Repercussoes do pet-saude na formacao de estudantes da area da saude
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Escola Anna Nery |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452013000300496 |
Resumo: | OBJETIVO: O estudo teve como objetivo conhecer as repercussões do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde/PET-Saúde na formação de estudantes da área da saúde. METODOS: Configura-se como exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa.Fizeram parte do estudo, vinte estudantes participantes do PET-Saúde. A técnica de coleta de dados foi a entrevista semi-estruturada e o método de análise dos dados empregado, a análise de conteúdo temática. RESULTADOS: Os dados sinalizam que o PET-Saúde configura-se como um programa facilitador para a busca da integralidade e que proporciona articulação teórica-prática entre estudantes, serviço de saúde e comunidade, o que é imprescindível para a reorientação da formação em saúde. CONCLUSÃO: Conclui-se que o desafio centra-se na formação crítico-reflexiva de profissionais da área da saúde, apontando para novos comportamentos e atitudes. |
id |
UFRJ-4_acbded8f65ff5ed268e61c70c34ebd27 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-81452013000300496 |
network_acronym_str |
UFRJ-4 |
network_name_str |
Escola Anna Nery |
repository_id_str |
|
spelling |
Repercussoes do pet-saude na formacao de estudantes da area da saudeEnfermagemRelacoes Comunidade-InstituicaoEducacao Profissional em Saude Publica OBJETIVO: O estudo teve como objetivo conhecer as repercussões do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde/PET-Saúde na formação de estudantes da área da saúde. METODOS: Configura-se como exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa.Fizeram parte do estudo, vinte estudantes participantes do PET-Saúde. A técnica de coleta de dados foi a entrevista semi-estruturada e o método de análise dos dados empregado, a análise de conteúdo temática. RESULTADOS: Os dados sinalizam que o PET-Saúde configura-se como um programa facilitador para a busca da integralidade e que proporciona articulação teórica-prática entre estudantes, serviço de saúde e comunidade, o que é imprescindível para a reorientação da formação em saúde. CONCLUSÃO: Conclui-se que o desafio centra-se na formação crítico-reflexiva de profissionais da área da saúde, apontando para novos comportamentos e atitudes. Universidade Federal do Rio de Janeiro2013-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452013000300496Escola Anna Nery v.17 n.3 2013reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/S1414-81452013000300013info:eu-repo/semantics/openAccessFreitas,Paula HubnerColome,Juliana SilveiraCarpes,Adriana DornellesBackes,Dirce SteinBeck,Carmem Lucia Colomepor2013-10-28T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452013000300496Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2013-10-28T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Repercussoes do pet-saude na formacao de estudantes da area da saude |
title |
Repercussoes do pet-saude na formacao de estudantes da area da saude |
spellingShingle |
Repercussoes do pet-saude na formacao de estudantes da area da saude Freitas,Paula Hubner Enfermagem Relacoes Comunidade-Instituicao Educacao Profissional em Saude Publica |
title_short |
Repercussoes do pet-saude na formacao de estudantes da area da saude |
title_full |
Repercussoes do pet-saude na formacao de estudantes da area da saude |
title_fullStr |
Repercussoes do pet-saude na formacao de estudantes da area da saude |
title_full_unstemmed |
Repercussoes do pet-saude na formacao de estudantes da area da saude |
title_sort |
Repercussoes do pet-saude na formacao de estudantes da area da saude |
author |
Freitas,Paula Hubner |
author_facet |
Freitas,Paula Hubner Colome,Juliana Silveira Carpes,Adriana Dornelles Backes,Dirce Stein Beck,Carmem Lucia Colome |
author_role |
author |
author2 |
Colome,Juliana Silveira Carpes,Adriana Dornelles Backes,Dirce Stein Beck,Carmem Lucia Colome |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas,Paula Hubner Colome,Juliana Silveira Carpes,Adriana Dornelles Backes,Dirce Stein Beck,Carmem Lucia Colome |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Relacoes Comunidade-Instituicao Educacao Profissional em Saude Publica |
topic |
Enfermagem Relacoes Comunidade-Instituicao Educacao Profissional em Saude Publica |
description |
OBJETIVO: O estudo teve como objetivo conhecer as repercussões do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde/PET-Saúde na formação de estudantes da área da saúde. METODOS: Configura-se como exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa.Fizeram parte do estudo, vinte estudantes participantes do PET-Saúde. A técnica de coleta de dados foi a entrevista semi-estruturada e o método de análise dos dados empregado, a análise de conteúdo temática. RESULTADOS: Os dados sinalizam que o PET-Saúde configura-se como um programa facilitador para a busca da integralidade e que proporciona articulação teórica-prática entre estudantes, serviço de saúde e comunidade, o que é imprescindível para a reorientação da formação em saúde. CONCLUSÃO: Conclui-se que o desafio centra-se na formação crítico-reflexiva de profissionais da área da saúde, apontando para novos comportamentos e atitudes. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452013000300496 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452013000300496 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1414-81452013000300013 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Escola Anna Nery v.17 n.3 2013 reponame:Escola Anna Nery instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Escola Anna Nery |
collection |
Escola Anna Nery |
repository.name.fl_str_mv |
Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com |
_version_ |
1750128121901744128 |