A abordagem de frações nos anos iniciais: um olhar sobre duas coleções de livros didáticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/19169 |
Resumo: | Ao compreender a importância e praticidade dos livros didáticos no trabalho docente, é possível considerá-los materiais que propiciam a autonomia de leitura e resolução de exercícios dos alunos ao mesmo tempo em que devem servir de apoio e referência ao professor. Porém, o trabalho com livros didáticos voltados para os anos iniciais do ensino fundamental precisa levar em conta que é nesta etapa que as crianças ainda estão em processo de alfabetização e letramento. Por esse viés, tomando como base as coleções aprovadas no PNLD 2019 – Ápis1 e Ligamundo2 – para os anos iniciais com foco em matemática, este trabalho pretende investigar a proposta de ensino e aprendizagem das frações durante a primeira etapa do ensino fundamental em duas coleções de livros didáticos, a partir dos manuais do professor. A escolha pelo material do professor teve como objetivo poder levar em conta algumas orientações dadas aos docentes na abordagem dos diferentes temas. Investiguei como as coleções pesquisadas introduzem as frações; que significado(s) das frações é(são) preponderante(s) na introdução do estudo; que "todos" são priorizados; a que recursos as abordagens recorrem; existe, nas obras analisadas, o estímulo ao uso de recursos de manipulação concreta que possam ser facilitadores da aprendizagem das frações? Apresento uma revisão de literatura acerca de frações, trazendo questões sobre ensinar e aprender frações e resultados de pesquisas já realizadas, que me orientaram na leitura. |
id |
UFRJ_07396467f7b7ca946b224f744e3249d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/19169 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
A abordagem de frações nos anos iniciais: um olhar sobre duas coleções de livros didáticosLivros didáticosMatemáticaPrograma Nacional do Livro Didático (Brasil)CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAo compreender a importância e praticidade dos livros didáticos no trabalho docente, é possível considerá-los materiais que propiciam a autonomia de leitura e resolução de exercícios dos alunos ao mesmo tempo em que devem servir de apoio e referência ao professor. Porém, o trabalho com livros didáticos voltados para os anos iniciais do ensino fundamental precisa levar em conta que é nesta etapa que as crianças ainda estão em processo de alfabetização e letramento. Por esse viés, tomando como base as coleções aprovadas no PNLD 2019 – Ápis1 e Ligamundo2 – para os anos iniciais com foco em matemática, este trabalho pretende investigar a proposta de ensino e aprendizagem das frações durante a primeira etapa do ensino fundamental em duas coleções de livros didáticos, a partir dos manuais do professor. A escolha pelo material do professor teve como objetivo poder levar em conta algumas orientações dadas aos docentes na abordagem dos diferentes temas. Investiguei como as coleções pesquisadas introduzem as frações; que significado(s) das frações é(são) preponderante(s) na introdução do estudo; que "todos" são priorizados; a que recursos as abordagens recorrem; existe, nas obras analisadas, o estímulo ao uso de recursos de manipulação concreta que possam ser facilitadores da aprendizagem das frações? Apresento uma revisão de literatura acerca de frações, trazendo questões sobre ensinar e aprender frações e resultados de pesquisas já realizadas, que me orientaram na leitura.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJOliveira, Ana Teresa de Carvalho Correa deBaroni, Patrícia RaquelFernández, Silvina JuliaConstant, ElaineOliveira, Maria Tereza Lopes de2022-11-16T18:02:57Z2023-12-21T03:09:35Z2022-08-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisOLIVEIRA, Maria Tereza Lopes de. A abordagem de frações nos anos iniciais: um olhar sobre duas coleções de livros didáticos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.http://hdl.handle.net/11422/19169porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:09:35Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/19169Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:09:35Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A abordagem de frações nos anos iniciais: um olhar sobre duas coleções de livros didáticos |
title |
A abordagem de frações nos anos iniciais: um olhar sobre duas coleções de livros didáticos |
spellingShingle |
A abordagem de frações nos anos iniciais: um olhar sobre duas coleções de livros didáticos Oliveira, Maria Tereza Lopes de Livros didáticos Matemática Programa Nacional do Livro Didático (Brasil) CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A abordagem de frações nos anos iniciais: um olhar sobre duas coleções de livros didáticos |
title_full |
A abordagem de frações nos anos iniciais: um olhar sobre duas coleções de livros didáticos |
title_fullStr |
A abordagem de frações nos anos iniciais: um olhar sobre duas coleções de livros didáticos |
title_full_unstemmed |
A abordagem de frações nos anos iniciais: um olhar sobre duas coleções de livros didáticos |
title_sort |
A abordagem de frações nos anos iniciais: um olhar sobre duas coleções de livros didáticos |
author |
Oliveira, Maria Tereza Lopes de |
author_facet |
Oliveira, Maria Tereza Lopes de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Ana Teresa de Carvalho Correa de Baroni, Patrícia Raquel Fernández, Silvina Julia Constant, Elaine |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Maria Tereza Lopes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livros didáticos Matemática Programa Nacional do Livro Didático (Brasil) CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Livros didáticos Matemática Programa Nacional do Livro Didático (Brasil) CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Ao compreender a importância e praticidade dos livros didáticos no trabalho docente, é possível considerá-los materiais que propiciam a autonomia de leitura e resolução de exercícios dos alunos ao mesmo tempo em que devem servir de apoio e referência ao professor. Porém, o trabalho com livros didáticos voltados para os anos iniciais do ensino fundamental precisa levar em conta que é nesta etapa que as crianças ainda estão em processo de alfabetização e letramento. Por esse viés, tomando como base as coleções aprovadas no PNLD 2019 – Ápis1 e Ligamundo2 – para os anos iniciais com foco em matemática, este trabalho pretende investigar a proposta de ensino e aprendizagem das frações durante a primeira etapa do ensino fundamental em duas coleções de livros didáticos, a partir dos manuais do professor. A escolha pelo material do professor teve como objetivo poder levar em conta algumas orientações dadas aos docentes na abordagem dos diferentes temas. Investiguei como as coleções pesquisadas introduzem as frações; que significado(s) das frações é(são) preponderante(s) na introdução do estudo; que "todos" são priorizados; a que recursos as abordagens recorrem; existe, nas obras analisadas, o estímulo ao uso de recursos de manipulação concreta que possam ser facilitadores da aprendizagem das frações? Apresento uma revisão de literatura acerca de frações, trazendo questões sobre ensinar e aprender frações e resultados de pesquisas já realizadas, que me orientaram na leitura. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-16T18:02:57Z 2022-08-18 2023-12-21T03:09:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Maria Tereza Lopes de. A abordagem de frações nos anos iniciais: um olhar sobre duas coleções de livros didáticos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. http://hdl.handle.net/11422/19169 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Maria Tereza Lopes de. A abordagem de frações nos anos iniciais: um olhar sobre duas coleções de livros didáticos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/19169 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456039187775488 |