Qualidade da prestação do serviço odontológico das Upinhas 24 horas e das Unidades de Saúde da Família pela percepção do usuário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUTO, Inês Patrícia Guedes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300001353v
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38843
Resumo: SOUTO, Inês Patrícia Guedes, também é conhecida em citações bibliográficas por: GUEDES, I. P. F.
id UFPE_49042678974c6c7aadfcc1ef06e39354
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/38843
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling SOUTO, Inês Patrícia Guedeshttp://lattes.cnpq.br/7347418750940328http://lattes.cnpq.br/1742069807538716http://lattes.cnpq.br/5982392759349128CALDAS JUNIOR, Arnaldo de FrançaMENEZES, Tatiane Almeida de2020-11-30T20:54:59Z2020-11-30T20:54:59Z2020-09-08SOUTO, Inês Patrícia Guedes. Qualidade da prestação do serviço odontológico das Upinhas 24 horas e das Unidades de Saúde da Família pela percepção do usuário. 2020. Dissertação (Mestrado em Gestão e Economia da Saúde) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38843ark:/64986/001300001353vSOUTO, Inês Patrícia Guedes, também é conhecida em citações bibliográficas por: GUEDES, I. P. F.A inserção da atenção saúde bucal na Estratégia de Saúde da Família indiscutivelmente ampliou o acesso ao serviço odontológico. A avaliação em saúde, em especial à saúde bucal, auxilia no processo de planejamento, e tomada de decisão. Neste sentido, a opinião do usuário pode ser um instrumento para auxiliar esses processos de gestão. Assim, esse estudo teve como objetivo avaliar, comparativamente, a qualidade do serviço odontológico através da percepção dos usuários das Upinhas 24 horas e das Unidades de Saúde da Família no município do Recife. Trata-se de um estudo de avaliação com delineamento analítico e transversal, de natureza quantitativa com uso de dados primários, segundo o modelo Donabediano referente ao resultado. Utilizou-se o questionário já validado QASSaB, realizado com 80 usuário nas Upinhas 24 horas e 80 usuários das Unidades de Saúde da família. A análise dos dados foi realizada por intermédio do programa estatístico Stata, versão 15.0, em uma etapa descritiva e outra analítica. Para todas as análises foi utilizado o nível de significância de 5%. Observou-se que os usuários estão satisfeitos com a qualidade dos serviços odontológicos prestados tantos nas Upinhas 24 horas, como também, nas Unidades de Saúde da família, porém, de forma mais enfática, as dimensões do tratamento dispensado pelo cirurgião dentista na Unidades denominada Upinhas 24 horas, limpeza da recepção/sala de espera das unidades e limpeza dos banheiros, foram avaliadas mais positivamente. Conclui-se que os usuários, comparativamente, em várias dimensões estão satisfeitos com os serviços odontológicos dos dois modelos de Unidades participantes do estudo.The insertion of oral health care in the Family Health Strategy undoubtedly expanded access to dental services. The evaluation of health, especially oral health, assists in the planning and decision-making process. In this case, the user's opinion can be an instrument to assist these management processes. Therefore, this study aimed to evaluate the quality of dental service through the comparison and perception of users of the 24-hour Upinhas and family health units in the city of Recife. This involves an evaluation study with analytical and crosssectional delineation, of quantitative nature with the use of primary data, according to the Donabedian model referring to the result. It was used the questionnaire already validated QASSaB, conducted with 80 users in the 24-hour Upinhas and 80 users of the Family Health Units. Data analysis was performed through the stata statistical program, version 15.0, in a descriptive and analytical stage. For all analyses, the significance level of 5% was taken into account. It was observed that the users are satisfied with the quality of dental services provided both in the 24-hour Upinhas, as well as in the family health units, but more emphatically, the dimensions of the treatment provided by the dentist in the Units called Upinhas 24 hours, cleaning of the reception/waiting room of the units and cleaning of the bathrooms, were evaluated more positively. It is concluded that the users, comparatively, in various dimensions are satisfied with both dental services of the models of Units participating in the study.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Gestao e Economia da SaudeUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSatisfação do pacienteAvaliação de serviços de saúdeSaúde bucalQualidade da prestação do serviço odontológico das Upinhas 24 horas e das Unidades de Saúde da Família pela percepção do usuárioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETEXTDISSERTAÇÃO Inês Patrícia Guedes Souto.pdf.txtDISSERTAÇÃO Inês Patrícia Guedes Souto.pdf.txtExtracted texttext/plain97566https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38843/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20In%c3%aas%20Patr%c3%adcia%20Guedes%20Souto.pdf.txt871221402b30f59cd03092d7135645b4MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Inês Patrícia Guedes Souto.