ensino inovador da enfermagem sob a perspectiva das epistemologias do Sul traduz-se no entendimento de que a abordagem de Boaventura pode subsidiar a efetivação do processo de ensinar-aprender que tem por base o reconhecimento da pluralidade de conhecimentos em interações sustentáveis e dinâmicas entre eles sem comprometer a autonomia de todos. Conclusão: Realçou-se a essencialidade de se compreender que as tecnologias para o ensino devem integrar um processo pedagógico mais amplo, resultante de reflexões teóricas e de competências dialógicas do enfermeiro enquanto educador.
id UFRJ-4_ab970d9b299148ddb2d7b69d9d198049
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-81452016000200384
network_acronym_str UFRJ-4
network_name_str Escola Anna Nery
repository_id_str
spelling Ensino inovador de enfermagem a partir da perspectiva das epistemologias do SulEducação em EnfermagemInovaçãoFilosofia em EnfermagemRESUMO Objetivo: Refletir acerca do ensino inovador da enfermagem a partir do referencial das epistemologias do Sul, de Boaventura de Souza Santos. Métodos: Trata-se de um ensaio teórico. Foi utilizado o referencial das epistemologias do Sul segundo Boaventura de Souza Santos, com destaque para os conceitos: descolonização do saber; pensamento pós-abissal; e ecologia dos saberes. Resultados: A proposta de refletir acerca do ensino inovador da enfermagem sob a perspectiva das epistemologias do Sul traduz-se no entendimento de que a abordagem de Boaventura pode subsidiar a efetivação do processo de ensinar-aprender que tem por base o reconhecimento da pluralidade de conhecimentos em interações sustentáveis e dinâmicas entre eles sem comprometer a autonomia de todos. Conclusão: Realçou-se a essencialidade de se compreender que as tecnologias para o ensino devem integrar um processo pedagógico mais amplo, resultante de reflexões teóricas e de competências dialógicas do enfermeiro enquanto educador.Universidade Federal do Rio de Janeiro2016-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000200384Escola Anna Nery v.20 n.2 2016reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.5935/1414-8145.20160053info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues,Cláudia Cristiane Filgueira MartinsCarvalho,Diana Paula de Souza Rego PintoSalvador,Pétala Tuani Candido de OliveiraMedeiros,Soraya Maria deMenezes,Rejane Maria de PaivaFerreira Júnior,Marcos AntonioPereira,Viviane Euzébiapor2016-07-05T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452016000200384Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2016-07-05T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino inovador de enfermagem a partir da perspectiva das epistemologias do Sul
title Ensino inovador de enfermagem a partir da perspectiva das epistemologias do Sul
spellingShingle Ensino inovador de enfermagem a partir da perspectiva das epistemologias do Sul
Rodrigues,Cláudia Cristiane Filgueira Martins
Educação em Enfermagem
Inovação
Filosofia em Enfermagem
title_short Ensino inovador de enfermagem a partir da perspectiva das epistemologias do Sul
title_full Ensino inovador de enfermagem a partir da perspectiva das epistemologias do Sul
title_fullStr Ensino inovador de enfermagem a partir da perspectiva das epistemologias do Sul
title_full_unstemmed Ensino inovador de enfermagem a partir da perspectiva das epistemologias do Sul
title_sort Ensino inovador de enfermagem a partir da perspectiva das epistemologias do Sul
author Rodrigues,Cláudia Cristiane Filgueira Martins
author_facet Rodrigues,Cláudia Cristiane Filgueira Martins
Carvalho,Diana Paula de Souza Rego Pinto
Salvador,Pétala Tuani Candido de Oliveira
Medeiros,Soraya Maria de
Menezes,Rejane Maria de Paiva
Ferreira Júnior,Marcos Antonio
Pereira,Viviane Euzébia
author_role author
author2 Carvalho,Diana Paula de Souza Rego Pinto
Salvador,Pétala Tuani Candido de Oliveira
Medeiros,Soraya Maria de
Menezes,Rejane Maria de Paiva
Ferreira Júnior,Marcos Antonio
Pereira,Viviane Euzébia
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues,Cláudia Cristiane Filgueira Martins
Carvalho,Diana Paula de Souza Rego Pinto
Salvador,Pétala Tuani Candido de Oliveira
Medeiros,Soraya Maria de
Menezes,Rejane Maria de Paiva
Ferreira Júnior,Marcos Antonio
Pereira,Viviane Euzébia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Enfermagem
Inovação
Filosofia em Enfermagem
topic Educação em Enfermagem
Inovação
Filosofia em Enfermagem
description RESUMO Objetivo: Refletir acerca do ensino inovador da enfermagem a partir do referencial das epistemologias do Sul, de Boaventura de Souza Santos. Métodos: Trata-se de um ensaio teórico. Foi utilizado o referencial das epistemologias do Sul segundo Boaventura de Souza Santos, com destaque para os conceitos: descolonização do saber; pensamento pós-abissal; e ecologia dos saberes. Resultados: A proposta de refletir acerca do ensino inovador da enfermagem sob a perspectiva das epistemologias do Sul traduz-se no entendimento de que a abordagem de Boaventura pode subsidiar a efetivação do processo de ensinar-aprender que tem por base o reconhecimento da pluralidade de conhecimentos em interações sustentáveis e dinâmicas entre eles sem comprometer a autonomia de todos. Conclusão: Realçou-se a essencialidade de se compreender que as tecnologias para o ensino devem integrar um processo pedagógico mais amplo, resultante de reflexões teóricas e de competências dialógicas do enfermeiro enquanto educador.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000200384
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000200384
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.5935/1414-8145.20160053
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Escola Anna Nery v.20 n.2 2016
reponame:Escola Anna Nery
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Escola Anna Nery
collection Escola Anna Nery
repository.name.fl_str_mv Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com
_version_ 1750128123140112384