Avaliação, ciclos e qualidade do Ensino Fundamental: uma relação a ser construída
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos Avançados |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142007000200003 |
Resumo: | O texto focaliza implicações das políticas de organização do trabalho escolar em ciclos para a avaliação da aprendizagem, tendo como alvo a democratização do ensino. Toma como referência para essa análise elementos que caracterizam tendências dominantes presentes nas práticas de avaliação de aprendizagem e contribuições presentes na literatura sobre o tema. Para situar a abrangência da implantação de ciclos no território nacional, divulga informações que permitem aquilatar como se distribuem as escolas e matrículas em ciclos, por dependência administrativa das escolas. |
id |
UFRJ-8_1980aaea83ad8cda86e3c9e582e4fc53 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-40142007000200003 |
network_acronym_str |
UFRJ-8 |
network_name_str |
Estudos Avançados |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação, ciclos e qualidade do Ensino Fundamental: uma relação a ser construídaEnsino FundamentalCiclosAvaliaçãoDemocratização do ensinoO texto focaliza implicações das políticas de organização do trabalho escolar em ciclos para a avaliação da aprendizagem, tendo como alvo a democratização do ensino. Toma como referência para essa análise elementos que caracterizam tendências dominantes presentes nas práticas de avaliação de aprendizagem e contribuições presentes na literatura sobre o tema. Para situar a abrangência da implantação de ciclos no território nacional, divulga informações que permitem aquilatar como se distribuem as escolas e matrículas em ciclos, por dependência administrativa das escolas.Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo2007-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142007000200003Estudos Avançados v.21 n.60 2007reponame:Estudos Avançadosinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:UFRJ10.1590/S0103-40142007000200003info:eu-repo/semantics/openAccessSousa,Sandra Zákiapor2007-11-06T00:00:00Zoai:scielo:S0103-40142007000200003Revistahttps://www.revistas.usp.br/eavPUBhttps://www.revistas.usp.br/eav/oai||estudosavancados@usp.br1806-95920103-4014opendoar:2007-11-06T00:00Estudos Avançados - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação, ciclos e qualidade do Ensino Fundamental: uma relação a ser construída |
title |
Avaliação, ciclos e qualidade do Ensino Fundamental: uma relação a ser construída |
spellingShingle |
Avaliação, ciclos e qualidade do Ensino Fundamental: uma relação a ser construída Sousa,Sandra Zákia Ensino Fundamental Ciclos Avaliação Democratização do ensino |
title_short |
Avaliação, ciclos e qualidade do Ensino Fundamental: uma relação a ser construída |
title_full |
Avaliação, ciclos e qualidade do Ensino Fundamental: uma relação a ser construída |
title_fullStr |
Avaliação, ciclos e qualidade do Ensino Fundamental: uma relação a ser construída |
title_full_unstemmed |
Avaliação, ciclos e qualidade do Ensino Fundamental: uma relação a ser construída |
title_sort |
Avaliação, ciclos e qualidade do Ensino Fundamental: uma relação a ser construída |
author |
Sousa,Sandra Zákia |
author_facet |
Sousa,Sandra Zákia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa,Sandra Zákia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Fundamental Ciclos Avaliação Democratização do ensino |
topic |
Ensino Fundamental Ciclos Avaliação Democratização do ensino |
description |
O texto focaliza implicações das políticas de organização do trabalho escolar em ciclos para a avaliação da aprendizagem, tendo como alvo a democratização do ensino. Toma como referência para essa análise elementos que caracterizam tendências dominantes presentes nas práticas de avaliação de aprendizagem e contribuições presentes na literatura sobre o tema. Para situar a abrangência da implantação de ciclos no território nacional, divulga informações que permitem aquilatar como se distribuem as escolas e matrículas em ciclos, por dependência administrativa das escolas. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142007000200003 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142007000200003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0103-40142007000200003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos Avançados v.21 n.60 2007 reponame:Estudos Avançados instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Estudos Avançados |
collection |
Estudos Avançados |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos Avançados - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||estudosavancados@usp.br |
_version_ |
1750128205979713536 |