Possível reconfiguração dos modelos educacionais pós-pandemia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos Avançados |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142020000300029 |
Resumo: | resumo Neste artigo parte-se de aspectos gerais da gestão educacional em seus vários níveis, tocando na questão do isolamento social pelo evento da Covid-19 e nos impactos diversos dessa situação na educação de crianças, adolescentes e jovens. Aprofundam- se especificamente questões ligadas à educação básica na situação de pandemia quanto à garantia possível das aprendizagens aos alunos, as diversidades das realidades sociais, a situação de professores e gestores, aspectos curriculares, relacionais e socioemocionais envolvidos no processo de isolamento e no retorno presencial nas escolas. Ao levantar possibilidades de vetores saudáveis no enfrentamento dessa realidade, pondera-se sobre as possibilidades de mudanças, pós-pandemia, no desenvolvimento da oferta educacional nas redes de ensino básico. |
id |
UFRJ-8_25c2713bc9b97bced0f8b7b8d65d0379 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-40142020000300029 |
network_acronym_str |
UFRJ-8 |
network_name_str |
Estudos Avançados |
repository_id_str |
|
spelling |
Possível reconfiguração dos modelos educacionais pós-pandemiaCovid-19Pós-pandemiaEducação básicaEscolaAprendizagemresumo Neste artigo parte-se de aspectos gerais da gestão educacional em seus vários níveis, tocando na questão do isolamento social pelo evento da Covid-19 e nos impactos diversos dessa situação na educação de crianças, adolescentes e jovens. Aprofundam- se especificamente questões ligadas à educação básica na situação de pandemia quanto à garantia possível das aprendizagens aos alunos, as diversidades das realidades sociais, a situação de professores e gestores, aspectos curriculares, relacionais e socioemocionais envolvidos no processo de isolamento e no retorno presencial nas escolas. Ao levantar possibilidades de vetores saudáveis no enfrentamento dessa realidade, pondera-se sobre as possibilidades de mudanças, pós-pandemia, no desenvolvimento da oferta educacional nas redes de ensino básico.Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo2020-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142020000300029Estudos Avançados v.34 n.100 2020reponame:Estudos Avançadosinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:UFRJ10.1590/s0103-4014.2020.34100.003info:eu-repo/semantics/openAccessGATTI,BERNARDETE A.por2020-11-12T00:00:00Zoai:scielo:S0103-40142020000300029Revistahttps://www.revistas.usp.br/eavPUBhttps://www.revistas.usp.br/eav/oai||estudosavancados@usp.br1806-95920103-4014opendoar:2020-11-12T00:00Estudos Avançados - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Possível reconfiguração dos modelos educacionais pós-pandemia |
title |
Possível reconfiguração dos modelos educacionais pós-pandemia |
spellingShingle |
Possível reconfiguração dos modelos educacionais pós-pandemia GATTI,BERNARDETE A. Covid-19 Pós-pandemia Educação básica Escola Aprendizagem |
title_short |
Possível reconfiguração dos modelos educacionais pós-pandemia |
title_full |
Possível reconfiguração dos modelos educacionais pós-pandemia |
title_fullStr |
Possível reconfiguração dos modelos educacionais pós-pandemia |
title_full_unstemmed |
Possível reconfiguração dos modelos educacionais pós-pandemia |
title_sort |
Possível reconfiguração dos modelos educacionais pós-pandemia |
author |
GATTI,BERNARDETE A. |
author_facet |
GATTI,BERNARDETE A. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GATTI,BERNARDETE A. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Covid-19 Pós-pandemia Educação básica Escola Aprendizagem |
topic |
Covid-19 Pós-pandemia Educação básica Escola Aprendizagem |
description |
resumo Neste artigo parte-se de aspectos gerais da gestão educacional em seus vários níveis, tocando na questão do isolamento social pelo evento da Covid-19 e nos impactos diversos dessa situação na educação de crianças, adolescentes e jovens. Aprofundam- se especificamente questões ligadas à educação básica na situação de pandemia quanto à garantia possível das aprendizagens aos alunos, as diversidades das realidades sociais, a situação de professores e gestores, aspectos curriculares, relacionais e socioemocionais envolvidos no processo de isolamento e no retorno presencial nas escolas. Ao levantar possibilidades de vetores saudáveis no enfrentamento dessa realidade, pondera-se sobre as possibilidades de mudanças, pós-pandemia, no desenvolvimento da oferta educacional nas redes de ensino básico. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142020000300029 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142020000300029 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/s0103-4014.2020.34100.003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos Avançados v.34 n.100 2020 reponame:Estudos Avançados instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Estudos Avançados |
collection |
Estudos Avançados |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos Avançados - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||estudosavancados@usp.br |
_version_ |
1750128209136975872 |