O programa de tutoria na rede municipal de ensino do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Daianne Bastos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/12489
Resumo: O presente estudo tem como objetivo geral analisar o programa de inserção profissional direcionado ao professor da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro e, de forma especial, a proposta de implementação de um sistema de tutoria anunciada pela gerente do ensino fundamental dessa rede de ensino em pesquisa realizada anteriormente. Para isso, pretende: a) Mapear os programas de tutoria, descritos pela literatura, propostos por diferentes países, destacando aqueles já implementados na América Latina e no Brasil; b) Analisar os normativos que regem a proposta de tutoria da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro; c) Discutir os dados referentes à implementação dessa proposta que foram construídos a partir dos depoimentos das gestoras da Escola Paulo Freire, responsável por esse programa, das diretoras das escolas e das professoras iniciantes da rede. O referencial teórico pautou-se principalmente nas contribuições dos seguintes autores: Huberman (2000); Nóvoa (1999, 2006); Tedesco e Tenti Fanfani (2004); Tardif e Lessard (2005); Marcelo (1999, 2009); Vaillant e Marcelo (2012); Alliaud (2014); Vezub e Alliaud (2012); Vezub (2011); Gatti, Barreto e André (2011). Foram sujeitos dessa investigação 51 professores dos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro, ingressos entre os anos de 2012 a 2015. A coleta de dados se deu através da consulta a documentos oficiais, entrevistas com gestoras da Escola Paulo Freire e diretoras das escolas, questionário e grupos de discussão. Os resultados evidenciaram que nenhum dos/as professores/as ouvidos vivenciaram o programa de tutoria. Na verdade, professores/as e diretoras não tinham conhecimento dessa iniciativa da SME. Vale destacar que embora esse estudo tenha tido por foco uma ação de formação que não foi plenamente implementada, acredito que pode contribuir para o acompanhamento dos professores que ingressam na profissão por meio de ações formativas sistemáticas, intencionais e institucionais. Para isso, é preciso reconhecer a importância do acompanhamento do professor que ingressa na carreira como fator importante na constituição da profissionalidade docente.
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