Ensino de literatura e formação de leitores: concepções e práticas de professores de Português em Moçambique

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fumo, Óscar Alexandre
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Neves, Cynthia Agra de Brito
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Alea (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufrj.br/index.php/alea/article/view/63243
Resumo: Ao ensino da literatura na escola compete a formação de leitores. Na escola moçambicana, onde a literatura ocupa tempo lectivo bastante significativo nos programas de Português, as práticas de ensino enfatizam a abordagem dos textos literários na sua natureza imanente, seus elementos constitutivos e classificação tipológica, tomados como fins e não como meios de acesso aos textos, visando a um treinamento de habilidades de leitura literária. Essas constatações resultam de uma pesquisa etnográfica qualitativa e interpretativista (MOITA LOPES, 1992 e 1994), que analisou (i) práticas didáctico-pedagógicas desenvolvidas com a literatura nas aulas de Português em Moçambique, com objetivo de: (ii) identificar finalidades, enfoques teóricos e metodológicos envolvidos nessas práticas e competências que se buscam desenvolver nesse ensino. O trabalho de campo foi realizado entre fevereiro e junho de 2018, em duas escolas secundárias públicas, uma no centro da cidade de Maputo, e outra no distrito de Marracuene.
id UFRJ-5_6995c7f8b9b44e315b5180b9150158cc
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/63243
network_acronym_str UFRJ-5
network_name_str Alea (Online)
repository_id_str
spelling Ensino de literatura e formação de leitores: concepções e práticas de professores de Português em MoçambiqueAo ensino da literatura na escola compete a formação de leitores. Na escola moçambicana, onde a literatura ocupa tempo lectivo bastante significativo nos programas de Português, as práticas de ensino enfatizam a abordagem dos textos literários na sua natureza imanente, seus elementos constitutivos e classificação tipológica, tomados como fins e não como meios de acesso aos textos, visando a um treinamento de habilidades de leitura literária. Essas constatações resultam de uma pesquisa etnográfica qualitativa e interpretativista (MOITA LOPES, 1992 e 1994), que analisou (i) práticas didáctico-pedagógicas desenvolvidas com a literatura nas aulas de Português em Moçambique, com objetivo de: (ii) identificar finalidades, enfoques teóricos e metodológicos envolvidos nessas práticas e competências que se buscam desenvolver nesse ensino. O trabalho de campo foi realizado entre fevereiro e junho de 2018, em duas escolas secundárias públicas, uma no centro da cidade de Maputo, e outra no distrito de Marracuene.Alea: Estudos NeolatinosAlea: Estudos NeolatinosAlea: Estudos Neolatinos2024-03-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/alea/article/view/63243Alea: Estudos Neolatinos; 2024: Ahead of printAlea: Estudos Neolatinos; 2024: Ahead of printAlea: Estudos Neolatinos; 2024: Ahead of print1807-02991517-106Xreponame:Alea (Online)instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/alea/article/view/63243/40281Fumo, Óscar AlexandreNeves, Cynthia Agra de Britoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-12T15:00:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/63243Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/aleaONGhttps://revistas.ufrj.br/index.php/alea/oaialea@letras.ufrj.br||alea.ufrj@gmail.com1807-02991517-106Xopendoar:2024-03-12T15:00:05Alea (Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de literatura e formação de leitores: concepções e práticas de professores de Português em Moçambique
title Ensino de literatura e formação de leitores: concepções e práticas de professores de Português em Moçambique
spellingShingle Ensino de literatura e formação de leitores: concepções e práticas de professores de Português em Moçambique
Fumo, Óscar Alexandre
title_short Ensino de literatura e formação de leitores: concepções e práticas de professores de Português em Moçambique
title_full Ensino de literatura e formação de leitores: concepções e práticas de professores de Português em Moçambique
title_fullStr Ensino de literatura e formação de leitores: concepções e práticas de professores de Português em Moçambique
title_full_unstemmed Ensino de literatura e formação de leitores: concepções e práticas de professores de Português em Moçambique
title_sort Ensino de literatura e formação de leitores: concepções e práticas de professores de Português em Moçambique
author Fumo, Óscar Alexandre
author_facet Fumo, Óscar Alexandre
Neves, Cynthia Agra de Brito
author_role author
author2 Neves, Cynthia Agra de Brito
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fumo, Óscar Alexandre
Neves, Cynthia Agra de Brito
description Ao ensino da literatura na escola compete a formação de leitores. Na escola moçambicana, onde a literatura ocupa tempo lectivo bastante significativo nos programas de Português, as práticas de ensino enfatizam a abordagem dos textos literários na sua natureza imanente, seus elementos constitutivos e classificação tipológica, tomados como fins e não como meios de acesso aos textos, visando a um treinamento de habilidades de leitura literária. Essas constatações resultam de uma pesquisa etnográfica qualitativa e interpretativista (MOITA LOPES, 1992 e 1994), que analisou (i) práticas didáctico-pedagógicas desenvolvidas com a literatura nas aulas de Português em Moçambique, com objetivo de: (ii) identificar finalidades, enfoques teóricos e metodológicos envolvidos nessas práticas e competências que se buscam desenvolver nesse ensino. O trabalho de campo foi realizado entre fevereiro e junho de 2018, em duas escolas secundárias públicas, uma no centro da cidade de Maputo, e outra no distrito de Marracuene.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/alea/article/view/63243
url https://revistas.ufrj.br/index.php/alea/article/view/63243
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufrj.br/index.php/alea/article/view/63243/40281
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Alea: Estudos Neolatinos
Alea: Estudos Neolatinos
Alea: Estudos Neolatinos
publisher.none.fl_str_mv Alea: Estudos Neolatinos
Alea: Estudos Neolatinos
Alea: Estudos Neolatinos
dc.source.none.fl_str_mv Alea: Estudos Neolatinos; 2024: Ahead of print
Alea: Estudos Neolatinos; 2024: Ahead of print
Alea: Estudos Neolatinos; 2024: Ahead of print
1807-0299
1517-106X
reponame:Alea (Online)
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Alea (Online)
collection Alea (Online)
repository.name.fl_str_mv Alea (Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv alea@letras.ufrj.br||alea.ufrj@gmail.com
_version_ 1799769997698924544