As Ciências da Natureza nas 1ª e 2ª versões da Base Nacional Comum Curricular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos Avançados |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142018000300269 |
Resumo: | RESUMO Neste texto, intento apresentar e discutir os caminhos percorridos na elaboração das 1ª e 2ª versões da Base Nacional Comum Curricular, iniciada em 2015, Base essa prevista desde a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1986. Apresento um panorama geral do processo, para, em seguida, discutir especificamente, a área das ciências da natureza e as propostas para cada um dos componentes curriculares que compõem a referida área, no ensino fundamental e médio. Procuro estabelecer um diálogo, a partir de meu ponto de vista, entre as propostas e a alfabetização científica. |
id |
UFRJ-8_c49ae05f0a51ba2ebb95105520c3d9ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-40142018000300269 |
network_acronym_str |
UFRJ-8 |
network_name_str |
Estudos Avançados |
repository_id_str |
|
spelling |
As Ciências da Natureza nas 1ª e 2ª versões da Base Nacional Comum CurricularEnsino de CiênciasBase Nacional Comum CurricularEnsino BásicoRESUMO Neste texto, intento apresentar e discutir os caminhos percorridos na elaboração das 1ª e 2ª versões da Base Nacional Comum Curricular, iniciada em 2015, Base essa prevista desde a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1986. Apresento um panorama geral do processo, para, em seguida, discutir especificamente, a área das ciências da natureza e as propostas para cada um dos componentes curriculares que compõem a referida área, no ensino fundamental e médio. Procuro estabelecer um diálogo, a partir de meu ponto de vista, entre as propostas e a alfabetização científica.Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo2018-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142018000300269Estudos Avançados v.32 n.94 2018reponame:Estudos Avançadosinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:UFRJ10.1590/s0103-40142018.3294.0018info:eu-repo/semantics/openAccessMARCONDES,MARIA EUNICE RIBEIROpor2018-12-14T00:00:00Zoai:scielo:S0103-40142018000300269Revistahttps://www.revistas.usp.br/eavPUBhttps://www.revistas.usp.br/eav/oai||estudosavancados@usp.br1806-95920103-4014opendoar:2018-12-14T00:00Estudos Avançados - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As Ciências da Natureza nas 1ª e 2ª versões da Base Nacional Comum Curricular |
title |
As Ciências da Natureza nas 1ª e 2ª versões da Base Nacional Comum Curricular |
spellingShingle |
As Ciências da Natureza nas 1ª e 2ª versões da Base Nacional Comum Curricular MARCONDES,MARIA EUNICE RIBEIRO Ensino de Ciências Base Nacional Comum Curricular Ensino Básico |
title_short |
As Ciências da Natureza nas 1ª e 2ª versões da Base Nacional Comum Curricular |
title_full |
As Ciências da Natureza nas 1ª e 2ª versões da Base Nacional Comum Curricular |
title_fullStr |
As Ciências da Natureza nas 1ª e 2ª versões da Base Nacional Comum Curricular |
title_full_unstemmed |
As Ciências da Natureza nas 1ª e 2ª versões da Base Nacional Comum Curricular |
title_sort |
As Ciências da Natureza nas 1ª e 2ª versões da Base Nacional Comum Curricular |
author |
MARCONDES,MARIA EUNICE RIBEIRO |
author_facet |
MARCONDES,MARIA EUNICE RIBEIRO |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MARCONDES,MARIA EUNICE RIBEIRO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Ciências Base Nacional Comum Curricular Ensino Básico |
topic |
Ensino de Ciências Base Nacional Comum Curricular Ensino Básico |
description |
RESUMO Neste texto, intento apresentar e discutir os caminhos percorridos na elaboração das 1ª e 2ª versões da Base Nacional Comum Curricular, iniciada em 2015, Base essa prevista desde a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1986. Apresento um panorama geral do processo, para, em seguida, discutir especificamente, a área das ciências da natureza e as propostas para cada um dos componentes curriculares que compõem a referida área, no ensino fundamental e médio. Procuro estabelecer um diálogo, a partir de meu ponto de vista, entre as propostas e a alfabetização científica. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142018000300269 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142018000300269 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/s0103-40142018.3294.0018 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estudos Avançados v.32 n.94 2018 reponame:Estudos Avançados instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Estudos Avançados |
collection |
Estudos Avançados |
repository.name.fl_str_mv |
Estudos Avançados - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||estudosavancados@usp.br |
_version_ |
1750128208478470144 |