Ensino de literatura e formação de leitores: concepções e práticas de professores de Português em Moçambique
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Alea (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufrj.br/index.php/alea/article/view/63243 |
Resumo: | Ao ensino da literatura na escola compete a formação de leitores. Na escola moçambicana, onde a literatura ocupa tempo lectivo bastante significativo nos programas de Português, as práticas de ensino enfatizam a abordagem dos textos literários na sua natureza imanente, seus elementos constitutivos e classificação tipológica, tomados como fins e não como meios de acesso aos textos, visando a um treinamento de habilidades de leitura literária. Essas constatações resultam de uma pesquisa etnográfica qualitativa e interpretativista (MOITA LOPES, 1992 e 1994), que analisou (i) práticas didáctico-pedagógicas desenvolvidas com a literatura nas aulas de Português em Moçambique, com objetivo de: (ii) identificar finalidades, enfoques teóricos e metodológicos envolvidos nessas práticas e competências que se buscam desenvolver nesse ensino. O trabalho de campo foi realizado entre fevereiro e junho de 2018, em duas escolas secundárias públicas, uma no centro da cidade de Maputo, e outra no distrito de Marracuene. |
id |
UFRJ-5_6995c7f8b9b44e315b5180b9150158cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/63243 |
network_acronym_str |
UFRJ-5 |
network_name_str |
Alea (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de literatura e formação de leitores: concepções e práticas de professores de Português em MoçambiqueAo ensino da literatura na escola compete a formação de leitores. Na escola moçambicana, onde a literatura ocupa tempo lectivo bastante significativo nos programas de Português, as práticas de ensino enfatizam a abordagem dos textos literários na sua natureza imanente, seus elementos constitutivos e classificação tipológica, tomados como fins e não como meios de acesso aos textos, visando a um treinamento de habilidades de leitura literária. Essas constatações resultam de uma pesquisa etnográfica qualitativa e interpretativista (MOITA LOPES, 1992 e 1994), que analisou (i) práticas didáctico-pedagógicas desenvolvidas com a literatura nas aulas de Português em Moçambique, com objetivo de: (ii) identificar finalidades, enfoques teóricos e metodológicos envolvidos nessas práticas e competências que se buscam desenvolver nesse ensino. O trabalho de campo foi realizado entre fevereiro e junho de 2018, em duas escolas secundárias públicas, uma no centro da cidade de Maputo, e outra no distrito de Marracuene.Alea: Estudos NeolatinosAlea: Estudos NeolatinosAlea: Estudos Neolatinos2024-03-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/alea/article/view/63243Alea: Estudos Neolatinos; 2024: Ahead of printAlea: Estudos Neolatinos; 2024: Ahead of printAlea: Estudos Neolatinos; 2024: Ahead of print1807-02991517-106Xreponame:Alea (Online)instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/alea/article/view/63243/40281Fumo, Óscar AlexandreNeves, Cynthia Agra de Britoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-12T15:00:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/63243Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/aleaONGhttps://revistas.ufrj.br/index.php/alea/oaialea@letras.ufrj.br||alea.ufrj@gmail.com1807-02991517-106Xopendoar:2024-03-12T15:00:05Alea (Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de literatura e formação de leitores: concepções e práticas de professores de Português em Moçambique |
title |
Ensino de literatura e formação de leitores: concepções e práticas de professores de Português em Moçambique |
spellingShingle |
Ensino de literatura e formação de leitores: concepções e práticas de professores de Português em Moçambique Fumo, Óscar Alexandre |
title_short |
Ensino de literatura e formação de leitores: concepções e práticas de professores de Português em Moçambique |
title_full |
Ensino de literatura e formação de leitores: concepções e práticas de professores de Português em Moçambique |
title_fullStr |
Ensino de literatura e formação de leitores: concepções e práticas de professores de Português em Moçambique |
title_full_unstemmed |
Ensino de literatura e formação de leitores: concepções e práticas de professores de Português em Moçambique |
title_sort |
Ensino de literatura e formação de leitores: concepções e práticas de professores de Português em Moçambique |
author |
Fumo, Óscar Alexandre |
author_facet |
Fumo, Óscar Alexandre Neves, Cynthia Agra de Brito |
author_role |
author |
author2 |
Neves, Cynthia Agra de Brito |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fumo, Óscar Alexandre Neves, Cynthia Agra de Brito |
description |
Ao ensino da literatura na escola compete a formação de leitores. Na escola moçambicana, onde a literatura ocupa tempo lectivo bastante significativo nos programas de Português, as práticas de ensino enfatizam a abordagem dos textos literários na sua natureza imanente, seus elementos constitutivos e classificação tipológica, tomados como fins e não como meios de acesso aos textos, visando a um treinamento de habilidades de leitura literária. Essas constatações resultam de uma pesquisa etnográfica qualitativa e interpretativista (MOITA LOPES, 1992 e 1994), que analisou (i) práticas didáctico-pedagógicas desenvolvidas com a literatura nas aulas de Português em Moçambique, com objetivo de: (ii) identificar finalidades, enfoques teóricos e metodológicos envolvidos nessas práticas e competências que se buscam desenvolver nesse ensino. O trabalho de campo foi realizado entre fevereiro e junho de 2018, em duas escolas secundárias públicas, uma no centro da cidade de Maputo, e outra no distrito de Marracuene. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-03-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufrj.br/index.php/alea/article/view/63243 |
url |
https://revistas.ufrj.br/index.php/alea/article/view/63243 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufrj.br/index.php/alea/article/view/63243/40281 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Alea: Estudos Neolatinos Alea: Estudos Neolatinos Alea: Estudos Neolatinos |
publisher.none.fl_str_mv |
Alea: Estudos Neolatinos Alea: Estudos Neolatinos Alea: Estudos Neolatinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Alea: Estudos Neolatinos; 2024: Ahead of print Alea: Estudos Neolatinos; 2024: Ahead of print Alea: Estudos Neolatinos; 2024: Ahead of print 1807-0299 1517-106X reponame:Alea (Online) instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Alea (Online) |
collection |
Alea (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Alea (Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
alea@letras.ufrj.br||alea.ufrj@gmail.com |
_version_ |
1799769997698924544 |