Desnutrição e práticas pré-escolares de leitura e escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sawaya,Sandra Maria
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Avançados
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142013000200007
Resumo: O presente artigo procura dar conta de alguns dos resultados de uma pesquisa realizada com um grupo de treze crianças de três a cinco anos em uma instituição de educação infantil que atende crianças com desnutrição primária. Um dos objetivos do estudo foi verificar que relações e práticas de leitura e escrita se desenvolvem entre esse grupo de crianças e seu professor na pré-escola. Os dados obtidos corroboram estudos que apontam a necessidade de revisar os pressupostos das políticas educacionais de que as crianças de camadas populares trazem para a instituição de ensino problemas de aprendizagem devido a atrasos no desenvolvimento linguístico e cognitivo em decorrência da ausência de práticas de leitura e escrita em seu universo sociocultural.
id UFRJ-8_3eb5276dab2ed6468acd8644e6c219b4
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-40142013000200007
network_acronym_str UFRJ-8
network_name_str Estudos Avançados
repository_id_str
spelling Desnutrição e práticas pré-escolares de leitura e escritaDesnutriçãoPráticas de leitura e escritaPré-escolaFracasso escolarO presente artigo procura dar conta de alguns dos resultados de uma pesquisa realizada com um grupo de treze crianças de três a cinco anos em uma instituição de educação infantil que atende crianças com desnutrição primária. Um dos objetivos do estudo foi verificar que relações e práticas de leitura e escrita se desenvolvem entre esse grupo de crianças e seu professor na pré-escola. Os dados obtidos corroboram estudos que apontam a necessidade de revisar os pressupostos das políticas educacionais de que as crianças de camadas populares trazem para a instituição de ensino problemas de aprendizagem devido a atrasos no desenvolvimento linguístico e cognitivo em decorrência da ausência de práticas de leitura e escrita em seu universo sociocultural.Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo2013-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142013000200007Estudos Avançados v.27 n.78 2013reponame:Estudos Avançadosinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:UFRJ10.1590/S0103-40142013000200007info:eu-repo/semantics/openAccessSawaya,Sandra Mariapor2015-07-21T00:00:00Zoai:scielo:S0103-40142013000200007Revistahttps://www.revistas.usp.br/eavPUBhttps://www.revistas.usp.br/eav/oai||estudosavancados@usp.br1806-95920103-4014opendoar:2015-07-21T00:00Estudos Avançados - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desnutrição e práticas pré-escolares de leitura e escrita
title Desnutrição e práticas pré-escolares de leitura e escrita
spellingShingle Desnutrição e práticas pré-escolares de leitura e escrita
Sawaya,Sandra Maria
Desnutrição
Práticas de leitura e escrita
Pré-escola
Fracasso escolar
title_short Desnutrição e práticas pré-escolares de leitura e escrita
title_full Desnutrição e práticas pré-escolares de leitura e escrita
title_fullStr Desnutrição e práticas pré-escolares de leitura e escrita
title_full_unstemmed Desnutrição e práticas pré-escolares de leitura e escrita
title_sort Desnutrição e práticas pré-escolares de leitura e escrita
author Sawaya,Sandra Maria
author_facet Sawaya,Sandra Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sawaya,Sandra Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Desnutrição
Práticas de leitura e escrita
Pré-escola
Fracasso escolar
topic Desnutrição
Práticas de leitura e escrita
Pré-escola
Fracasso escolar
description O presente artigo procura dar conta de alguns dos resultados de uma pesquisa realizada com um grupo de treze crianças de três a cinco anos em uma instituição de educação infantil que atende crianças com desnutrição primária. Um dos objetivos do estudo foi verificar que relações e práticas de leitura e escrita se desenvolvem entre esse grupo de crianças e seu professor na pré-escola. Os dados obtidos corroboram estudos que apontam a necessidade de revisar os pressupostos das políticas educacionais de que as crianças de camadas populares trazem para a instituição de ensino problemas de aprendizagem devido a atrasos no desenvolvimento linguístico e cognitivo em decorrência da ausência de práticas de leitura e escrita em seu universo sociocultural.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142013000200007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142013000200007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-40142013000200007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Avançados v.27 n.78 2013
reponame:Estudos Avançados
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Estudos Avançados
collection Estudos Avançados
repository.name.fl_str_mv Estudos Avançados - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||estudosavancados@usp.br
_version_ 1750128207335522304