A abordagem de frações nos anos iniciais: um olhar sobre duas coleções de livros didáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maria Tereza Lopes de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/19169
Resumo: Ao compreender a importância e praticidade dos livros didáticos no trabalho docente, é possível considerá-los materiais que propiciam a autonomia de leitura e resolução de exercícios dos alunos ao mesmo tempo em que devem servir de apoio e referência ao professor. Porém, o trabalho com livros didáticos voltados para os anos iniciais do ensino fundamental precisa levar em conta que é nesta etapa que as crianças ainda estão em processo de alfabetização e letramento. Por esse viés, tomando como base as coleções aprovadas no PNLD 2019 – Ápis1 e Ligamundo2 – para os anos iniciais com foco em matemática, este trabalho pretende investigar a proposta de ensino e aprendizagem das frações durante a primeira etapa do ensino fundamental em duas coleções de livros didáticos, a partir dos manuais do professor. A escolha pelo material do professor teve como objetivo poder levar em conta algumas orientações dadas aos docentes na abordagem dos diferentes temas. Investiguei como as coleções pesquisadas introduzem as frações; que significado(s) das frações é(são) preponderante(s) na introdução do estudo; que "todos" são priorizados; a que recursos as abordagens recorrem; existe, nas obras analisadas, o estímulo ao uso de recursos de manipulação concreta que possam ser facilitadores da aprendizagem das frações? Apresento uma revisão de literatura acerca de frações, trazendo questões sobre ensinar e aprender frações e resultados de pesquisas já realizadas, que me orientaram na leitura.
id UFRJ_07396467f7b7ca946b224f744e3249d1
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/19169
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling A abordagem de frações nos anos iniciais: um olhar sobre duas coleções de livros didáticosLivros didáticosMatemáticaPrograma Nacional do Livro Didático (Brasil)CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAo compreender a importância e praticidade dos livros didáticos no trabalho docente, é possível considerá-los materiais que propiciam a autonomia de leitura e resolução de exercícios dos alunos ao mesmo tempo em que devem servir de apoio e referência ao professor. Porém, o trabalho com livros didáticos voltados para os anos iniciais do ensino fundamental precisa levar em conta que é nesta etapa que as crianças ainda estão em processo de alfabetização e letramento. Por esse viés, tomando como base as coleções aprovadas no PNLD 2019 – Ápis1 e Ligamundo2 – para os anos iniciais com foco em matemática, este trabalho pretende investigar a proposta de ensino e aprendizagem das frações durante a primeira etapa do ensino fundamental em duas coleções de livros didáticos, a partir dos manuais do professor. A escolha pelo material do professor teve como objetivo poder levar em conta algumas orientações dadas aos docentes na abordagem dos diferentes temas. Investiguei como as coleções pesquisadas introduzem as frações; que significado(s) das frações é(são) preponderante(s) na introdução do estudo; que "todos" são priorizados; a que recursos as abordagens recorrem; existe, nas obras analisadas, o estímulo ao uso de recursos de manipulação concreta que possam ser facilitadores da aprendizagem das frações? Apresento uma revisão de literatura acerca de frações, trazendo questões sobre ensinar e aprender frações e resultados de pesquisas já realizadas, que me orientaram na leitura.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJOliveira, Ana Teresa de Carvalho Correa deBaroni, Patrícia RaquelFernández, Silvina JuliaConstant, ElaineOliveira, Maria Tereza Lopes de2022-11-16T18:02:57Z2023-12-21T03:09:35Z2022-08-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisOLIVEIRA, Maria Tereza Lopes de. A abordagem de frações nos anos iniciais: um olhar sobre duas coleções de livros didáticos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.http://hdl.handle.net/11422/19169porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:09:35Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/19169Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:09:35Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A abordagem de frações nos anos iniciais: um olhar sobre duas coleções de livros didáticos
title A abordagem de frações nos anos iniciais: um olhar sobre duas coleções de livros didáticos
spellingShingle A abordagem de frações nos anos iniciais: um olhar sobre duas coleções de livros didáticos
Oliveira, Maria Tereza Lopes de
Livros didáticos
Matemática
Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A abordagem de frações nos anos iniciais: um olhar sobre duas coleções de livros didáticos
title_full A abordagem de frações nos anos iniciais: um olhar sobre duas coleções de livros didáticos
title_fullStr A abordagem de frações nos anos iniciais: um olhar sobre duas coleções de livros didáticos
title_full_unstemmed A abordagem de frações nos anos iniciais: um olhar sobre duas coleções de livros didáticos
title_sort A abordagem de frações nos anos iniciais: um olhar sobre duas coleções de livros didáticos
author Oliveira, Maria Tereza Lopes de
author_facet Oliveira, Maria Tereza Lopes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Ana Teresa de Carvalho Correa de
Baroni, Patrícia Raquel
Fernández, Silvina Julia
Constant, Elaine
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Maria Tereza Lopes de
dc.subject.por.fl_str_mv Livros didáticos
Matemática
Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Livros didáticos
Matemática
Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Ao compreender a importância e praticidade dos livros didáticos no trabalho docente, é possível considerá-los materiais que propiciam a autonomia de leitura e resolução de exercícios dos alunos ao mesmo tempo em que devem servir de apoio e referência ao professor. Porém, o trabalho com livros didáticos voltados para os anos iniciais do ensino fundamental precisa levar em conta que é nesta etapa que as crianças ainda estão em processo de alfabetização e letramento. Por esse viés, tomando como base as coleções aprovadas no PNLD 2019 – Ápis1 e Ligamundo2 – para os anos iniciais com foco em matemática, este trabalho pretende investigar a proposta de ensino e aprendizagem das frações durante a primeira etapa do ensino fundamental em duas coleções de livros didáticos, a partir dos manuais do professor. A escolha pelo material do professor teve como objetivo poder levar em conta algumas orientações dadas aos docentes na abordagem dos diferentes temas. Investiguei como as coleções pesquisadas introduzem as frações; que significado(s) das frações é(são) preponderante(s) na introdução do estudo; que "todos" são priorizados; a que recursos as abordagens recorrem; existe, nas obras analisadas, o estímulo ao uso de recursos de manipulação concreta que possam ser facilitadores da aprendizagem das frações? Apresento uma revisão de literatura acerca de frações, trazendo questões sobre ensinar e aprender frações e resultados de pesquisas já realizadas, que me orientaram na leitura.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-16T18:02:57Z
2022-08-18
2023-12-21T03:09:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Maria Tereza Lopes de. A abordagem de frações nos anos iniciais: um olhar sobre duas coleções de livros didáticos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
http://hdl.handle.net/11422/19169
identifier_str_mv OLIVEIRA, Maria Tereza Lopes de. A abordagem de frações nos anos iniciais: um olhar sobre duas coleções de livros didáticos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
url http://hdl.handle.net/11422/19169
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456039187775488