Repercussoes do pet-saude na formacao de estudantes da area da saude

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas,Paula Hubner
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Colome,Juliana Silveira, Carpes,Adriana Dornelles, Backes,Dirce Stein, Beck,Carmem Lucia Colome
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Escola Anna Nery
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452013000300496
Resumo: OBJETIVO: O estudo teve como objetivo conhecer as repercussões do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde/PET-Saúde na formação de estudantes da área da saúde. METODOS: Configura-se como exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa.Fizeram parte do estudo, vinte estudantes participantes do PET-Saúde. A técnica de coleta de dados foi a entrevista semi-estruturada e o método de análise dos dados empregado, a análise de conteúdo temática. RESULTADOS: Os dados sinalizam que o PET-Saúde configura-se como um programa facilitador para a busca da integralidade e que proporciona articulação teórica-prática entre estudantes, serviço de saúde e comunidade, o que é imprescindível para a reorientação da formação em saúde. CONCLUSÃO: Conclui-se que o desafio centra-se na formação crítico-reflexiva de profissionais da área da saúde, apontando para novos comportamentos e atitudes.
id UFRJ-4_acbded8f65ff5ed268e61c70c34ebd27
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-81452013000300496
network_acronym_str UFRJ-4
network_name_str Escola Anna Nery
repository_id_str
spelling Repercussoes do pet-saude na formacao de estudantes da area da saudeEnfermagemRelacoes Comunidade-InstituicaoEducacao Profissional em Saude Publica OBJETIVO: O estudo teve como objetivo conhecer as repercussões do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde/PET-Saúde na formação de estudantes da área da saúde. METODOS: Configura-se como exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa.Fizeram parte do estudo, vinte estudantes participantes do PET-Saúde. A técnica de coleta de dados foi a entrevista semi-estruturada e o método de análise dos dados empregado, a análise de conteúdo temática. RESULTADOS: Os dados sinalizam que o PET-Saúde configura-se como um programa facilitador para a busca da integralidade e que proporciona articulação teórica-prática entre estudantes, serviço de saúde e comunidade, o que é imprescindível para a reorientação da formação em saúde. CONCLUSÃO: Conclui-se que o desafio centra-se na formação crítico-reflexiva de profissionais da área da saúde, apontando para novos comportamentos e atitudes. Universidade Federal do Rio de Janeiro2013-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452013000300496Escola Anna Nery v.17 n.3 2013reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/S1414-81452013000300013info:eu-repo/semantics/openAccessFreitas,Paula HubnerColome,Juliana SilveiraCarpes,Adriana DornellesBackes,Dirce SteinBeck,Carmem Lucia Colomepor2013-10-28T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452013000300496Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2013-10-28T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Repercussoes do pet-saude na formacao de estudantes da area da saude
title Repercussoes do pet-saude na formacao de estudantes da area da saude
spellingShingle Repercussoes do pet-saude na formacao de estudantes da area da saude
Freitas,Paula Hubner
Enfermagem
Relacoes Comunidade-Instituicao
Educacao Profissional em Saude Publica
title_short Repercussoes do pet-saude na formacao de estudantes da area da saude
title_full Repercussoes do pet-saude na formacao de estudantes da area da saude
title_fullStr Repercussoes do pet-saude na formacao de estudantes da area da saude
title_full_unstemmed Repercussoes do pet-saude na formacao de estudantes da area da saude
title_sort Repercussoes do pet-saude na formacao de estudantes da area da saude
author Freitas,Paula Hubner
author_facet Freitas,Paula Hubner
Colome,Juliana Silveira
Carpes,Adriana Dornelles
Backes,Dirce Stein
Beck,Carmem Lucia Colome
author_role author
author2 Colome,Juliana Silveira
Carpes,Adriana Dornelles
Backes,Dirce Stein
Beck,Carmem Lucia Colome
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas,Paula Hubner
Colome,Juliana Silveira
Carpes,Adriana Dornelles
Backes,Dirce Stein
Beck,Carmem Lucia Colome
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Relacoes Comunidade-Instituicao
Educacao Profissional em Saude Publica
topic Enfermagem
Relacoes Comunidade-Instituicao
Educacao Profissional em Saude Publica
description OBJETIVO: O estudo teve como objetivo conhecer as repercussões do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde/PET-Saúde na formação de estudantes da área da saúde. METODOS: Configura-se como exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa.Fizeram parte do estudo, vinte estudantes participantes do PET-Saúde. A técnica de coleta de dados foi a entrevista semi-estruturada e o método de análise dos dados empregado, a análise de conteúdo temática. RESULTADOS: Os dados sinalizam que o PET-Saúde configura-se como um programa facilitador para a busca da integralidade e que proporciona articulação teórica-prática entre estudantes, serviço de saúde e comunidade, o que é imprescindível para a reorientação da formação em saúde. CONCLUSÃO: Conclui-se que o desafio centra-se na formação crítico-reflexiva de profissionais da área da saúde, apontando para novos comportamentos e atitudes.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452013000300496
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452013000300496
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-81452013000300013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Escola Anna Nery v.17 n.3 2013
reponame:Escola Anna Nery
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Escola Anna Nery
collection Escola Anna Nery
repository.name.fl_str_mv Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com
_version_ 1750128121901744128