Avaliação, ciclos e qualidade do Ensino Fundamental: uma relação a ser construída

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa,Sandra Zákia
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Avançados
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142007000200003
Resumo: O texto focaliza implicações das políticas de organização do trabalho escolar em ciclos para a avaliação da aprendizagem, tendo como alvo a democratização do ensino. Toma como referência para essa análise elementos que caracterizam tendências dominantes presentes nas práticas de avaliação de aprendizagem e contribuições presentes na literatura sobre o tema. Para situar a abrangência da implantação de ciclos no território nacional, divulga informações que permitem aquilatar como se distribuem as escolas e matrículas em ciclos, por dependência administrativa das escolas.
id UFRJ-8_1980aaea83ad8cda86e3c9e582e4fc53
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-40142007000200003
network_acronym_str UFRJ-8
network_name_str Estudos Avançados
repository_id_str
spelling Avaliação, ciclos e qualidade do Ensino Fundamental: uma relação a ser construídaEnsino FundamentalCiclosAvaliaçãoDemocratização do ensinoO texto focaliza implicações das políticas de organização do trabalho escolar em ciclos para a avaliação da aprendizagem, tendo como alvo a democratização do ensino. Toma como referência para essa análise elementos que caracterizam tendências dominantes presentes nas práticas de avaliação de aprendizagem e contribuições presentes na literatura sobre o tema. Para situar a abrangência da implantação de ciclos no território nacional, divulga informações que permitem aquilatar como se distribuem as escolas e matrículas em ciclos, por dependência administrativa das escolas.Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo2007-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142007000200003Estudos Avançados v.21 n.60 2007reponame:Estudos Avançadosinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:UFRJ10.1590/S0103-40142007000200003info:eu-repo/semantics/openAccessSousa,Sandra Zákiapor2007-11-06T00:00:00Zoai:scielo:S0103-40142007000200003Revistahttps://www.revistas.usp.br/eavPUBhttps://www.revistas.usp.br/eav/oai||estudosavancados@usp.br1806-95920103-4014opendoar:2007-11-06T00:00Estudos Avançados - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação, ciclos e qualidade do Ensino Fundamental: uma relação a ser construída
title Avaliação, ciclos e qualidade do Ensino Fundamental: uma relação a ser construída
spellingShingle Avaliação, ciclos e qualidade do Ensino Fundamental: uma relação a ser construída
Sousa,Sandra Zákia
Ensino Fundamental
Ciclos
Avaliação
Democratização do ensino
title_short Avaliação, ciclos e qualidade do Ensino Fundamental: uma relação a ser construída
title_full Avaliação, ciclos e qualidade do Ensino Fundamental: uma relação a ser construída
title_fullStr Avaliação, ciclos e qualidade do Ensino Fundamental: uma relação a ser construída
title_full_unstemmed Avaliação, ciclos e qualidade do Ensino Fundamental: uma relação a ser construída
title_sort Avaliação, ciclos e qualidade do Ensino Fundamental: uma relação a ser construída
author Sousa,Sandra Zákia
author_facet Sousa,Sandra Zákia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa,Sandra Zákia
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Fundamental
Ciclos
Avaliação
Democratização do ensino
topic Ensino Fundamental
Ciclos
Avaliação
Democratização do ensino
description O texto focaliza implicações das políticas de organização do trabalho escolar em ciclos para a avaliação da aprendizagem, tendo como alvo a democratização do ensino. Toma como referência para essa análise elementos que caracterizam tendências dominantes presentes nas práticas de avaliação de aprendizagem e contribuições presentes na literatura sobre o tema. Para situar a abrangência da implantação de ciclos no território nacional, divulga informações que permitem aquilatar como se distribuem as escolas e matrículas em ciclos, por dependência administrativa das escolas.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142007000200003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142007000200003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-40142007000200003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Avançados v.21 n.60 2007
reponame:Estudos Avançados
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Estudos Avançados
collection Estudos Avançados
repository.name.fl_str_mv Estudos Avançados - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||estudosavancados@usp.br
_version_ 1750128205979713536