Internet e audiência televisiva: a convergência de mídias no contexto da sociedade hiperdigitalizada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Tatiana Regadas
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/2231
Resumo: Discute como o avanço do acesso à internet e a evolução das tecnologias de comunicação estão modificando a maneira de se fazer e assistir televisão. Em uma sociedade cada vez mais conectada, se faz necessário uma análise das mudanças trazidas com a chegada da era da convergência de mídias, em que internet e televisão entram em rota de fusão. Este estudo reúne algumas obras que abordam o tema como A Cultura da Convergência, de Henry Jenkins; YouTube e a Revolução Digital, de Jean Burgess e Joshua Green; A TV em transição, de organização de João Freire Filho e A Sociedade em Rede, de Manuel Castells. Como o assunto ainda é recente e não existem muitos autores que abordam o tema foi necessária muita pesquisa em websites. Além disso, para complementar as ideias descritas pelos autores sobre as mudanças na TV, o trabalho analisa os exemplos de emissoras americanas e brasileiras que já se inserem neste ambiente. A transformação do telespectador é analisada a partir de diferentes pontos e a participação do público, especialmente através de redes sociais, é destacada.
id UFRJ_0c7d147def5f005306d822006041f607
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/2231
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Internet e audiência televisiva: a convergência de mídias no contexto da sociedade hiperdigitalizadaInternetConvergênciaMedição de audiênciaSociedade da informaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAODiscute como o avanço do acesso à internet e a evolução das tecnologias de comunicação estão modificando a maneira de se fazer e assistir televisão. Em uma sociedade cada vez mais conectada, se faz necessário uma análise das mudanças trazidas com a chegada da era da convergência de mídias, em que internet e televisão entram em rota de fusão. Este estudo reúne algumas obras que abordam o tema como A Cultura da Convergência, de Henry Jenkins; YouTube e a Revolução Digital, de Jean Burgess e Joshua Green; A TV em transição, de organização de João Freire Filho e A Sociedade em Rede, de Manuel Castells. Como o assunto ainda é recente e não existem muitos autores que abordam o tema foi necessária muita pesquisa em websites. Além disso, para complementar as ideias descritas pelos autores sobre as mudanças na TV, o trabalho analisa os exemplos de emissoras americanas e brasileiras que já se inserem neste ambiente. A transformação do telespectador é analisada a partir de diferentes pontos e a participação do público, especialmente através de redes sociais, é destacada.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJBarbosa, Gabriel Collareshttp://lattes.cnpq.br/9574814628228974Costa, Cristiane Henriqueshttp://lattes.cnpq.br/8352428563251145Saramago, Lucianohttp://lattes.cnpq.br/0209197983026055Coelho, Tatiana Regadas2017-06-08T21:09:01Z2023-12-21T03:03:05Z2010-07-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCOELHO, Tatiana Regadas. Internet e audiência televisiva: a convergência de mídias no contexto da sociedade hiperdigitalizada. 2010. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.http://hdl.handle.net/11422/2231porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:03:05Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/2231Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:03:05Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Internet e audiência televisiva: a convergência de mídias no contexto da sociedade hiperdigitalizada
title Internet e audiência televisiva: a convergência de mídias no contexto da sociedade hiperdigitalizada
spellingShingle Internet e audiência televisiva: a convergência de mídias no contexto da sociedade hiperdigitalizada
Coelho, Tatiana Regadas
Internet
Convergência
Medição de audiência
Sociedade da informação
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
title_short Internet e audiência televisiva: a convergência de mídias no contexto da sociedade hiperdigitalizada
title_full Internet e audiência televisiva: a convergência de mídias no contexto da sociedade hiperdigitalizada
title_fullStr Internet e audiência televisiva: a convergência de mídias no contexto da sociedade hiperdigitalizada
title_full_unstemmed Internet e audiência televisiva: a convergência de mídias no contexto da sociedade hiperdigitalizada
title_sort Internet e audiência televisiva: a convergência de mídias no contexto da sociedade hiperdigitalizada
author Coelho, Tatiana Regadas
author_facet Coelho, Tatiana Regadas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbosa, Gabriel Collares
http://lattes.cnpq.br/9574814628228974
Costa, Cristiane Henriques
http://lattes.cnpq.br/8352428563251145
Saramago, Luciano
http://lattes.cnpq.br/0209197983026055
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Tatiana Regadas
dc.subject.por.fl_str_mv Internet
Convergência
Medição de audiência
Sociedade da informação
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
topic Internet
Convergência
Medição de audiência
Sociedade da informação
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
description Discute como o avanço do acesso à internet e a evolução das tecnologias de comunicação estão modificando a maneira de se fazer e assistir televisão. Em uma sociedade cada vez mais conectada, se faz necessário uma análise das mudanças trazidas com a chegada da era da convergência de mídias, em que internet e televisão entram em rota de fusão. Este estudo reúne algumas obras que abordam o tema como A Cultura da Convergência, de Henry Jenkins; YouTube e a Revolução Digital, de Jean Burgess e Joshua Green; A TV em transição, de organização de João Freire Filho e A Sociedade em Rede, de Manuel Castells. Como o assunto ainda é recente e não existem muitos autores que abordam o tema foi necessária muita pesquisa em websites. Além disso, para complementar as ideias descritas pelos autores sobre as mudanças na TV, o trabalho analisa os exemplos de emissoras americanas e brasileiras que já se inserem neste ambiente. A transformação do telespectador é analisada a partir de diferentes pontos e a participação do público, especialmente através de redes sociais, é destacada.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-07-14
2017-06-08T21:09:01Z
2023-12-21T03:03:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COELHO, Tatiana Regadas. Internet e audiência televisiva: a convergência de mídias no contexto da sociedade hiperdigitalizada. 2010. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
http://hdl.handle.net/11422/2231
identifier_str_mv COELHO, Tatiana Regadas. Internet e audiência televisiva: a convergência de mídias no contexto da sociedade hiperdigitalizada. 2010. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
url http://hdl.handle.net/11422/2231
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455958170599424