Possível reconfiguração dos modelos educacionais pós-pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GATTI,BERNARDETE A.
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Avançados
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142020000300029
Resumo: resumo Neste artigo parte-se de aspectos gerais da gestão educacional em seus vários níveis, tocando na questão do isolamento social pelo evento da Covid-19 e nos impactos diversos dessa situação na educação de crianças, adolescentes e jovens. Aprofundam- se especificamente questões ligadas à educação básica na situação de pandemia quanto à garantia possível das aprendizagens aos alunos, as diversidades das realidades sociais, a situação de professores e gestores, aspectos curriculares, relacionais e socioemocionais envolvidos no processo de isolamento e no retorno presencial nas escolas. Ao levantar possibilidades de vetores saudáveis no enfrentamento dessa realidade, pondera-se sobre as possibilidades de mudanças, pós-pandemia, no desenvolvimento da oferta educacional nas redes de ensino básico.
id UFRJ-8_25c2713bc9b97bced0f8b7b8d65d0379
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-40142020000300029
network_acronym_str UFRJ-8
network_name_str Estudos Avançados
repository_id_str
spelling Possível reconfiguração dos modelos educacionais pós-pandemiaCovid-19Pós-pandemiaEducação básicaEscolaAprendizagemresumo Neste artigo parte-se de aspectos gerais da gestão educacional em seus vários níveis, tocando na questão do isolamento social pelo evento da Covid-19 e nos impactos diversos dessa situação na educação de crianças, adolescentes e jovens. Aprofundam- se especificamente questões ligadas à educação básica na situação de pandemia quanto à garantia possível das aprendizagens aos alunos, as diversidades das realidades sociais, a situação de professores e gestores, aspectos curriculares, relacionais e socioemocionais envolvidos no processo de isolamento e no retorno presencial nas escolas. Ao levantar possibilidades de vetores saudáveis no enfrentamento dessa realidade, pondera-se sobre as possibilidades de mudanças, pós-pandemia, no desenvolvimento da oferta educacional nas redes de ensino básico.Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo2020-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142020000300029Estudos Avançados v.34 n.100 2020reponame:Estudos Avançadosinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:UFRJ10.1590/s0103-4014.2020.34100.003info:eu-repo/semantics/openAccessGATTI,BERNARDETE A.por2020-11-12T00:00:00Zoai:scielo:S0103-40142020000300029Revistahttps://www.revistas.usp.br/eavPUBhttps://www.revistas.usp.br/eav/oai||estudosavancados@usp.br1806-95920103-4014opendoar:2020-11-12T00:00Estudos Avançados - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Possível reconfiguração dos modelos educacionais pós-pandemia
title Possível reconfiguração dos modelos educacionais pós-pandemia
spellingShingle Possível reconfiguração dos modelos educacionais pós-pandemia
GATTI,BERNARDETE A.
Covid-19
Pós-pandemia
Educação básica
Escola
Aprendizagem
title_short Possível reconfiguração dos modelos educacionais pós-pandemia
title_full Possível reconfiguração dos modelos educacionais pós-pandemia
title_fullStr Possível reconfiguração dos modelos educacionais pós-pandemia
title_full_unstemmed Possível reconfiguração dos modelos educacionais pós-pandemia
title_sort Possível reconfiguração dos modelos educacionais pós-pandemia
author GATTI,BERNARDETE A.
author_facet GATTI,BERNARDETE A.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv GATTI,BERNARDETE A.
dc.subject.por.fl_str_mv Covid-19
Pós-pandemia
Educação básica
Escola
Aprendizagem
topic Covid-19
Pós-pandemia
Educação básica
Escola
Aprendizagem
description resumo Neste artigo parte-se de aspectos gerais da gestão educacional em seus vários níveis, tocando na questão do isolamento social pelo evento da Covid-19 e nos impactos diversos dessa situação na educação de crianças, adolescentes e jovens. Aprofundam- se especificamente questões ligadas à educação básica na situação de pandemia quanto à garantia possível das aprendizagens aos alunos, as diversidades das realidades sociais, a situação de professores e gestores, aspectos curriculares, relacionais e socioemocionais envolvidos no processo de isolamento e no retorno presencial nas escolas. Ao levantar possibilidades de vetores saudáveis no enfrentamento dessa realidade, pondera-se sobre as possibilidades de mudanças, pós-pandemia, no desenvolvimento da oferta educacional nas redes de ensino básico.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142020000300029
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142020000300029
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s0103-4014.2020.34100.003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Avançados v.34 n.100 2020
reponame:Estudos Avançados
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Estudos Avançados
collection Estudos Avançados
repository.name.fl_str_mv Estudos Avançados - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||estudosavancados@usp.br
_version_ 1750128209136975872