Modelling and visualizing the spatial patterns in access mode choice and the potential for bicycle in access trips in Rio de Janeiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/7865 |
Resumo: | Este trabalho desenvolve um modelo estatístico para identificar os principais fatores que afetam a escolha do meio de transporte em viagens de acesso ao transporte público. Um outro modelo estatístico apresenta as principais barreiras e fatores motivadores para o uso da bicicleta quando integrada ao transporte público. Finalmente, utilizando sistema de informações geográficas, este trabalho possibilita a visualização de padrões espaciais das viagens de acesso ao transporte público e das barreiras e fatores motivadores para o uso da bicicleta quando integrada ao transporte público. Os resultados apresentam semelhanças com estudos desenvolvidos em outros países, mas também apresentam particularidades da realidade local. |
id |
UFRJ_07eeab1736ba2e0134d4abf6d1d55bc7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/7865 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, Flavia Carvalho dehttp://lattes.cnpq.br/1044535899657031van Maarseveen, MartinRibeiro, Glaydston MattosRatton Neto, Hostilio XavierYaeko , YamashitaSantos, Enilson Medeiros dosOrrico Filho, Romulo Dante2019-05-10T18:37:46Z2023-11-30T03:01:32Z2017-11http://hdl.handle.net/11422/7865Este trabalho desenvolve um modelo estatístico para identificar os principais fatores que afetam a escolha do meio de transporte em viagens de acesso ao transporte público. Um outro modelo estatístico apresenta as principais barreiras e fatores motivadores para o uso da bicicleta quando integrada ao transporte público. Finalmente, utilizando sistema de informações geográficas, este trabalho possibilita a visualização de padrões espaciais das viagens de acesso ao transporte público e das barreiras e fatores motivadores para o uso da bicicleta quando integrada ao transporte público. Os resultados apresentam semelhanças com estudos desenvolvidos em outros países, mas também apresentam particularidades da realidade local.The present study presents statistical models which identify the main factors affecting access mode choice and the barriers and motivators for the use of bicycle in integration with public transport. Additionally, this study enables the visualization of the spatial patterns of both access mode choice and the potential for bicycle in access trips. Some results are in line with studies conducted in other countries, but also other results show some particularities from the local context.Submitted by Christianne Fontes de Andrade (cfontes@ct.ufrj.br) on 2019-05-10T18:37:46Z No. of bitstreams: 1 865007.pdf: 2527923 bytes, checksum: b16631609f4a4e4379c78ce4d6d7527f (MD5)Made available in DSpace on 2019-05-10T18:37:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 865007.pdf: 2527923 bytes, checksum: b16631609f4a4e4379c78ce4d6d7527f (MD5) Previous issue date: 2017-11porUniversidade Federal do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de TransportesUFRJBrasilInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de EngenhariaCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTESEngenharia de transportesViagens de acessoTransporte públicoModelling and visualizing the spatial patterns in access mode choice and the potential for bicycle in access trips in Rio de Janeiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINAL865007.pdf865007.pdfapplication/pdf2527923http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/7865/1/865007.pdfb16631609f4a4e4379c78ce4d6d7527fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/7865/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/78652023-11-30 00:01:32.907oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:01:32Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Modelling and visualizing the spatial patterns in access mode choice and the potential for bicycle in access trips in Rio de Janeiro |
title |
Modelling and visualizing the spatial patterns in access mode choice and the potential for bicycle in access trips in Rio de Janeiro |
spellingShingle |
Modelling and visualizing the spatial patterns in access mode choice and the potential for bicycle in access trips in Rio de Janeiro Souza, Flavia Carvalho de CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES Engenharia de transportes Viagens de acesso Transporte público |
title_short |
Modelling and visualizing the spatial patterns in access mode choice and the potential for bicycle in access trips in Rio de Janeiro |
title_full |
Modelling and visualizing the spatial patterns in access mode choice and the potential for bicycle in access trips in Rio de Janeiro |
title_fullStr |
Modelling and visualizing the spatial patterns in access mode choice and the potential for bicycle in access trips in Rio de Janeiro |
title_full_unstemmed |
Modelling and visualizing the spatial patterns in access mode choice and the potential for bicycle in access trips in Rio de Janeiro |
title_sort |
Modelling and visualizing the spatial patterns in access mode choice and the potential for bicycle in access trips in Rio de Janeiro |
author |
Souza, Flavia Carvalho de |
author_facet |
Souza, Flavia Carvalho de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1044535899657031 |
dc.contributor.advisorCo1.none.fl_str_mv |
van Maarseveen, Martin |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Flavia Carvalho de |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Ribeiro, Glaydston Mattos |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Ratton Neto, Hostilio Xavier |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Yaeko , Yamashita |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Santos, Enilson Medeiros dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Orrico Filho, Romulo Dante |
contributor_str_mv |
Ribeiro, Glaydston Mattos Ratton Neto, Hostilio Xavier Yaeko , Yamashita Santos, Enilson Medeiros dos Orrico Filho, Romulo Dante |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES |
topic |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES Engenharia de transportes Viagens de acesso Transporte público |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de transportes Viagens de acesso Transporte público |
description |
Este trabalho desenvolve um modelo estatístico para identificar os principais fatores que afetam a escolha do meio de transporte em viagens de acesso ao transporte público. Um outro modelo estatístico apresenta as principais barreiras e fatores motivadores para o uso da bicicleta quando integrada ao transporte público. Finalmente, utilizando sistema de informações geográficas, este trabalho possibilita a visualização de padrões espaciais das viagens de acesso ao transporte público e das barreiras e fatores motivadores para o uso da bicicleta quando integrada ao transporte público. Os resultados apresentam semelhanças com estudos desenvolvidos em outros países, mas também apresentam particularidades da realidade local. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-11 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-05-10T18:37:46Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:01:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/7865 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/7865 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/7865/1/865007.pdf http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/7865/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b16631609f4a4e4379c78ce4d6d7527f dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097139824001024 |