Romances do povo: a política cultural do PCB e a negação da esfera pública popular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/461 |
Resumo: | Análise da Coleção Romances do Povo, publicada entre 1953 e 1956 pela Editorial Vitória, vinculada ao Partido Comunista Brasileiro. Argumenta-se que a formação de uma esfera pública burguesa liberal centrada na argumentação racional, nos primórdios da Europa moderna, consolida um modelo cultural-educacional baseado no conhecimento impresso. As regras e os rituais de ingresso aos salões da burguesia limitam os debates às pessoas capazes de apropriar-se dos objetos em discussão através da leitura. Isso faz com que os vastos setores “incultos” da sociedade sejam vistos, no melhor dos casos, como virtuais cidadãos que podem incorporar-se às deliberações sobre o interesse comum à medida que assimilem a cultura letrada. Mesmo entre a esquerda, poucos intelectuais e políticos são capazes de perceber a existência de culturas populares paralelas que constituem uma “esfera pública popular”: os partidos políticos, desligados das necessidades, aspirações e sentimentos do povo, criam um paradigma artístico-literário próprio, baseado no “espírito de partido”. Esse paradigma resulta no “realismo socialista” que, transplantado para o Brasil em finais da década de 1940, alcança seu auge com a Coleção Romances do Povo – organizada por Jorge Amado –, cujos títulos chegam a ter tiragens de dez mil exemplares. Questiona-se, no entanto, o caráter “popular” da coleção. |
id |
UFRJ_0a18cf78910c2ef3432a50055d1a6ee1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/461 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Romances do povo: a política cultural do PCB e a negação da esfera pública popularAnálise editorialProdução editorialRomances do povoJorge AmadoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOAnálise da Coleção Romances do Povo, publicada entre 1953 e 1956 pela Editorial Vitória, vinculada ao Partido Comunista Brasileiro. Argumenta-se que a formação de uma esfera pública burguesa liberal centrada na argumentação racional, nos primórdios da Europa moderna, consolida um modelo cultural-educacional baseado no conhecimento impresso. As regras e os rituais de ingresso aos salões da burguesia limitam os debates às pessoas capazes de apropriar-se dos objetos em discussão através da leitura. Isso faz com que os vastos setores “incultos” da sociedade sejam vistos, no melhor dos casos, como virtuais cidadãos que podem incorporar-se às deliberações sobre o interesse comum à medida que assimilem a cultura letrada. Mesmo entre a esquerda, poucos intelectuais e políticos são capazes de perceber a existência de culturas populares paralelas que constituem uma “esfera pública popular”: os partidos políticos, desligados das necessidades, aspirações e sentimentos do povo, criam um paradigma artístico-literário próprio, baseado no “espírito de partido”. Esse paradigma resulta no “realismo socialista” que, transplantado para o Brasil em finais da década de 1940, alcança seu auge com a Coleção Romances do Povo – organizada por Jorge Amado –, cujos títulos chegam a ter tiragens de dez mil exemplares. Questiona-se, no entanto, o caráter “popular” da coleção.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJBraga, William Diashttp://lattes.cnpq.br/9766999581053753Ribeiro, Ana Paula Goularthttp://lattes.cnpq.br/2408262120718131Coutinho, Eduardo Granjahttp://lattes.cnpq.br/2650649315934001Carmo, Rodrigo Reis do2016-06-10T19:34:56Z2023-12-21T03:04:37Z2007-11-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCARMO, Rodrigo Reis do. Romances do povo: a política cultural do PCB e a negação da esfera pública popular. 2007. 89f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.http://hdl.handle.net/11422/461porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:04:37Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/461Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:04:37Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Romances do povo: a política cultural do PCB e a negação da esfera pública popular |
title |
Romances do povo: a política cultural do PCB e a negação da esfera pública popular |
spellingShingle |
Romances do povo: a política cultural do PCB e a negação da esfera pública popular Carmo, Rodrigo Reis do Análise editorial Produção editorial Romances do povo Jorge Amado CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
title_short |
Romances do povo: a política cultural do PCB e a negação da esfera pública popular |
title_full |
Romances do povo: a política cultural do PCB e a negação da esfera pública popular |
title_fullStr |
Romances do povo: a política cultural do PCB e a negação da esfera pública popular |
title_full_unstemmed |
Romances do povo: a política cultural do PCB e a negação da esfera pública popular |
title_sort |
Romances do povo: a política cultural do PCB e a negação da esfera pública popular |
author |
Carmo, Rodrigo Reis do |
author_facet |
Carmo, Rodrigo Reis do |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Braga, William Dias http://lattes.cnpq.br/9766999581053753 Ribeiro, Ana Paula Goulart http://lattes.cnpq.br/2408262120718131 Coutinho, Eduardo Granja http://lattes.cnpq.br/2650649315934001 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carmo, Rodrigo Reis do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise editorial Produção editorial Romances do povo Jorge Amado CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
topic |
Análise editorial Produção editorial Romances do povo Jorge Amado CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
description |
Análise da Coleção Romances do Povo, publicada entre 1953 e 1956 pela Editorial Vitória, vinculada ao Partido Comunista Brasileiro. Argumenta-se que a formação de uma esfera pública burguesa liberal centrada na argumentação racional, nos primórdios da Europa moderna, consolida um modelo cultural-educacional baseado no conhecimento impresso. As regras e os rituais de ingresso aos salões da burguesia limitam os debates às pessoas capazes de apropriar-se dos objetos em discussão através da leitura. Isso faz com que os vastos setores “incultos” da sociedade sejam vistos, no melhor dos casos, como virtuais cidadãos que podem incorporar-se às deliberações sobre o interesse comum à medida que assimilem a cultura letrada. Mesmo entre a esquerda, poucos intelectuais e políticos são capazes de perceber a existência de culturas populares paralelas que constituem uma “esfera pública popular”: os partidos políticos, desligados das necessidades, aspirações e sentimentos do povo, criam um paradigma artístico-literário próprio, baseado no “espírito de partido”. Esse paradigma resulta no “realismo socialista” que, transplantado para o Brasil em finais da década de 1940, alcança seu auge com a Coleção Romances do Povo – organizada por Jorge Amado –, cujos títulos chegam a ter tiragens de dez mil exemplares. Questiona-se, no entanto, o caráter “popular” da coleção. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-11-21 2016-06-10T19:34:56Z 2023-12-21T03:04:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CARMO, Rodrigo Reis do. Romances do povo: a política cultural do PCB e a negação da esfera pública popular. 2007. 89f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007. http://hdl.handle.net/11422/461 |
identifier_str_mv |
CARMO, Rodrigo Reis do. Romances do povo: a política cultural do PCB e a negação da esfera pública popular. 2007. 89f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/461 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455952591126528 |