O mercado de debêntures brasileiro e as novas “debêntures incentivadas”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Rodrigo Fontenelle Pereira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/503
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a evolução do mercado de debêntures no Brasil, principalmente a partir de 2004, expondo as formas de financiamento que as empresas costumam utilizar e o papel das debêntures nesse financiamento, trazendo ainda as principais características que envolvem a emissão de uma debênture. Em seguida, é apresentada a composição do crédito corporativo no Brasil e a mudança de cenário após a crise de 2008 com o aumento da participação do BNDES e das debêntures no financiamento das empresas. O trabalho procura mostrar as condicionantes que ocorreram em prol dessa nova composição e traz as medidas implementadas pelo governo para incentivar o desenvolvimento do mercado de debêntures, principalmente no que tange a lei Federal 12.431/11 de incentivo a emissão das chamadas “Debêntures Incentivadas”. Por último é analisado o impacto dessas medidas em algumas das emissões realizadas no âmbito da lei 12.431/11, trazendo opiniões do mercado, de especialistas e até o ponto de vista das empresas sobre a eficácia das medidas implementadas.
id UFRJ_0d14f7af49f0f05439d0a1eea93e3055
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/503
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling O mercado de debêntures brasileiro e as novas “debêntures incentivadas”Mercado de crédito corporativoDebênturesDebêntures IncentivadasBanco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Brasil)CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIAEste trabalho tem como objetivo analisar a evolução do mercado de debêntures no Brasil, principalmente a partir de 2004, expondo as formas de financiamento que as empresas costumam utilizar e o papel das debêntures nesse financiamento, trazendo ainda as principais características que envolvem a emissão de uma debênture. Em seguida, é apresentada a composição do crédito corporativo no Brasil e a mudança de cenário após a crise de 2008 com o aumento da participação do BNDES e das debêntures no financiamento das empresas. O trabalho procura mostrar as condicionantes que ocorreram em prol dessa nova composição e traz as medidas implementadas pelo governo para incentivar o desenvolvimento do mercado de debêntures, principalmente no que tange a lei Federal 12.431/11 de incentivo a emissão das chamadas “Debêntures Incentivadas”. Por último é analisado o impacto dessas medidas em algumas das emissões realizadas no âmbito da lei 12.431/11, trazendo opiniões do mercado, de especialistas e até o ponto de vista das empresas sobre a eficácia das medidas implementadas.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de EconomiaUFRJTorres Filho, Ernani Teixeirahttp://lattes.cnpq.br/2816003451176932Matos, Rodrigo Fontenelle Pereira2016-06-17T16:29:43Z2023-12-21T03:04:28Z2014-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/503porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:04:28Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/503Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:04:28Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv O mercado de debêntures brasileiro e as novas “debêntures incentivadas”
title O mercado de debêntures brasileiro e as novas “debêntures incentivadas”
spellingShingle O mercado de debêntures brasileiro e as novas “debêntures incentivadas”
Matos, Rodrigo Fontenelle Pereira
Mercado de crédito corporativo
Debêntures
Debêntures Incentivadas
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Brasil)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
title_short O mercado de debêntures brasileiro e as novas “debêntures incentivadas”
title_full O mercado de debêntures brasileiro e as novas “debêntures incentivadas”
title_fullStr O mercado de debêntures brasileiro e as novas “debêntures incentivadas”
title_full_unstemmed O mercado de debêntures brasileiro e as novas “debêntures incentivadas”
title_sort O mercado de debêntures brasileiro e as novas “debêntures incentivadas”
author Matos, Rodrigo Fontenelle Pereira
author_facet Matos, Rodrigo Fontenelle Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Torres Filho, Ernani Teixeira
http://lattes.cnpq.br/2816003451176932
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Rodrigo Fontenelle Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Mercado de crédito corporativo
Debêntures
Debêntures Incentivadas
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Brasil)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
topic Mercado de crédito corporativo
Debêntures
Debêntures Incentivadas
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Brasil)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
description Este trabalho tem como objetivo analisar a evolução do mercado de debêntures no Brasil, principalmente a partir de 2004, expondo as formas de financiamento que as empresas costumam utilizar e o papel das debêntures nesse financiamento, trazendo ainda as principais características que envolvem a emissão de uma debênture. Em seguida, é apresentada a composição do crédito corporativo no Brasil e a mudança de cenário após a crise de 2008 com o aumento da participação do BNDES e das debêntures no financiamento das empresas. O trabalho procura mostrar as condicionantes que ocorreram em prol dessa nova composição e traz as medidas implementadas pelo governo para incentivar o desenvolvimento do mercado de debêntures, principalmente no que tange a lei Federal 12.431/11 de incentivo a emissão das chamadas “Debêntures Incentivadas”. Por último é analisado o impacto dessas medidas em algumas das emissões realizadas no âmbito da lei 12.431/11, trazendo opiniões do mercado, de especialistas e até o ponto de vista das empresas sobre a eficácia das medidas implementadas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-04
2016-06-17T16:29:43Z
2023-12-21T03:04:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/503
url http://hdl.handle.net/11422/503
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Economia
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Economia
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455953053548544