Uma ideia da autonomia da escola na obra de José Mário Pires Azanha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eder Marques Loiola
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/D.48.2016.tde-20092016-170656
Resumo: A presente dissertação discute o conceito de autonomia da escola na obra do educador José Mário Pires Azanha (1931-2004). A interpretação exposta no trabalho sugere que a expressão era geralmente usada pelo autor num sentido programático, associada a uma proposta específica de atribuição de autonomia educativa às escolas. O programa prático veiculado pelo conceito é considerado uma resposta aos impasses institucionais inéditos deflagrados pela democratização do acesso à escola básica de oito anos a partir da reforma Ulhoa Cintra (1967-70). A argumentação recorre à articulação da ideia de autonomia da escola com outras noções presentes em escritos variados do autor a respeito das avaliações da qualidade do ensino público, em suas considerações acerca da pesquisa educacional e das propostas de formação de professores, entre outros tópicos. Tais conexões conceituais indicam o propósito de Azanha de destacar aspectos das novas condições de ensino interessantes ao encaminhamento das alegadas dificuldades da escola pública democratizada.
id USP_c2113b0a7b1552cd2db1a3d89e025cc5
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-20092016-170656
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Uma ideia da autonomia da escola na obra de José Mário Pires Azanha An idea of school autonomy in the works of José Mário Pires Azanha 2016-04-07José Sergio Fonseca de CarvalhoCristiane Maria Cornelia GottschalkMaria Helena Souza PattoEder Marques LoiolaUniversidade de São PauloEducaçãoUSPBR Autonomia da escola Azanha Azanha Democratização do ensino Democratization of education School autonomy A presente dissertação discute o conceito de autonomia da escola na obra do educador José Mário Pires Azanha (1931-2004). A interpretação exposta no trabalho sugere que a expressão era geralmente usada pelo autor num sentido programático, associada a uma proposta específica de atribuição de autonomia educativa às escolas. O programa prático veiculado pelo conceito é considerado uma resposta aos impasses institucionais inéditos deflagrados pela democratização do acesso à escola básica de oito anos a partir da reforma Ulhoa Cintra (1967-70). A argumentação recorre à articulação da ideia de autonomia da escola com outras noções presentes em escritos variados do autor a respeito das avaliações da qualidade do ensino público, em suas considerações acerca da pesquisa educacional e das propostas de formação de professores, entre outros tópicos. Tais conexões conceituais indicam o propósito de Azanha de destacar aspectos das novas condições de ensino interessantes ao encaminhamento das alegadas dificuldades da escola pública democratizada. This dissertation aims to discuss the concept of school autonomy in the works of educationist José Mário Pires Azanha (1931-2004). The interpretation exposed herein suggests that the term was typically employed by the author program-wise, i.e., associated with a particular proposal of educational autonomy assignment to schools. The practical program conveyed by the concept is considered to be an answer to the unprecedented institutional bottlenecks brought about by the democratization of the access to the eight-year Elementary School after the Ulhoa Cintra (1967-1970) reformation. The argumentation is supported by the connection of the idea of school autonomy with other assumptions from several of Azanhas writings about quality assessments in the public school, concerns regarding educational research, and teacher-training proposals, among others. Such conceptual connections demonstrate Azanha\'s intent to highlight the aspects of valuable new learning conditions when following-up on alleged shortcomings presented by the democratized public school. https://doi.org/10.11606/D.48.2016.tde-20092016-170656info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T19:33:36Zoai:teses.usp.br:tde-20092016-170656Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:59:12.559181Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Uma ideia da autonomia da escola na obra de José Mário Pires Azanha
dc.title.alternative.en.fl_str_mv An idea of school autonomy in the works of José Mário Pires Azanha
title Uma ideia da autonomia da escola na obra de José Mário Pires Azanha
spellingShingle Uma ideia da autonomia da escola na obra de José Mário Pires Azanha
Eder Marques Loiola
title_short Uma ideia da autonomia da escola na obra de José Mário Pires Azanha
title_full Uma ideia da autonomia da escola na obra de José Mário Pires Azanha
title_fullStr Uma ideia da autonomia da escola na obra de José Mário Pires Azanha
title_full_unstemmed Uma ideia da autonomia da escola na obra de José Mário Pires Azanha
title_sort Uma ideia da autonomia da escola na obra de José Mário Pires Azanha
author Eder Marques Loiola
author_facet Eder Marques Loiola
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv José Sergio Fonseca de Carvalho
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Cristiane Maria Cornelia Gottschalk
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Maria Helena Souza Patto
dc.contributor.author.fl_str_mv Eder Marques Loiola
contributor_str_mv José Sergio Fonseca de Carvalho
Cristiane Maria Cornelia Gottschalk
Maria Helena Souza Patto
description A presente dissertação discute o conceito de autonomia da escola na obra do educador José Mário Pires Azanha (1931-2004). A interpretação exposta no trabalho sugere que a expressão era geralmente usada pelo autor num sentido programático, associada a uma proposta específica de atribuição de autonomia educativa às escolas. O programa prático veiculado pelo conceito é considerado uma resposta aos impasses institucionais inéditos deflagrados pela democratização do acesso à escola básica de oito anos a partir da reforma Ulhoa Cintra (1967-70). A argumentação recorre à articulação da ideia de autonomia da escola com outras noções presentes em escritos variados do autor a respeito das avaliações da qualidade do ensino público, em suas considerações acerca da pesquisa educacional e das propostas de formação de professores, entre outros tópicos. Tais conexões conceituais indicam o propósito de Azanha de destacar aspectos das novas condições de ensino interessantes ao encaminhamento das alegadas dificuldades da escola pública democratizada.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-04-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/D.48.2016.tde-20092016-170656
url https://doi.org/10.11606/D.48.2016.tde-20092016-170656
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1794502897254268928