Vulnerabilidade em saúde, educação e liberdade: reflexão à luz de Hannah Arendt
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Escola Anna Nery |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452022000100501 |
Resumo: | Resumo Objetivo refletir sobre o conceito de vulnerabilidade em saúde à luz dos pressupostos de educação e liberdade de Hannah Arendt. Método estudo teórico-reflexivo cujos resultados foram agrupados em duas categorias: Vulnerabilidade em saúde como condição humana e Educação e liberdade do sujeito em situação de vulnerabilidade. Resultados a vulnerabilidade deve ser reconhecida como traço da condição humana, pois suas dimensões envolvem o sujeito e suas condições de saúde, materiais, socioambientais, culturais e jurídicas. Ao considerar a vulnerabilidade na perspectiva política e conscientizadora, a educação emerge como ferramenta para sobrepujá-las, pois possibilita desenvolver as singularidades dos sujeitos, preparando-os para a responsabilidade com o mundo; propicia superar a alienação; concretiza o aprendizado político e a tomada de decisões. Tudo isso reunido é crucial para suplantar a condição de vulnerabilidade frente às desigualdades existentes no mundo e o respeito à liberdade dos sujeitos. Conclusão e implicações para a prática pensamentos arendtianos guardam relação com vulnerabilidade, pois a conscientização, por meio da educação, é indispensável ao aprimoramento do atual contexto social e político. A busca do ser humano pela liberdade e o encorajamento de suas ações oportunizam a evolução do sujeito no mundo. |
id |
UFRJ-4_ad7dc539d9fead222a73fcc393f3579b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-81452022000100501 |
network_acronym_str |
UFRJ-4 |
network_name_str |
Escola Anna Nery |
repository_id_str |
|
spelling |
Vulnerabilidade em saúde, educação e liberdade: reflexão à luz de Hannah ArendtEducaçãoEnfermagemFilosofiaLiberdadeVulnerabilidade em saúdeResumo Objetivo refletir sobre o conceito de vulnerabilidade em saúde à luz dos pressupostos de educação e liberdade de Hannah Arendt. Método estudo teórico-reflexivo cujos resultados foram agrupados em duas categorias: Vulnerabilidade em saúde como condição humana e Educação e liberdade do sujeito em situação de vulnerabilidade. Resultados a vulnerabilidade deve ser reconhecida como traço da condição humana, pois suas dimensões envolvem o sujeito e suas condições de saúde, materiais, socioambientais, culturais e jurídicas. Ao considerar a vulnerabilidade na perspectiva política e conscientizadora, a educação emerge como ferramenta para sobrepujá-las, pois possibilita desenvolver as singularidades dos sujeitos, preparando-os para a responsabilidade com o mundo; propicia superar a alienação; concretiza o aprendizado político e a tomada de decisões. Tudo isso reunido é crucial para suplantar a condição de vulnerabilidade frente às desigualdades existentes no mundo e o respeito à liberdade dos sujeitos. Conclusão e implicações para a prática pensamentos arendtianos guardam relação com vulnerabilidade, pois a conscientização, por meio da educação, é indispensável ao aprimoramento do atual contexto social e político. A busca do ser humano pela liberdade e o encorajamento de suas ações oportunizam a evolução do sujeito no mundo.Universidade Federal do Rio de Janeiro2022-01-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452022000100501Escola Anna Nery v.26 2022reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/2177-9465-ean-2021-0207info:eu-repo/semantics/openAccessCestari,Virna Ribeiro FeitosaFlorêncio,Raquel SampaioPessoa,Vera Lúcia Mendes de PaulaMoreira,Thereza Maria Magalhãespor2021-09-22T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452022000100501Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2021-09-22T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Vulnerabilidade em saúde, educação e liberdade: reflexão à luz de Hannah Arendt |
title |
Vulnerabilidade em saúde, educação e liberdade: reflexão à luz de Hannah Arendt |
spellingShingle |
Vulnerabilidade em saúde, educação e liberdade: reflexão à luz de Hannah Arendt Cestari,Virna Ribeiro Feitosa Educação Enfermagem Filosofia Liberdade Vulnerabilidade em saúde |
title_short |
Vulnerabilidade em saúde, educação e liberdade: reflexão à luz de Hannah Arendt |
title_full |
Vulnerabilidade em saúde, educação e liberdade: reflexão à luz de Hannah Arendt |
title_fullStr |
Vulnerabilidade em saúde, educação e liberdade: reflexão à luz de Hannah Arendt |
title_full_unstemmed |
Vulnerabilidade em saúde, educação e liberdade: reflexão à luz de Hannah Arendt |
title_sort |
Vulnerabilidade em saúde, educação e liberdade: reflexão à luz de Hannah Arendt |
author |
Cestari,Virna Ribeiro Feitosa |
author_facet |
Cestari,Virna Ribeiro Feitosa Florêncio,Raquel Sampaio Pessoa,Vera Lúcia Mendes de Paula Moreira,Thereza Maria Magalhães |
author_role |
author |
author2 |
Florêncio,Raquel Sampaio Pessoa,Vera Lúcia Mendes de Paula Moreira,Thereza Maria Magalhães |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cestari,Virna Ribeiro Feitosa Florêncio,Raquel Sampaio Pessoa,Vera Lúcia Mendes de Paula Moreira,Thereza Maria Magalhães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Enfermagem Filosofia Liberdade Vulnerabilidade em saúde |
topic |
Educação Enfermagem Filosofia Liberdade Vulnerabilidade em saúde |
description |
Resumo Objetivo refletir sobre o conceito de vulnerabilidade em saúde à luz dos pressupostos de educação e liberdade de Hannah Arendt. Método estudo teórico-reflexivo cujos resultados foram agrupados em duas categorias: Vulnerabilidade em saúde como condição humana e Educação e liberdade do sujeito em situação de vulnerabilidade. Resultados a vulnerabilidade deve ser reconhecida como traço da condição humana, pois suas dimensões envolvem o sujeito e suas condições de saúde, materiais, socioambientais, culturais e jurídicas. Ao considerar a vulnerabilidade na perspectiva política e conscientizadora, a educação emerge como ferramenta para sobrepujá-las, pois possibilita desenvolver as singularidades dos sujeitos, preparando-os para a responsabilidade com o mundo; propicia superar a alienação; concretiza o aprendizado político e a tomada de decisões. Tudo isso reunido é crucial para suplantar a condição de vulnerabilidade frente às desigualdades existentes no mundo e o respeito à liberdade dos sujeitos. Conclusão e implicações para a prática pensamentos arendtianos guardam relação com vulnerabilidade, pois a conscientização, por meio da educação, é indispensável ao aprimoramento do atual contexto social e político. A busca do ser humano pela liberdade e o encorajamento de suas ações oportunizam a evolução do sujeito no mundo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452022000100501 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452022000100501 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2177-9465-ean-2021-0207 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Escola Anna Nery v.26 2022 reponame:Escola Anna Nery instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Escola Anna Nery |
collection |
Escola Anna Nery |
repository.name.fl_str_mv |
Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com |
_version_ |
1750128126372872192 |