“Pensar com” José Mário Pires Azanha a elaboração do porvir educacional brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amparo,Patrícia Aparecida do
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Lima,Ana Laura Godinho, Catani,Denice Barbara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Avançados
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142022000200255
Resumo: RESUMO Na situação pouco esperançosa imposta pela devastação a que nos submeteu o ano 2020, a inquietação acerca dos rumos possíveis para a educação num futuro próximo nos leva a procurar modos de propor a educação que se alicercem sobre valores de cuidado com o mundo. Assim, o artigo retoma o pensamento educacional de José Mário Pires Azanha e busca “pensar com” ele possibilidades educativas no nosso tempo. Ressalta-se como as formulações e ações do autor, tecidas no interior de sua produção teórica e atividades profissionais, têm oferecido elementos estruturantes aos debates acerca da escola, do trabalho pedagógico, das relações entre professores e alunos e da pesquisa educacional. Afirma-se, por exemplo, o modo como ele antecipou o empenho para com a justiça social educativa, expressa pela universalização do acesso à escola, na história educacional paulista. Unindo pensamento e ação o autor elabora proposições científicas e políticas num modelo de investigação educacional e de constituição da pedagogia que acolhe a vida e o trabalho escolar como construções sociais, valorizando a autonomia dos professores e das escolas na elaboração do projeto político pedagógico da instituição. Concebemos assim a reflexão contida no texto como uma situação exemplar para se compreender nossos “clássicos do pensamento educacional”, tomando a ideia de clássico a partir das sugestões de Ítalo Calvino.
id UFRJ-8_f313bcffb8c5fbeb81a75af997c87822
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-40142022000200255
network_acronym_str UFRJ-8
network_name_str Estudos Avançados
repository_id_str
spelling “Pensar com” José Mário Pires Azanha a elaboração do porvir educacional brasileiroJosé Mário Pires AzanhaPensamento educacional brasileiroJustiça social educativaVida escolarRESUMO Na situação pouco esperançosa imposta pela devastação a que nos submeteu o ano 2020, a inquietação acerca dos rumos possíveis para a educação num futuro próximo nos leva a procurar modos de propor a educação que se alicercem sobre valores de cuidado com o mundo. Assim, o artigo retoma o pensamento educacional de José Mário Pires Azanha e busca “pensar com” ele possibilidades educativas no nosso tempo. Ressalta-se como as formulações e ações do autor, tecidas no interior de sua produção teórica e atividades profissionais, têm oferecido elementos estruturantes aos debates acerca da escola, do trabalho pedagógico, das relações entre professores e alunos e da pesquisa educacional. Afirma-se, por exemplo, o modo como ele antecipou o empenho para com a justiça social educativa, expressa pela universalização do acesso à escola, na história educacional paulista. Unindo pensamento e ação o autor elabora proposições científicas e políticas num modelo de investigação educacional e de constituição da pedagogia que acolhe a vida e o trabalho escolar como construções sociais, valorizando a autonomia dos professores e das escolas na elaboração do projeto político pedagógico da instituição. Concebemos assim a reflexão contida no texto como uma situação exemplar para se compreender nossos “clássicos do pensamento educacional”, tomando a ideia de clássico a partir das sugestões de Ítalo Calvino.Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo2022-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142022000200255Estudos Avançados v.36 n.105 2022reponame:Estudos Avançadosinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:UFRJ10.1590/s0103-4014.2022.36105.015info:eu-repo/semantics/openAccessAmparo,Patrícia Aparecida doLima,Ana Laura GodinhoCatani,Denice Barbarapor2022-11-11T00:00:00Zoai:scielo:S0103-40142022000200255Revistahttps://www.revistas.usp.br/eavPUBhttps://www.revistas.usp.br/eav/oai||estudosavancados@usp.br1806-95920103-4014opendoar:2022-11-11T00:00Estudos Avançados - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv “Pensar com” José Mário Pires Azanha a elaboração do porvir educacional brasileiro
title “Pensar com” José Mário Pires Azanha a elaboração do porvir educacional brasileiro
spellingShingle “Pensar com” José Mário Pires Azanha a elaboração do porvir educacional brasileiro
Amparo,Patrícia Aparecida do
José Mário Pires Azanha
Pensamento educacional brasileiro
Justiça social educativa
Vida escolar
title_short “Pensar com” José Mário Pires Azanha a elaboração do porvir educacional brasileiro
title_full “Pensar com” José Mário Pires Azanha a elaboração do porvir educacional brasileiro
title_fullStr “Pensar com” José Mário Pires Azanha a elaboração do porvir educacional brasileiro
title_full_unstemmed “Pensar com” José Mário Pires Azanha a elaboração do porvir educacional brasileiro
title_sort “Pensar com” José Mário Pires Azanha a elaboração do porvir educacional brasileiro
author Amparo,Patrícia Aparecida do
author_facet Amparo,Patrícia Aparecida do
Lima,Ana Laura Godinho
Catani,Denice Barbara
author_role author
author2 Lima,Ana Laura Godinho
Catani,Denice Barbara
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amparo,Patrícia Aparecida do
Lima,Ana Laura Godinho
Catani,Denice Barbara
dc.subject.por.fl_str_mv José Mário Pires Azanha
Pensamento educacional brasileiro
Justiça social educativa
Vida escolar
topic José Mário Pires Azanha
Pensamento educacional brasileiro
Justiça social educativa
Vida escolar
description RESUMO Na situação pouco esperançosa imposta pela devastação a que nos submeteu o ano 2020, a inquietação acerca dos rumos possíveis para a educação num futuro próximo nos leva a procurar modos de propor a educação que se alicercem sobre valores de cuidado com o mundo. Assim, o artigo retoma o pensamento educacional de José Mário Pires Azanha e busca “pensar com” ele possibilidades educativas no nosso tempo. Ressalta-se como as formulações e ações do autor, tecidas no interior de sua produção teórica e atividades profissionais, têm oferecido elementos estruturantes aos debates acerca da escola, do trabalho pedagógico, das relações entre professores e alunos e da pesquisa educacional. Afirma-se, por exemplo, o modo como ele antecipou o empenho para com a justiça social educativa, expressa pela universalização do acesso à escola, na história educacional paulista. Unindo pensamento e ação o autor elabora proposições científicas e políticas num modelo de investigação educacional e de constituição da pedagogia que acolhe a vida e o trabalho escolar como construções sociais, valorizando a autonomia dos professores e das escolas na elaboração do projeto político pedagógico da instituição. Concebemos assim a reflexão contida no texto como uma situação exemplar para se compreender nossos “clássicos do pensamento educacional”, tomando a ideia de clássico a partir das sugestões de Ítalo Calvino.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142022000200255
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142022000200255
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s0103-4014.2022.36105.015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Estudos Avançados v.36 n.105 2022
reponame:Estudos Avançados
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Estudos Avançados
collection Estudos Avançados
repository.name.fl_str_mv Estudos Avançados - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||estudosavancados@usp.br
_version_ 1750128209389682688