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Inês Patrícia Guedes Souto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1299https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38843/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20In%c3%aas%20Patr%c3%adcia%20Guedes%20Souto.pdf.jpgbeb0909af137594bc54c239fdc9475e8MD55LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38843/3/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD53ORIGINALDISSERTAÇÃO Inês Patrícia Guedes Souto.pdfDISSERTAÇÃO Inês Patrícia Guedes Souto.pdfapplication/pdf1359365https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38843/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20In%c3%aas%20Patr%c3%adcia%20Guedes%20Souto.pdf2a3e098b9a515325023256628c0ebf47MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38843/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52123456789/388432020-12-01 02:17:25.94oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212020-12-01T05:17:25Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Qualidade da prestação do serviço odontológico das Upinhas 24 horas e das Unidades de Saúde da Família pela percepção do usuário
title Qualidade da prestação do serviço odontológico das Upinhas 24 horas e das Unidades de Saúde da Família pela percepção do usuário
spellingShingle Qualidade da prestação do serviço odontológico das Upinhas 24 horas e das Unidades de Saúde da Família pela percepção do usuário
SOUTO, Inês Patrícia Guedes
Satisfação do paciente
Avaliação de serviços de saúde
Saúde bucal
title_short Qualidade da prestação do serviço odontológico das Upinhas 24 horas e das Unidades de Saúde da Família pela percepção do usuário
title_full Qualidade da prestação do serviço odontológico das Upinhas 24 horas e das Unidades de Saúde da Família pela percepção do usuário
title_fullStr Qualidade da prestação do serviço odontológico das Upinhas 24 horas e das Unidades de Saúde da Família pela percepção do usuário
title_full_unstemmed Qualidade da prestação do serviço odontológico das Upinhas 24 horas e das Unidades de Saúde da Família pela percepção do usuário
title_sort Qualidade da prestação do serviço odontológico das Upinhas 24 horas e das Unidades de Saúde da Família pela percepção do usuário
author SOUTO, Inês Patrícia Guedes
author_facet SOUTO, Inês Patrícia Guedes
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7347418750940328
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1742069807538716
dc.contributor.advisor-coLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5982392759349128
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUTO, Inês Patrícia Guedes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv CALDAS JUNIOR, Arnaldo de França
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv MENEZES, Tatiane Almeida de
contributor_str_mv CALDAS JUNIOR, Arnaldo de França
MENEZES, Tatiane Almeida de
dc.subject.por.fl_str_mv Satisfação do paciente
Avaliação de serviços de saúde
Saúde bucal
topic Satisfação do paciente
Avaliação de serviços de saúde
Saúde bucal
description SOUTO, Inês Patrícia Guedes, também é conhecida em citações bibliográficas por: GUEDES, I. P. F.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-30T20:54:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-30T20:54:59Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-09-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUTO, Inês Patrícia Guedes. Qualidade da prestação do serviço odontológico das Upinhas 24 horas e das Unidades de Saúde da Família pela percepção do usuário. 2020. Dissertação (Mestrado em Gestão e Economia da Saúde) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38843
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/64986/001300001353v
identifier_str_mv SOUTO, Inês Patrícia Guedes. Qualidade da prestação do serviço odontológico das Upinhas 24 horas e das Unidades de Saúde da Família pela percepção do usuário. 2020. Dissertação (Mestrado em Gestão e Economia da Saúde) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
ark:/64986/001300001353v
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38843
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Gestao e Economia da Saude
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38843/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20In%c3%aas%20Patr%c3%adcia%20Guedes%20Souto.pdf.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38843/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20In%c3%aas%20Patr%c3%adcia%20Guedes%20Souto.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38843/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38843/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20In%c3%aas%20Patr%c3%adcia%20Guedes%20Souto.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/38843/2/license_rdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 871221402b30f59cd03092d7135645b4
beb0909af137594bc54c239fdc9475e8
bd573a5ca8288eb7272482765f819534
2a3e098b9a515325023256628c0ebf47
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1815172987950727168