Internet e audiência televisiva: a convergência de mídias no contexto da sociedade hiperdigitalizada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/2231 |
Resumo: | Discute como o avanço do acesso à internet e a evolução das tecnologias de comunicação estão modificando a maneira de se fazer e assistir televisão. Em uma sociedade cada vez mais conectada, se faz necessário uma análise das mudanças trazidas com a chegada da era da convergência de mídias, em que internet e televisão entram em rota de fusão. Este estudo reúne algumas obras que abordam o tema como A Cultura da Convergência, de Henry Jenkins; YouTube e a Revolução Digital, de Jean Burgess e Joshua Green; A TV em transição, de organização de João Freire Filho e A Sociedade em Rede, de Manuel Castells. Como o assunto ainda é recente e não existem muitos autores que abordam o tema foi necessária muita pesquisa em websites. Além disso, para complementar as ideias descritas pelos autores sobre as mudanças na TV, o trabalho analisa os exemplos de emissoras americanas e brasileiras que já se inserem neste ambiente. A transformação do telespectador é analisada a partir de diferentes pontos e a participação do público, especialmente através de redes sociais, é destacada. |
id |
UFRJ_0c7d147def5f005306d822006041f607 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/2231 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Internet e audiência televisiva: a convergência de mídias no contexto da sociedade hiperdigitalizadaInternetConvergênciaMedição de audiênciaSociedade da informaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAODiscute como o avanço do acesso à internet e a evolução das tecnologias de comunicação estão modificando a maneira de se fazer e assistir televisão. Em uma sociedade cada vez mais conectada, se faz necessário uma análise das mudanças trazidas com a chegada da era da convergência de mídias, em que internet e televisão entram em rota de fusão. Este estudo reúne algumas obras que abordam o tema como A Cultura da Convergência, de Henry Jenkins; YouTube e a Revolução Digital, de Jean Burgess e Joshua Green; A TV em transição, de organização de João Freire Filho e A Sociedade em Rede, de Manuel Castells. Como o assunto ainda é recente e não existem muitos autores que abordam o tema foi necessária muita pesquisa em websites. Além disso, para complementar as ideias descritas pelos autores sobre as mudanças na TV, o trabalho analisa os exemplos de emissoras americanas e brasileiras que já se inserem neste ambiente. A transformação do telespectador é analisada a partir de diferentes pontos e a participação do público, especialmente através de redes sociais, é destacada.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJBarbosa, Gabriel Collareshttp://lattes.cnpq.br/9574814628228974Costa, Cristiane Henriqueshttp://lattes.cnpq.br/8352428563251145Saramago, Lucianohttp://lattes.cnpq.br/0209197983026055Coelho, Tatiana Regadas2017-06-08T21:09:01Z2023-12-21T03:03:05Z2010-07-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCOELHO, Tatiana Regadas. Internet e audiência televisiva: a convergência de mídias no contexto da sociedade hiperdigitalizada. 2010. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.http://hdl.handle.net/11422/2231porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:03:05Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/2231Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:03:05Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Internet e audiência televisiva: a convergência de mídias no contexto da sociedade hiperdigitalizada |
title |
Internet e audiência televisiva: a convergência de mídias no contexto da sociedade hiperdigitalizada |
spellingShingle |
Internet e audiência televisiva: a convergência de mídias no contexto da sociedade hiperdigitalizada Coelho, Tatiana Regadas Internet Convergência Medição de audiência Sociedade da informação CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
title_short |
Internet e audiência televisiva: a convergência de mídias no contexto da sociedade hiperdigitalizada |
title_full |
Internet e audiência televisiva: a convergência de mídias no contexto da sociedade hiperdigitalizada |
title_fullStr |
Internet e audiência televisiva: a convergência de mídias no contexto da sociedade hiperdigitalizada |
title_full_unstemmed |
Internet e audiência televisiva: a convergência de mídias no contexto da sociedade hiperdigitalizada |
title_sort |
Internet e audiência televisiva: a convergência de mídias no contexto da sociedade hiperdigitalizada |
author |
Coelho, Tatiana Regadas |
author_facet |
Coelho, Tatiana Regadas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barbosa, Gabriel Collares http://lattes.cnpq.br/9574814628228974 Costa, Cristiane Henriques http://lattes.cnpq.br/8352428563251145 Saramago, Luciano http://lattes.cnpq.br/0209197983026055 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho, Tatiana Regadas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Internet Convergência Medição de audiência Sociedade da informação CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
topic |
Internet Convergência Medição de audiência Sociedade da informação CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
description |
Discute como o avanço do acesso à internet e a evolução das tecnologias de comunicação estão modificando a maneira de se fazer e assistir televisão. Em uma sociedade cada vez mais conectada, se faz necessário uma análise das mudanças trazidas com a chegada da era da convergência de mídias, em que internet e televisão entram em rota de fusão. Este estudo reúne algumas obras que abordam o tema como A Cultura da Convergência, de Henry Jenkins; YouTube e a Revolução Digital, de Jean Burgess e Joshua Green; A TV em transição, de organização de João Freire Filho e A Sociedade em Rede, de Manuel Castells. Como o assunto ainda é recente e não existem muitos autores que abordam o tema foi necessária muita pesquisa em websites. Além disso, para complementar as ideias descritas pelos autores sobre as mudanças na TV, o trabalho analisa os exemplos de emissoras americanas e brasileiras que já se inserem neste ambiente. A transformação do telespectador é analisada a partir de diferentes pontos e a participação do público, especialmente através de redes sociais, é destacada. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-07-14 2017-06-08T21:09:01Z 2023-12-21T03:03:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
COELHO, Tatiana Regadas. Internet e audiência televisiva: a convergência de mídias no contexto da sociedade hiperdigitalizada. 2010. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010. http://hdl.handle.net/11422/2231 |
identifier_str_mv |
COELHO, Tatiana Regadas. Internet e audiência televisiva: a convergência de mídias no contexto da sociedade hiperdigitalizada. 2010. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/2231 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455958170599424 |