Desnutrição e práticas pré-escolares de leitura e escrita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos Avançados |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142013000200007 |
Resumo: | O presente artigo procura dar conta de alguns dos resultados de uma pesquisa realizada com um grupo de treze crianças de três a cinco anos em uma instituição de educação infantil que atende crianças com desnutrição primária. Um dos objetivos do estudo foi verificar que relações e práticas de leitura e escrita se desenvolvem entre esse grupo de crianças e seu professor na pré-escola. Os dados obtidos corroboram estudos que apontam a necessidade de revisar os pressupostos das políticas educacionais de que as crianças de camadas populares trazem para a instituição de ensino problemas de aprendizagem devido a atrasos no desenvolvimento linguístico e cognitivo em decorrência da ausência de práticas de leitura e escrita em seu universo sociocultural. |
id |
UFRJ-8_3eb5276dab2ed6468acd8644e6c219b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-40142013000200007 |
network_acronym_str |
UFRJ-8 |
network_name_str |
Estudos Avançados |
repository_id_str |
|
spelling |
Desnutrição e práticas pré-escolares de leitura e escritaDesnutriçãoPráticas de leitura e escritaPré-escolaFracasso escolarO presente artigo procura dar conta de alguns dos resultados de uma pesquisa realizada com um grupo de treze crianças de três a cinco anos em uma instituição de educação infantil que atende crianças com desnutrição primária. Um dos objetivos do estudo foi verificar que relações e práticas de leitura e escrita se desenvolvem entre esse grupo de crianças e seu professor na pré-escola. Os dados obtidos corroboram estudos que apontam a necessidade de revisar os pressupostos das políticas educacionais de que as crianças de camadas populares trazem para a instituição de ensino problemas de aprendizagem devido a atrasos no desenvolvimento linguístico e cognitivo em decorrência da ausência de práticas de leitura e escrita em seu universo sociocultural.Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo2013-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142013000200007Estudos Avançados v.27 n.78 2013reponame:Estudos Avançadosinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:UFRJ10.1590/S0103-40142013000200007info:eu-repo/semantics/openAccessSawaya,Sandra Mariapor2015-07-21T00:00:00Zoai:scielo:S0103-40142013000200007Revistahttps://www.revistas.usp.br/eavPUBhttps://www.revistas.usp.br/eav/oai||estudosavancados@usp.br1806-95920103-4014opendoar:2015-07-21T00:00Estudos Avançados - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desnutrição e práticas pré-escolares de leitura e escrita |
title |
Desnutrição e práticas pré-escolares de leitura e escrita |
spellingShingle |
Desnutrição e práticas pré-escolares de leitura e escrita Sawaya,Sandra Maria Desnutrição Práticas de leitura e escrita Pré-escola Fracasso escolar |
title_short |
Desnutrição e práticas pré-escolares de leitura e escrita |
title_full |
Desnutrição e práticas pré-escolares de leitura e escrita |
title_fullStr |
Desnutrição e práticas pré-escolares de leitura e escrita |
title_full_unstemmed |
Desnutrição e práticas pré-escolares de leitura e escrita |
title_sort |
Desnutrição e práticas pré-escolares de leitura e escrita |
author |
Sawaya,Sandra Maria |
author_facet |
Sawaya,Sandra Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sawaya,Sandra Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desnutrição Práticas de leitura e escrita Pré-escola Fracasso escolar |
topic |
Desnutrição Práticas de leitura e escrita Pré-escola Fracasso escolar |
description |
O presente artigo procura dar conta de alguns dos resultados de uma pesquisa realizada com um grupo de treze crianças de três a cinco anos em uma instituição de educação infantil que atende crianças com desnutrição primária. Um dos objetivos do estudo foi verificar que relações e práticas de leitura e escrita se desenvolvem entre esse grupo de crianças e seu professor na pré-escola. Os dados obtidos corroboram estudos que apontam a necessidade de revisar os pressupostos das políticas educacionais de que as crianças de camadas populares trazem para a instituição de ensino problemas de aprendizagem devido a atrasos no desenvolvimento linguístico e cognitivo em decorrência da ausência de práticas de leitura e escrita em seu universo sociocultural. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142013000200007 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142013000200007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0103-40142013000200007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos Avançados v.27 n.78 2013 reponame:Estudos Avançados instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Estudos Avançados |
collection |
Estudos Avançados |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos Avançados - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||estudosavancados@usp.br |
_version_ |
1750128207335522304 |