Interprofissionalidade na atenção primária: intencionalidades das equipes versus realidade do processo de trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro,Aridiane Alves
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Giviziez,Christiane Ricaldoni, Coimbra,Elânia Assis Rocha, Santos,Jeniffer Dayane Duarte dos, Pontes,Jhonatan Emanuel Maciel de, Luz,Nina Franco, Rocha,Rafael de Oliveira, Costa,Webster Leonardo Guimarães da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Escola Anna Nery
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Resumo: Resumo Objetivo comparar atitudes relacionadas à colaboração interprofissional autorrelatadas por diferentes equipes da atenção primária com a realidade observada de seus processos de trabalho. Método abordagem qualitativa e quantitativa implementada em duas etapas de coleta de dados, entre dezembro de 2019 e outubro de 2020. Na qualitativa, empregou-se a observação sistemática dos atendimentos em unidades de saúde. Utilizou-se roteiro de observação baseado no Referencial para Competências em Interprofissionalidade e no Fluxograma Analisador do processo de trabalho centrado no usuário. As observações foram registradas em diário de campo. Na etapa quantitativa, aplicou-se a Escala de Atitudes Relacionadas à Colaboração Interprofissional. Resultados noventa e um profissionais da atenção básica responderam a escala. Obteve-se uma média de 120 de pontuação, que significa valorização do trabalho colaborativo por respondentes de todas as equipes. Apesar disso, foram observadas divergências entre o falado e o vivido, pois o processo de trabalho estruturado parece limitar atitudes colaborativas. Conclusões e implicações para a prática valorização de atividades programadas para o trabalho interprofissional da equipe de saúde e de enfermagem na atenção primária, como espaços na agenda para reuniões. Necessidade de promoção da educação interprofissional com trabalhadores, bem como de políticas públicas que garantam mecanismos para o trabalho colaborativo na atenção básica.
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