Modelling and visualizing the spatial patterns in access mode choice and the potential for bicycle in access trips in Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Flavia Carvalho de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/7865
Resumo: Este trabalho desenvolve um modelo estatístico para identificar os principais fatores que afetam a escolha do meio de transporte em viagens de acesso ao transporte público. Um outro modelo estatístico apresenta as principais barreiras e fatores motivadores para o uso da bicicleta quando integrada ao transporte público. Finalmente, utilizando sistema de informações geográficas, este trabalho possibilita a visualização de padrões espaciais das viagens de acesso ao transporte público e das barreiras e fatores motivadores para o uso da bicicleta quando integrada ao transporte público. Os resultados apresentam semelhanças com estudos desenvolvidos em outros países, mas também apresentam particularidades da realidade local.
id UFRJ_07eeab1736ba2e0134d4abf6d1d55bc7
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/7865
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Souza, Flavia Carvalho dehttp://lattes.cnpq.br/1044535899657031van Maarseveen, MartinRibeiro, Glaydston MattosRatton Neto, Hostilio XavierYaeko , YamashitaSantos, Enilson Medeiros dosOrrico Filho, Romulo Dante2019-05-10T18:37:46Z2023-11-30T03:01:32Z2017-11http://hdl.handle.net/11422/7865Este trabalho desenvolve um modelo estatístico para identificar os principais fatores que afetam a escolha do meio de transporte em viagens de acesso ao transporte público. Um outro modelo estatístico apresenta as principais barreiras e fatores motivadores para o uso da bicicleta quando integrada ao transporte público. Finalmente, utilizando sistema de informações geográficas, este trabalho possibilita a visualização de padrões espaciais das viagens de acesso ao transporte público e das barreiras e fatores motivadores para o uso da bicicleta quando integrada ao transporte público. Os resultados apresentam semelhanças com estudos desenvolvidos em outros países, mas também apresentam particularidades da realidade local.The present study presents statistical models which identify the main factors affecting access mode choice and the barriers and motivators for the use of bicycle in integration with public transport. Additionally, this study enables the visualization of the spatial patterns of both access mode choice and the potential for bicycle in access trips. Some results are in line with studies conducted in other countries, but also other results show some particularities from the local context.Submitted by Christianne Fontes de Andrade (cfontes@ct.ufrj.br) on 2019-05-10T18:37:46Z No. of bitstreams: 1 865007.pdf: 2527923 bytes, checksum: b16631609f4a4e4379c78ce4d6d7527f (MD5)Made available in DSpace on 2019-05-10T18:37:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 865007.pdf: 2527923 bytes, checksum: b16631609f4a4e4379c78ce4d6d7527f (MD5) Previous issue date: 2017-11porUniversidade Federal do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de TransportesUFRJBrasilInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de EngenhariaCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTESEngenharia de transportesViagens de acessoTransporte públicoModelling and visualizing the spatial patterns in access mode choice and the potential for bicycle in access trips in Rio de Janeiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINAL865007.pdf865007.pdfapplication/pdf2527923http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/7865/1/865007.pdfb16631609f4a4e4379c78ce4d6d7527fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/7865/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/78652023-11-30 00:01:32.907oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:01:32Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Modelling and visualizing the spatial patterns in access mode choice and the potential for bicycle in access trips in Rio de Janeiro
title Modelling and visualizing the spatial patterns in access mode choice and the potential for bicycle in access trips in Rio de Janeiro
spellingShingle Modelling and visualizing the spatial patterns in access mode choice and the potential for bicycle in access trips in Rio de Janeiro
Souza, Flavia Carvalho de
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES
Engenharia de transportes
Viagens de acesso
Transporte público
title_short Modelling and visualizing the spatial patterns in access mode choice and the potential for bicycle in access trips in Rio de Janeiro
title_full Modelling and visualizing the spatial patterns in access mode choice and the potential for bicycle in access trips in Rio de Janeiro
title_fullStr Modelling and visualizing the spatial patterns in access mode choice and the potential for bicycle in access trips in Rio de Janeiro
title_full_unstemmed Modelling and visualizing the spatial patterns in access mode choice and the potential for bicycle in access trips in Rio de Janeiro
title_sort Modelling and visualizing the spatial patterns in access mode choice and the potential for bicycle in access trips in Rio de Janeiro
author Souza, Flavia Carvalho de
author_facet Souza, Flavia Carvalho de
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1044535899657031
dc.contributor.advisorCo1.none.fl_str_mv van Maarseveen, Martin
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Flavia Carvalho de
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ribeiro, Glaydston Mattos
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ratton Neto, Hostilio Xavier
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Yaeko , Yamashita
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Santos, Enilson Medeiros dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Orrico Filho, Romulo Dante
contributor_str_mv Ribeiro, Glaydston Mattos
Ratton Neto, Hostilio Xavier
Yaeko , Yamashita
Santos, Enilson Medeiros dos
Orrico Filho, Romulo Dante
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES
topic CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES
Engenharia de transportes
Viagens de acesso
Transporte público
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de transportes
Viagens de acesso
Transporte público
description Este trabalho desenvolve um modelo estatístico para identificar os principais fatores que afetam a escolha do meio de transporte em viagens de acesso ao transporte público. Um outro modelo estatístico apresenta as principais barreiras e fatores motivadores para o uso da bicicleta quando integrada ao transporte público. Finalmente, utilizando sistema de informações geográficas, este trabalho possibilita a visualização de padrões espaciais das viagens de acesso ao transporte público e das barreiras e fatores motivadores para o uso da bicicleta quando integrada ao transporte público. Os resultados apresentam semelhanças com estudos desenvolvidos em outros países, mas também apresentam particularidades da realidade local.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-10T18:37:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:01:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/7865
url http://hdl.handle.net/11422/7865
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/7865/1/865007.pdf
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/7865/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b16631609f4a4e4379c78ce4d6d7527f
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097139824001024